Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

De 1500 a Brumadinho: conheça a história da mineração

Historia-do-brasil2-1

As recentes tragédias que aconteceram em Mariana e Brumadinho levantaram uma pauta importantíssima para a cultura e economia brasileira: a mineração. 

No artigo de hoje você irá entender o histórico desta atividade, qual o real perigo por trás da mineração e porque ela é fundamental para nosso país. 

Mineração no Brasil e sua importância econômica

A mineração no Brasil executa hoje um forte papel econômico, sendo responsável por milhares de empregos em todo país. Só em Minas Gerais, cerca de 12% do PIB do estado é relacionado ao minério. 

A mineração é importantíssima para nossa sociedade hoje, devido ao uso de metais como ferro, ouro e alumínio para a confecção de carros, produtos eletrônicos, construção civil e muitos outros elementos essenciais da contemporaneidade.

Confira: Automação industrial no Brasil: qual é o cenário e principais desafios

##lista_curso##

Mineração no Brasil Colonial

A mineração no Brasil colonial começou por volta de 1700, com a extração desenfreada do ouro de aluvião, também conhecido como ouro brasileiro. 

A legislação era fraca, incentivando a exploração da terra em grande escala. As técnicas eram rudimentares e a principal mão de obra era majoritariamente escrava. 

Diamantes e pedras preciosas também faziam parte da mineração no Brasil colonial. E o alto potencial de enriquecimento devido a exploração da terra nessa época contribuiu fortemente para que a região centro-oeste ganhasse grande importância econômica.

A mineração do ferro, entretanto, começou apenas no final do século XIX, junto com outros metais, como manganês e alumínio.

Exportação brasileira: principais produtos

O minério de ferro hoje em dia é o segundo produto mais exportado pelo Brasil. Além dele, a nossa base econômica envolve a exportação da soja, do petróleo, da carne bovina e de frango, de aviões, de café, entre outros produtos.

As barragens de minério e o verdadeiro perigo por trás delas

A mineração é um processo longo e complexo. Nem tudo que é extraído da terra é de fato minério. Esses elementos extras são chamados de rejeitos. 

Grande parte desses rejeitos, formados por resíduos sólidos de minério e água, são tóxicos e bastante nocivo para as pessoas e para o meio ambiente. Por isso, por questões de segurança, eles são colocados em um reservatório, também chamado de barragem de minério

Se a barragem é feita de forma correta e a manutenção for frequente, o risco de rompimento é pequeno. O verdadeiro perigo está por trás da negligência das barragens, assim como a falta de pesquisas e aplicações de método de mineração mais eficientes, que evitam barragens tão perigosas. 

Confira também: Arquitetura barroca no Brasil: descubra locais incríveis para visitar

O que aconteceu em Brumadinho

Mas afinal, o que aconteceu em Brumadinho? Bom, em janeiro de 2019, uma das barragens que ficavam próximas a cidade rompeu, provocando um enorme impacto no ecossistema local, além das centenas de vítimas. 

O rompimento causou diversas discussões pelas circunstâncias que possibilitaram a tragédia, como a suposta negligência da mineradora Vale S.A, a falha de sistemas de segurança e a localização da barragem, que ficava próxima a um refeitório da empresa. 

##lista_vantagens##

Aprenda história do Brasil com o Educamundo Cursos Online!

Quer aprender tudo sobre a história do Brasil e descobrir mais sobre nosso passado? Que tal fazer o Curso Online História do Brasil

Cursos online são uma excelente forma de adquirir aprendizado de forma descomplicada e eficiente. 

Aqui no Educamundo oferecemos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional. Basta investir {preco_matricula} anualmente que você tem acesso a todos eles por 12 meses. 

Não perca essa oportunidade! Inscreva-se agora em nosso portal e comece a estudar!

##cadastro_newsletter##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.