O promotor de vendas é um importante profissional para o crescimento e visibilidade de uma marca. Através de estratégias de marketing de vendas, ele consegue destacar uma marca ou um produto e fazer com que a empresa obtenha melhores resultados.
Não é à toa que o profissional é um dos mais requisitados no mercado de trabalho com vagas abertas em todas as regiões do país.
Quanto à remuneração, segundo o site vagas.com.br, um profissional com qualificação pode ganhar de R$ 1.134,00, a R$ 1.710,00 sendo que o salário médio chega a ser de R$ 1.360,00.
Trata-se de uma excelente oportunidade profissional para quem está iniciando no mercado de trabalho ou para quem está pensando em migrar de carreira.
Seja de uma forma ou de outra, acredito que você tenha algumas dúvidas sobre o tema e por isso criamos esse breve artigo para esclarecê-las.
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O que faz um promotor de vendas?
Um promotor de vendas é o responsável por ir a campo e ajudar a empresa a vender mais através do uso de estratégias de marketing de vendas. Ele oferece produtos aos consumidores, constrói relacionamento do público com a marca, pensa na disposição de mercadorias, oferece degustação, tira dúvidas, revisa o estoque, etc.
Além da atuação direta com as mercadorias, o promotor de vendas fica responsável por cultivar um bom relacionamento com os donos de estabelecimentos para que a marca tenha um lugar de destaque nas prateleiras.
Sem esse profissional, muitos produtos perdem espaço dentro dos estabelecimentos e podem passar despercebidos na vida dos consumidores.
O que faz um promotor de merchandising?
Outra dúvida comum é sobre o que faz um promotor de merchandising. Esse profissional tem as mesmas funções do promotor de vendas. Ele é responsável pela exposição de produtos, apresentação da marca, relacionamento, etc.
O que diferencia é que esse profissional pode atuar tanto para promover produtos, quanto marcas ou lojas, tendo, portanto, um campo de atuação mais amplo.
Qual o perfil de um promotor de merchandising ou vendas?
Para executar as atividades de um promotor de merchandising ou de vendas é preciso ter algumas competências como organização, proatividade, curiosidade, atenção, desenvoltura e conhecimento do produto, o que é mais importante.
Isso porque, no dia a dia de trabalho desse profissional o destaque no produto é a essência do seu trabalho, mas para isso é preciso seguir algumas estratégias, como observar os de maior saída, os lançamentos, os que estão em promoção ou que precisam crescer as vendas, tudo isso alinhado com as estratégias da marca ou da empresa.
Como ser promotor de vendas?
Para se tornar um promotor de vendas, em regra, é necessário apenas o ensino médio completo.
Além disso, o profissional precisa ter as qualificações necessárias e conhecimento na área que pode ser obtido com treinamento através de cursos e bastante estudo.
Já para aqueles que querem se qualificar com um curso de ensino superior, pode optar por estudar um tecnólogo em gestão comercial, administração, publicidade ou marketing.
Quais cursos online posso fazer para atuar como promotor ou promotora de vendas?
Para se tornar um promotor de vendas qualquer pessoa pode buscar qualificação para criar um currículo atrativo e se destacar no mercado de trabalho.
O bom é que com cursos online você pode estudar quando e de onde estiver investindo pouco.
Veja algumas opções que podem ser utilizadas.
Curso online promotor de vendas
Neste curso, você pode aprender mais sobre o que faz o promotor de vendas e estratégias avançadas de trade marketing e merchandising.
Além disso, aprenderá sobre o perfil que o profissional precisa ter, como adquirir certas habilidades, os 4ps do marketing, como dispor um produto e criar uma promoção e muito mais.
Vendas no Atacado
Além de um bom curso de promotor de vendas, o profissional que quer se qualificar e se destacar precisa conhecer técnicas de vendas também para o atacado e por isso criamos este curso voltado exclusivamente a essa vertente.
Com ele o aluno aprenderá sobre a importância da gerência de vendas, sistemas de distribuição e arranjos cooperativos, projeção de vendas, gestão de suprimentos e muito mais.
Curso Online Representante Comercial
Tudo bem que representante comercial e promotor de vendas podem ter atuações diferentes, entretanto, algumas habilidades se cruzam a ambos os cargos e neste curso o profissional aprenderá mais sobre como adquiri-las.
Nele você vai aprender mais sobre as práticas de comércio e vendas, dicas de como fazer um marketing pessoal, noções de conduta ética no trabalho, além de compreender a legislação que regula o trabalho deste profissional.
Tudo isso em um curso online que dispõe de todo o material para você se tornar um profissional pronto para os desafios do mercado de trabalho.
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Torne-se hoje um promotor ou promotora de vendas de sucesso
Agora que você entendeu o que é um promotor de vendas, o que faz um promotor de merchandising e viu como se destacar na profissão, queria te apresentar o Educamundo.
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