Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Microsoft Office: 6 dicas essenciais para melhorar a produtividade

pessoa-utilizando-o-computador-e-fazendo-anotacoes1-1

O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos reconhecida mundialmente pela sua versatilidade e eficiência.

Composta por uma variedade de programas, o Pacote Office se tornou indispensável para estudantes, profissionais e empresas, por causa de aplicativos como o Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

Ao utilizar o Microsoft Office, é possível otimizar tarefas cotidianas, tornando-as mais ágeis e precisas, além de melhorar a comunicação interna e externa e aumentar de forma significativamente a produtividade.

Por isso, vamos explorar as inúmeras vantagens de utilizar o Microsoft Office e compartilhar valiosas dicas para aumentar a produtividade e tirar o máximo proveito dessa poderosa suíte de aplicativos.

Além disso, vamos te contar se há um Pacote Office grátis e o que é o Pacote Office 365. Acompanhe!

6 dicas úteis do Microsoft Office que você precisa conhecer!

Para as dicas, escolhemos os dois aplicativos mais conhecidos do Pacote Office: O Excel e o Word.

pessoa-utilizando-o-computador-e-fazendo-anotacoes

3 dicas sobre o Word

Aqui estão três dicas para melhorar a produtividade ao utilizar o Microsoft Word:

1. Use estilos e formatação pré-definidos

Ao invés de formatar manualmente cada parte do texto, utilize os estilos de título, subtítulo, corpo de texto, entre outros, disponíveis no Word. Essa prática padroniza a formatação do documento e agiliza a criação e edição de conteúdo.

2. Crie e utilize modelos personalizados

Se você costuma criar documentos com a mesma estrutura, como relatórios, propostas ou formulários, crie modelos personalizados no Word. Esses modelos pré-formatados permitem iniciar novos documentos de forma mais rápida e eficiente, economizando tempo e garantindo a consistência na aparência dos seus materiais.

3. Aproveite os recursos de correção e revisão

Utilize os recursos de correção ortográfica e gramatical do Word para evitar erros e melhorar a qualidade do seu texto.

3 dicas sobre o Excel

Sempre há o que melhorar, não é mesmo? Com estas três dicas de Excel você verá sua produtividade ou se sua equipe aumentar consideravelmente:

1. Domine as fórmulas e funções essenciais

Aprender as fórmulas e funções mais comuns do Excel, como SOMA, MÉDIA, PROCV e SE, é fundamental para otimizar cálculos e análises de dados. Com o conhecimento dessas fórmulas, você pode realizar operações complexas de forma rápida e precisa, evitando a necessidade de cálculos manuais repetitivos.

2. Utilize atalhos de teclado

Conhecer e utilizar atalhos de teclado no Excel pode acelerar significativamente suas tarefas. Atalhos como Ctrl+C (copiar), Ctrl+V (colar), Ctrl+Z (desfazer) e Ctrl+Seta (navegação rápida entre células) podem poupar tempo e reduzir a dependência do uso do mouse.

3. Use tabelas dinâmicas e gráficos

Ao trabalhar com grandes conjuntos de dados, aproveite as tabelas dinâmicas para resumir e analisar informações de forma interativa. Elas permitem filtrar, agrupar e visualizar dados de maneira flexível. Além disso, utilize gráficos para apresentar visualmente suas informações, tornando-as mais compreensíveis e impactantes.

Pacote Office e Pacote Office 365: qual a diferença?

Agora precisamos falar sobre o Pacote Office 365. Quando você procura pela suíte de aplicativos do Microsoft Office, você certamente encontra as versões das licenças. Uma dessas versões é do Office 365.

Mas afinal, o que é o Pacote Office 365 e o que tem de diferente? Na prática, o Pacote Office veio recebendo novas nomenclaturas ao longo dos anos.

Era uma forma de diferenciar os pacotes mais simples dos mais completos, assim como as licenças. Agora há somente uma nomenclatura: Microsoft 365, e essa se divide entre opções para uso pessoal (Family ou Personal) e uso profissional, para empresas (Business Basic, Stand, Premiu e Apps para pequenos e médios negócios).

grupo-de-pessoas-reunidas-no-ambiente-de-trabalho

Há um Pacote Office grátis?

Quem não gostaria de ter um Pacote Office grátis, não é mesmo? Facilitaria muito o trabalho de profissionais de diversas áreas.

No entanto, tudo funciona por meio de uma assinatura, que pode ser mensal ou anual, sobretudo porque quando se trata de negócios, as empresas devem ser responsáveis pela aquisição de suas ferramentas de trabalho, faz parte dos custos de manter um negócio funcionando.

Mas espera! A boa notícia é que há sim, em alguns casos, a possibilidade de um Pacote Office grátis. Alunos e educadores de algumas instituições de ensino (elegíveis de acordo com as regras da Microsoft) têm acesso gratuito ao Office 365 Educação, que conta com os seguintes aplicativos:

  • Word;

  • Excel;

  • PowerPoint;

  • OneNote;

  • Teams.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e que nossas dicas te ajudem a melhorar seus processos produtivos. Aproveite e leia nosso próximo artigo sobre o tema: Curso de Pacote Office: conhecimento essencial em qualquer profissão.

 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.