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O que são temas transversais e quais são eles?

temas contemporâneos transversais

Os temas contemporâneos transversais são voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva do estudantes, segundo definição do Ministério da Educação.

Os temas contemporâneos devem ser trabalhados, de forma transversal no currículo escolar, nas áreas e/ou disciplinasexistentes. Cada escola tem a autonomia de incluir dentro desta proposta do governo outros assuntos que considerarem relevantes para o aprendizado dos estudantes.

Os temas contemporâneos transversais, que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)devem estar presentes no plano de ensino durante toda a educação básica.

Para saber mais sobre a importância da aplicação dos temas transversais na educação e também sobre os temas contemporâneos transversais na educação infantil, continue acompanhando este artigo, pois apresentaremos os principais objetivos desta proposta.

O que são temas contemporâneos transversais?

Temas contemporâneos transversais são os que introduzem questões atuais e relevantes no currículo escolar e que atravessam diversas áreas do conhecimento. Eles são interdisciplinares, ou seja, não estão restritos a uma única disciplina, pois abordam várias áreas, como ciências sociais, ciências naturais, humanidades e outras.

Esses temas conteporâneos refletem os desafios, preocupações e dinâmicas da sociedade moderna e podem incluir tópicos como sustentabilidade ambiental, diversidade cultural, direitos humanos, tecnologia e inovação, entre outros. Esses temas são importantes para promover uma compreensão mais ampla e crítica do mundo contemporâneo e são frequentemente incorporados em currículos educacionais para desenvolver uma visão holística e atualizada dos alunos.

Veja qual é o papel dos temas contemporâneos transversais BNCC na educação

Na década de 1990, os temas transversais eram recomendações de assuntos que deveriam ser abordados nas diversas disciplinas, sem ser uma imposição de conteúdo.

O fato de não serem matérias obrigatórias não minimizava sua importância, mas os potencializava por não serem exclusivos de uma única área do conhecimento, devendo perpassar todas elas. Ou seja, os conhecimentos científicos deveriam ser trabalhados de maneira alinhada à vida social e cidadã dos estudantes.

Essa essência, com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, ganhou força. Os PCNs tinham natureza flexível, ou seja, podiam ser adaptados às realidades de cada sistema de ensino e de cada região.

Ademais, não apresentavam conteúdos e objetivos detalhados por níveis, e efetivaram-se como um marco de referência e objetivos gerais que orientavam a organização do trabalho docente.

Nos anos seguintes, os entes federados passaram a desenvolver documentos curriculares próprios, e os ordenamentos curriculares foram adquirindo características distintas, incluindo os critérios de abordagem dos temas transversaisNesse contexto, ficava a critério de cada escola incluir ou não os temas transversais em suas bases curriculares.

aplicação dos temas transversais BNCC na educação está diretamente relacionada com questões e aprendizados essenciais para a formação integral dos alunos, visando oferecer a todos os estudantes do país uma base sólida.

Aplicação dos temas transversais BNCC no dia a dia dos estudantes

Os temas transversais na educação não estão relacionados a nenhuma disciplina específica, como mencionamos no início. Sendo assim, nãouma forma considerada correta de aplicar esse conceito no dia a dia dos estudantes.

Porém, podemos dizer que esse trabalho acontece por meio de uma parceria entre a família e a escola. Isso ocorre porque vários conceitos e valores propostos pelos temas transversais devem ser repassados para as crianças em casa, antes mesmo do ingresso na Educação Infantil.

Claro que esse é um processo inicial, e somente com o desenvolvimento do aluno e o reforço contínuo desses conceitos é que o jovem conseguirá internalizálos, fazendo parte do seu perfil como cidadão. Essa parceria, porém, deve se estender durante toda a formação do aluno, sendo essencial para que o aprendizado seja significativo.

A escola é o espaço em que os temas transversais BNCC são representados pelos valores repassados pelas famílias, que serão ampliados dentro de um contexto educacional e social, e o papel dos professores e alunos também precisa passar por uma transformação.

O estudante tem como incumbência trabalhar, fazer pesquisas, relatórios e observações. O professor, por sua vez, deve atuar como orientador e conselheiro, utilizando os temas transversais para tratar de problemas sociais atuais, reavivando as potencialidades de cada um e dando aos estudantes o estímulo para ampliarem o olhar sobre diversas questões, sempre com respeito e tolerância às diferenças.

Desenvolvendo alguns dos temas transversais

Ética

Ações promovidas na escola que ajudam o aluno a se colocar no lugar do outro são essenciais para trabalhar com os temas que englobam a área de ética, como respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Compartilhar recursos, espaços e ferramentas no ambiente escolar são meios simples de trazer para a rotina esses assuntos importantes para a formação dos estudantes.

Saúde

Por meio de atividades interdisciplinares é possível trabalhar a importância da saúde, qualidade de vida e bemestar, ajudando os estudantes a internalizarem hábitos de vida que foquem no desenvolvimento saudável.

Meio ambiente

Ensinar os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental faz parte do currículo das instituições de ensino. Mas o trabalho com esse tema transversal deve focar, também, na conscientização dos alunos sobre a preservação dos recursos naturais.

Temas contemporâneos transversais BNCC na Educação Infantil

Temas contemporâneos transversais na educação infantil referem-se a questões relevantes e atuais que são abordadas de forma integrada em diversas áreas do currículo escolar. Esses temas não são limitados a uma disciplina específica, mas são explorados de maneira interdisciplinar, permeando diferentes aspectos do aprendizado das crianças.

Esses temas transversais são essenciais para preparar as crianças para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo atual, desenvolvendo nelas uma visão crítica, reflexiva e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva.

São exemplos de temas contemporâneos transversais na educação infantil:

  • sustentabilidade ambiental;
  • diversidade e inclusão;
  • cidadania e direitos humanos;
  • tecnologia e sociedade digital;
  • saúde e bemestar.​​​​​​​

Tecnologia como aliada dos temas transversais BNCC

Os recursos tecnológicos também podem auxiliar o trabalho com os temas transversais BNCC, pois são importantes para promover a integração entre alunos e educadores. Eles ainda ajudam a levar para a sala de aula assuntos relevantes de uma forma mais leve e próxima da realidade dos estudantes, como alimentação saudável, bullying, uso consciente dos recursos naturais, respeito, tolerância, entre outros.

A criação de fóruns online, por exemplo, é uma ótima forma de debater com os alunos os temas transversais tratados em sala de aula. Esse recurso tecnológico ajuda a estimular a troca de informações, permite a interação entre os envolvidos e fornece um aprendizado mais significativo.

As redes sociais também podem ser utilizadas com foco educacional, ajudando a trabalhar os temas transversais. Com elas é possível aprimorar a comunicação entre os estudantes e educadores, enfatizar a importância da ética nas interações sociais apresentando, inclusive, situações recorrentes no ambiente online que mostram os impactos negativos da falta de respeito nas redes.

Proposta de atividade para abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC

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