Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é letramento matemático?

letramento matemático

O letramento matemático é um conceito importante, porque sua compreensão vai além da mera espera do cálculo e dá um embasamento argumentativo e lógico que atribui sentido à matemática,  aos números,  fórmulas e outros conceitos dessa ciência.

Mas, se você não entende esse conceito ainda não conseguiu compreender, não se preocupe,  nós vamos falar mais detalhadamente a respeito do letramento matemático a seguir a sua importância no ambiente escolar. Acompanhe!

O letramento matemático

Toda criança quando inicia sua jornada escolar é apresentada no mundo da matemática,  pois juntamente com a língua portuguesa essa é uma  das disciplinas base do processo de ensino e aprendizagem escolar.

Ao entender o que é letramento  compreendemos a importância desse processo e tomamos consciência de que apenas alfabetizar a criança não é mais suficiente para prepará-la para interagir na sociedade atual.

E juntamente com o letramento tradicional nos deparamos com outros processos análogos que são necessários à vida na sociedade como o letramento científico.

E o letramento matemático se insere dentro deste  contexto como um processo necessário à formação integral da criança.

Vamos entender melhor a seguir.

Letramento matemático:  afinal, do que se trata?

Assim como na disciplina de língua portuguesa em matemática também ocorre um processo de alfabetização numérica, pois é necessário ensinar a criança os números e o que eles significam.

Assim, a criança é apresentada a universo numérico relacionando quantidades com um carácter simbólico que significa o número que representa aquela quantia.

Esse é o primeiro ponto e  aspecto indispensável para que possa se falar em um  letramento matemático.

Portanto, podemos entender que a alfabetização também é indispensável para o letramento na disciplina de matemática, sendo fundamental,  contudo,  que a criança possa ser inserida em ambos os processos de forma análoga,  para que aquele monte de números que ela aprende e as contas que são feitas entre eles tenham um sentido coerente em sua vida.

O letramento matemático é um processo de ensino-aprendizagem que leva a criança para além da esfera dos cálculos,  embasando as fórmulas de processos matemáticos em argumentos e demonstrando como tudo aquilo se desdobra na realidade empírica ou dela provém.

Assim, a criança ao realizar uma operação matemática vai entender o fundamento teórico prático que embasa todo aquele processo de cálculo.

Uma das principais queixas dos alunos que estudam matemática na escola e não se dão bem com a disciplina é que não consegue entender a utilidade prática daquele conhecimento teórico que estão aprendendo.  fórmulas complexas,  procedimentos de álgebra e outros elementos da Matemática são vistos por muitos alunos como algo abstrato e sem sentido concreto.

Quando a matemática é ensinada a partir de uma perspectiva que considera o letramento matemático, o professor além de alfabetizar a criança ensinando contas e números, mostra  a utilidade daquele cálculo na realidade concreta e faz a relação entre a matemática e o mundo ao redor.

Portanto, podemos entender o processo de letramento matemático como  a aquisição das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos.

Ou seja,  o indivíduo deve ser capaz de aplicar a matemática que aprendeu na escola para situações do seu dia a dia como administrar as próprias finanças,  saber calcular  quanto  deve receber de troco por uma compra em um comércio,  até atividades mais complexas,  como entender a aplicação certas fórmulas Matemáticas e físicas em fenômenos naturais.

Por que o letramento matemático é importante?

Por que possibilita que o aluno faça a ponte entre a realidade concreta e os cálculos matemáticos, mesmo aqueles mais abstratos como álgebra.

O que é o letramento matemático?

É um processo de ensino-aprendizagem que leva os alunos para além dos cálculos passando  desenvolvimento de uma capacidade argumentativa,  embasada em teorias e conceitos filosóficos, e por um entendimento concreto da aplicação das contas e dos números na realidade empírica.

O letramento matemático no dia a dia escolar

A matemática, assim como qualquer outra disciplina escolar, precisa ser ensinada de uma forma que tenha sentido na realidade do aluno em seu dia a dia ou,  caso contrário,  além de não despertar o interesse da criança vai se tornar em um conhecimento inútil que ele vai esquecer assim que não precisar mais fazer uma prova ou um trabalho escolar.

Mas, para que isso seja possível tudo deve partir da formação do professor,  pois antes de tudo é necessário que o docente entenda o que é o letramento matemático e compreenda a sua importância para que possa fazer a sua correta aplicação.

Embora o processo de letramento já seja melhor entendido na disciplina de língua portuguesa, em matemática este conceito ainda é relativamente novo,  o que torna imprescindível que os professores busquem saber sobre ele e entendê-lo.

Assim a criança sairá do espaço escolar preparada para usar a matemática no cotidiano.

Nem todo indivíduo vai se tornar um expert em matemática apenas por ter passado por um processo de letramento matemático,  mas com certeza vai ser capaz de proporcionar soluções simples do dia a dia onde a matemática é necessária,  como, por exemplo,  administrar o orçamento familiar corretamente e calcular juros.

E aquelas crianças que já tiverem um talento e uma predisposição as áreas das ciências exatas vão ser muito mais favorecidas para que sigam este caminho até mesmo profissionalmente se esta for a sua vocação.

Como introduzir a criança no letramento matemático no ensino infantil?

A melhor forma de trabalhar com qualquer processo de letramento, incluindo o matemático, é através de atividades e jogos lúdicos,  pois ensina uma criança de forma divertida fixando o melhor conhecimento e despertando mais interesse em participar do que se  está sendo  proposto.

O letramento matemático:  conhecimentos indispensáveis

A matemática é uma disciplina que é necessária para a vida de qualquer indivíduo, mesmo que a pessoa não seja um professor de matemática ou um matemático, ela vai precisar dos conhecimentos dessa ciência durante  toda sua vida em diferentes atividades.

O professor deve ter um entendimento que ensinar matemática na escola está preparando a criança para a vida em sociedade e não necessariamente para ser um matemático, portanto, o letramento matemático é indispensável para que a criança seja capaz de ir além dos  cálculos.

Capacite-se em Ensino de Matemática na Educação Infantil no Educamundo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é letramento matemático, aproveite para conhecer nosso curso online Ensino de Matemática na Educação Infantil e ficar pro dentro das abordagens da matemática para o letramento matemático.

Faça sua matrícula agora mesmo e adicione esse diferencial em seu currículo. Você investe R$ 79,90 e tem acesso durante um ano inteiro à nossa plataforma e mais de 1.500 cursos, incluindo vários da área, como Matemática para o Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino da Matemática e muitos outros em educação e outros campos do conhecimento.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.