Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que faz um podólogo? Descubra quais as áreas de atuação na Podologia

Podologia-Educamundo4-2-1

A Podologia é, basicamente, uma ciência da saúde que analisa e diagnostica patologias nos pés. Agora, você sabe exatamente o que faz um podólogo? Sabe-se que esses profissionais tratam de problemas como unhas encravadas, pés diabéticos, calosidades, etc. Contudo, queremos mostrar como isso é feito dentro de cada uma das áreas de atuação. Confira no post.

O que faz um podólogo? Descubras as áreas de atuação na Podologia

A Resolução Nº 288, do Conselho Federal de Biomedicina, regula a atividade de podólogos em diversas áreas. Destacamos as cinco mais comuns no post abaixo.

Podopediatria: a Podologia para crianças

E o que faz um podólogo de crianças? A Podopediatria assegura o crescimento e o desenvolvimento correto do pé da criança, prevenindo disfunções que possam, inclusive, surgir apenas na vida adulta. Poucos pais sabem, mas durante os três primeiros anos, é sempre indicado que a criança tenha um acompanhamento com um podólogo. Esse é o período que a forma básica dos pés se estabelece e, sem um acompanhamento correto, pode-se causar deformidades.

Você sabe o que é Podologia Infantil?

A Podopediatria é o acompanhamento para análises, diagnósticos e tratamentos de doenças ou alterações estruturais referente aos pés de bebês e crianças até 12 anos.

Um podopediatra pode buscar especialização em um Curso Online de Podologia para conhecer mais da anatomia e biomecânica dos pés infantis.

##lista_curso##

Podogeriatria: cuidado com os pés na terceira idade

No outro extremo temos a Podogeriatria. Essa área de atuação é responsável por cuidar dos pés de adultos com mais de 60 anos. O podólogo especializado em geriatria trata não apenas as agressões físicas no pé do idoso, como ajuda a prevenir limitações funcionais, tão comuns nessa fase da vida.

O pé diabético e as calosidades são os problemas que mais afetam os idosos. Também podemos citar as unhas, que ficam mais grossas e difíceis de cortar. Sem o acompanhamento de um profissional especializado, a qualidade de vida e a saúde do idoso certamente será comprometida.

Podologia geral: o que faz um podólogo clínico?

A Podologia Geral ou Podologia Clínica, trata de patologias de adultos entre 13 e 59 anos. O que faz um podólgo geral inclui, principalmente:

  • Dores nos pés, como nas extremidades ou na planta do pé;
  • Tratamentos para unhas encravadas
  • Maus odores que não saem após lavagem e, principalmente, surgem sem razão aparente;
  • Feridas nos pés que não saram;
  • Calos ou alterações na pele, como o ressecamento;
  • Alteração nas formas dos dedos que dificulte o uso de sapatos.

##lista_vantagens##

Podologia Esportiva: cuidado de pés de atletas

O principal objetivo da Podologia Esportiva é aliviar os atritos comuns nos pés dos atletas durante treinos e competições. No entanto, o trabalho de um podólogo esportivo vai além. Ele analisa e acompanha lesões leves e mais graves evitando danos definitivos e que comprometam o futuro do esportista.

Um podólogo esportivo pode trabalhar diretamente com times ou atletas, mas o mercado mais lucrativo está em clínicas especializadas, abrindo atendimento também para profissionais amadores.

Podologia Laboral: a Podologia dentro das empresas

Cabe ao podólogo laboral identificar, tratar e também prevenir problemas como calos, bolha nos pés, fungos e cansaço ocorridos pelo tempo de trabalho e mau uso de equipamentos de proteção individual.

A Podologia Laboral também pode ser inserida nas empresas para aplicação de massagens e tratamentos de deformidades físicas, principalmente aquelas que surgem pelo uso de saltos em excesso.

Agora que você já sabe o que faz um podólogo, o que acha de conhecer mais sobre biossegurança na Podologia? Leia nosso post sobre esse assunto!

E se você quer se especializar na área, temos um Curso Online de Podologia para você!

Aqui no Educamundo você tem acesso a cursos online com certificado investindo apenas {preco_matricula} por ano. São mais de 1200 cursos online de todas as áreas.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.