Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Conheça o Ministério Público da União: órgão indispensável ao Estado

Ministerio-publico1-2-1

O Ministério Público da União (MPU) é um dos órgãos mais atuantes e presentes na vida de cada cidadão brasileiro.

O mesmo possui organização e atribuições presentes na lei complementar 75 de 1993 e foi criado para ser a instituição responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Quer conhecer mais sobre essa instituição? Então, continue lendo que explicaremos tudo neste breve texto.

##lista_curso##

O que faz o Ministério Público da União?

O MPU é a instituição responsável pela defesa da ordem jurídica, do patrimônio nacional, social, cultural, do meio ambiente, dos interesses da coletividade, em especial das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso, assim como os interesses individuais e sociais indisponíveis.

Todas essas atribuições fazem parte do rol de atividades, originalmente, direcionadas aos membros do MPU e de suas divisões.

Mas que divisões são essas? Não seria o Ministério Público da União uma instituição responsável por todas essas atribuições?

De fato sim, entretanto o constituinte resolveu dividir essa instituição em ramos distintos para que tratem, de modo específico, dos temas de maior interesse do povo brasileiro.

Tais ramos estão presentes no texto do artigo 128 da Constituição Federal.

Vejamos o que diz esse dispositivo.

O artigo 128 da Constituição Federal

Art. 128. O Ministério Público abrange:

I – o Ministério Público da União, que compreende:

a) o Ministério Público Federal;

b) o Ministério Público do Trabalho;

c) o Ministério Público Militar;

d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

(…)

Como é possível perceber, o MPU consiste em uma estrutura única, mas que se divide em quatro ramos que atuam diretamente na área federal, do trabalho, militar e no Distrito Federal e territórios.

Vale ainda mencionar que o MPU possui autonomia funcional, administrativa e financeira e, para ser membro de qualquer um dos quatro órgãos presentes em sua estrutura, é preciso prestar concurso público para aquele do seu interesse.

- 9k=

O procurador-geral da República

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União e, ao mesmo tempo, do Ministério Público Federal.

Ele é nomeado pelo Presidente da República, dentre os integrantes da carreira que possuam mais de 35 anos.

O que faz o procurador-geral da República?

Dentre as suas atribuições, estão aquelas relacionadas à nomeação dos demais chefes das outras instituições, qual seja o procurador-geral do Trabalho (chefe do MPT), o procurador-geral da Justiça Militar (MPM), além do chefe do MPDFT.

Se você tiver mais interesse em saber tudo o que faz o procurador-geral da República, basta analisar a redação do artigo 25 da LC 75.

##lista_vantagens##

Aprenda mais sobre o Ministério Público com o Educamundo

Quer entender tudo sobre essa instituição e ainda se qualificar com um material de qualidade? O Educamundo tem a solução.

Criamos o Curso Online Ministério Público, com um conteúdo completo que trata dos principais temas relacionados ao assunto.

Inscrevendo-se agora mesmo, você tem acesso a todos os mais de 1.200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro e com um baixo investimento de apenas {preco_matricula}.

Não perca mais tempo, inscreva-se no maior portal de cursos online do país e qualifique-se com um conteúdo de extrema qualidade.

##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.