Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Modelagem 3D e o porquê seu uso é importante no cotidiano

Solidworks3-1-2

A modelagem ou arte 3D é uma representação gráfica que busca se aproximar da realidade. Ela utiliza formas tridimensionais que ajudam na pré-visualização de uma ideia antes mesmo desta ganhar uma estrutura física. Isso é útil em diversas áreas, da arquitetura aos games.

Dinossauros, peças automotivas ou mesmo um prédio de 50 andares: tudo isso pode ser projetado usando a tecnologia de modelagem 3D. Mas, afinal, como ela é desenvolvida e que diferença pode fazer no seu cotidiano? Essa é uma pergunta que vamos esclarecer ao longo do post. Então, segue com a gente.

A modelagem 3D ao longo do tempo

Capturar a realidade é algo que o ser humano vem buscando há muitos anos. Isso é feito por meio das pinturas, esculturas e da fotografia. Com a chegada da computação, esse caminho tornou-se ainda mais fácil.

Hoje, a modelagem 3D é um ramo da computação gráfica que trabalha com softwares específicos que são usados para reproduzir texturas, iluminação, cenários e seres vivos.  

##lista_curso##

Perspectiva de plano único: o desenho 2D

Desenhar é uma arte que vem desde a pré-história, época em que apareceram as pinturas rupestres. Ao longo do tempo várias técnicas foram surgindo, mas a maioria delas sempre apresentou o desenho 2D. Ou seja, aquela imagem de perspectiva única, chamada de bidimensional.

Esse formato toma como base a estrutura do papel e, por isso, não apresenta profundidade, o que acaba diminuindo seu nível de realismo.

A limitação de perspectiva gera dificuldades. Por exemplo, é mais difícil ter um entendimento espacial de projetos arquitetônicos ou realizar movimentos em animações, que só conseguem se mover de maneira horizontal e vertical.

Mesmo com os entraves, o desenho 2D continua sendo utilizado, principalmente pela praticidade que oferece. Os desenhos do Pica-pau, Mickey, Pernalonga, entre outros, são feitos nesse formato. 

A chegada da tridimensionalidade

A chegada da computação gráfica começou a expandir as possibilidades de criação, na medida em que passamos a visualizar a tridimensionalidade. Ou seja, agora conseguimos perceber as formas de maneira tátil, quase como se pudéssemos tocá-las.

O início desse processo ocorreu na década de 1960 e teve seu marco quando dois professores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, começaram a desenvolver gráficos dentro dos computadores. Eles eram David Evans e o Dr. Ivan Sutherland.

Com o avanço da tecnologia, novos programas foram criados e eles permitiram ao usuário desenvolver trabalhos modelando objetos com base no mundo real. Além disso, também há a possibilidade de inventar novos cenários.

Jogos modernos, como The Last of Us, animações como Zootopia e filmes como Avatar utilização da tridimensionalidade. Atualmente, isso vem atingindo um nível ainda maior com o uso dos óculos 3D, que trazem essa perspectiva das telas para a realidade.

##lista_vantagens##

Programas ideais para usar nas técnicas de modelagem

Você quer saber qual o melhor programa para colocar em prática suas técnicas de modelagem 3D? Então, confere a lista com alguns dos softwares mais usados no mercado.

  • TinkerCAD;

  • Sketchup;

  • Blender;

  • SolidWorks;

  • AutoCAD;

  • Maya.

Cada um desses programas tem suas vantagens e desvantagens. Aqui no Educamundo nós temos um Curso Online de Solidworks, que é ideal para você que quer trabalhar a tridimensionalidade mais voltada para área mecânica.  

Caso queira se aventurar em outros conteúdos, é possível optar por vários dos mais de 1.200 cursos online aqui do portal. O melhor é que além de abordar assuntos diversos, nossos cursos online com certificado opcional dão a você a oportunidade de comprovar o conhecimento adquirido. 

Então não perca tempo. Conheça todas as categoriais disponíveis e inscreva-se clicando aqui. Até o próximo post.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.