Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que são movimentos sociais? Veja Exemplos

sociedade_450x236

Os movimentos sociais surgem no momento em que grupos se organizam com interesses comuns, visando algo. Nos dias atuais, principalmente analisando a sociedade brasileira, é comum associarmos tais movimentos a representantes de grupos excluídos, mas tais agrupamentos vão muito além.

A existência desses movimentos fortalece a democracia, haja vista que com as reivindicações, novos direitos são pleiteados e novas pessoas são inseridas em uma sociedade que por vezes se faz excludente.

Aprender sobre esses grupos e entender suas reivindicações é algo destinado não apenas a estudantes e profissionais da educação, mas a todos que fazem e participam da sociedade.

Por esse motivo, o Educamundo criou o curso Humanidades e Ciências Sociais, que através de um vasto material, visa explicar de forma pormenorizada, cada detalhe da sociedade civil, seus conceitos, sua estrutura e formas de organização.

Mas antes de você iniciar seus estudos, que tal aprender mais sobre o que são os movimentos sociais?

O que são movimentos sociais?

Movimentos sociais são grupos organizados ou espontâneos de indivíduos que se unem para lutar por mudanças na sociedade, sejam elas sociais, políticas ou econômicas. 

Essas mudanças podem incluir questões como direitos civis, meio ambiente, trabalho, gênero, raça, entre outros. 

Os movimentos sociais podem ser liderados por líderes individuais ou por organizações não governamentais (ONGs), e podem utilizar táticas de protesto, negociação, e campanhas de sensibilização para alcançar seus objetivos.

Movimentos sociais no Brasil

O Brasil é um dos países do mundo em que tem uma das democracias mais jovens, e por isso, são poucos grupos que participam ativamente pela reivindicação de direitos. Muitas vezes eles são taxados de forma negativa por uma parcela da sociedade.

Dos grupos existentes na sociedade brasileira que lutam por mudanças, podemos citar os que atuam em áreas como direitos trabalhistas, direitos dos povos indígenas, direitos LGBTQIA+, meio ambiente, moradia, entre outros. 

Um dos exemplos mais conhecidos é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que luta pela reforma agrária e por melhores condições de vida para os trabalhadores rurais. 

Outro exemplo é o Movimento Negro, que luta contra o racismo e pela igualdade racial. 

Também existem movimentos que lutam pelo meio ambiente e que são representados por grupos como o Movimento de Mulheres Camponesas e o Movimento dos Atingidos por Barragens. 

Além desses, existem outros movimentos sociais no Brasil, cada um com suas próprias pautas e objetivos específicos.

Qual a importância dos movimentos sociais?

Mas qual a importância dos movimentos sociais? Vejamos:

  • Representação: Esses movimentos oferecem uma voz e representação para grupos que normalmente são excluídos e que podem não ser ouvidos pela sociedade ou pelo governo.

  • Mudanças sociais: Podem trazer mudanças significativas para a sociedade, como a promoção de políticas públicas mais justas.

  • Participação cidadã: Tais grupos promovem a participação, a promoção e a conscientização da cidadania, ajudando as pessoas a serem mais ativas e engajadas na sociedade.

  • Mudanças políticas: Eles podem influenciar as decisões políticas e pressionar os governos para implementar políticas mais justas e equitativas.

  • Educação: Eles podem oferecer oportunidades de aprendizado, incluindo a educação política, e ajudar as pessoas a serem mais críticas e conscientes sobre questões sociais.

Quais exemplos de movimentos sociais no mundo?

Os movimentos sociais não são uma invenção brasileira e por anos, sua existência e atuação ajudou a construir democracias sólidas ao redor do planeta. Como exemplo, podemos citar vários deles, vejamos:

Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos: que lutou pelos direitos dos negros e outras minorias étnicas e raciais nos anos 60.

Movimento feminista: que luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero.

Movimento LGBTQIA+: Luta pelos direitos das pessoas LGBT e pela aceitação nos grupos.

Movimento pelo Meio Ambiente: Buscam a proteção e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais ao redor do planeta.

Movimento pelos Direitos dos Povos Indígenas: Luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação de suas culturas e terras.

Movimento dos Trabalhadores: Luta pelos direitos trabalhistas e pela justiça econômica.

Movimento dos Sem Teto: Luta pelo direito à moradia e contra a exclusão social.

Movimento dos atingidos por barragens: Luta pelos direitos e a proteção dos atingidos por projetos de barragens.

Como aprender mais sobre movimentos sociais com o Educamundo?

Aqui no Educamundo, disponibilizamos diversos cursos online com certificado opcional em mais de 20 áreas do conhecimento humano para você aprender mais e se qualificar.

Ou seja, fazendo a sua matrícula, você tem acesso a materiais, questões, vídeos e links de cursos completos como Direito Civil, Constitucional, Humanidades, Psicologia, Administração, Saúde e muito mais.

Nossos certificados possuem carga horária de 5 a 420 horas e podem ser utilizados para os mais diversos objetivos profissionais, seja para uma progressão de carreira, seja para utilizar como horas complementares na sua faculdade.

O melhor de tudo isso é que você tem acesso a todos esses benefícios, investindo apenas {preco_matricula} no Pacote Master, por um ano inteiro.

Mais de 1 milhão de alunos já passaram pelo portal e atestaram a qualidade do nosso ensino, qualificando-se para os mais diversos desafios pessoais ou profissionais com conhecimento da mais alta qualidade.

Não deixe para depois, inscreva-se no Educamundo e aproveite!

Agora queremos saber a sua opinião: qual a importância dos movimentos sociais para a construção da sociedade? Escreva nos comentários e até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.