Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é saúde coletiva?

saude-coletiva-2

A saúde coletiva é um termo relativamente novo, e por isso, gera algumas dúvidas por aqueles que estão estudando o tema. 

Seu conceito tem natureza multidisciplinar, ou seja, envolve mais de uma área de conhecimento, nesse caso, ciências sociais, ciências médicas e também, ciências biomédicas. 

O principal objetivo da saúde coletiva é estudar como surgem e como são socialmente reproduzidas as doenças, de forma que seja possível criar ferramentas para os serviços de saúde verdadeiramente efetivos. 

Quer saber mais sobre saúde coletiva e tirar suas dúvidas sobre o tema? Continue lendo a seguir e se informe! 

##lista_curso##

Saúde pública x Saúde coletiva 

Uma das principais confusões a respeito da saúde coletiva é acreditar que o termo significa o mesmo que saúde pública. 

Mas atenção, existem muitas similaridades entre os termos saúde pública e saúde coletiva, aliás, não existe saúde pública sem saúde coletiva. 

A saúde pública está correlacionada ao início e fim da doença, o que quer dizer que envolve desde o diagnóstico até o final do tratamento, e esse processo pode ser obtido em qualquer lugar do país, ou seja, refere-se à assistência em saúde em determinado território. 

Por outro lado, a saúde coletiva é uma forma de conhecer a coletividade de uma doença, ou seja, pensando em como a mesma surge e também, como ela é desenvolvida coletivamente. Ao estudar tais aspectos a saúde coletiva cria novos conceitos e novas projeções, servindo como um importante instrumento na tomada de decisão da saúde pública. 

O que é saúde coletiva?

A saúde coletiva aplica conhecimentos diversos para que seja possível organizar os serviços de saúde, que por sua vez, estão inseridos nos sistemas de saúde. 

Dessa forma, essa ciência atua diretamente com fatores condicionantes e também, determinantes do processo de surgimento, desenvolvimento e mitigação de uma doença. 

A saúde coletiva também atua no controle da incidência de doenças, seja através de ações de vigilância ou intervenções. 

É importante ter em mente que a saúde coletiva depende mais de elementos não médicos, como fatores sociais e econômicos. 

A saúde coletiva multidisciplinar 

Lembra que no começo do texto citamos que a saúde coletiva é uma ciência multidisciplinar? Então, muito além de conteúdos médicos, sociais, econômicos e biomédicos, a saúde coletiva atua em áreas, sendo as principais:

  • Vigilância epidemiológica: atua diretamente no estudo da distribuição das doenças, bem como, realiza campanhas e ações que visam driblar os mecanismos de transmissão nas populações; 

  • Gestão dos serviços de saúde: com base em diversas informações quantitativas e qualitativas, atua na elaboração de projetos que visam a melhoria dos serviços de saúde, podendo ser público ou privado; 

  • Promoção da saúde coletiva: atua no desenvolvimento de estratégias que visam favorecer a promoção da saúde em determinado território. 

E não se esqueça que existem diversos tipos de saúde, como a mental, física e ocupacional, por exemplo. Em todas essas divisões, a coletiva se faz fundamental. 

##lista_vantagens##

Aprenda mais sobre Saúde Coletiva com o Educamundo

Quer aprender mais sobre o tema?

Matricule-se agora mesmo no Pacote Master e tenha acesso ao curso online saúde coletiva e a todos os mais de {quantidade de cursos} cursos online com certificado opcional por um ano inteiro investindo apenas R$ {preco_matricula}.

Aprenda mais com cursos online e se qualifique!

Agora eu quero saber: você já sabia o que significava saúde coletiva? Quer seguir essa área? Conte para a gente nos comentários! 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

plugins premium WordPress