Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Meio Ambiente: Top 10 cursos online para salvar a natureza e o planeta

meio_ambiente-02-1

Vivemos um tempo em que pensar em meio ambiente e sustentabilidade é primordial. O planeta pede socorro e todos precisam colaborar, pois cada ajuda já faz muita diferença. Felizmente, hoje em dia há muitas campanhas, projetos e uma série de dados sobre ações para salvar o que ainda resta da natureza. E, mais do que agir, é preciso entender quais as melhores atividades e como podemos colocá-las em prática. É por isso que todos precisam se informar e se qualificar nessa área para começar logo, seja em termos gerais ou específicos. Os cursos online são ótimos para esse objetivo, com guias e materiais que mostram ideias de forma clara, certificando e levando conhecimento em diversos métodos que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável que todos precisam ficar atentos. 

Para te inspirar a fazer diferença e entender tudo sobre o assunto, selecionamos os 10 cursos online de Meio Ambiente mais acessados no Educamundo. Eles são indicados para dar um upgrade na sua formação, contribuir para acabar com problemas ambientais e fazer do planeta um lugar melhor para se viver. Vamos lá?

Descartes de Resíduos em Laboratórios – Noções Gerais

Alguma vez na vida você já deve ter se perguntado como é feito o descarte do lixo/resíduos produzidos em instituições de saúde e similares, como hospitais e laboratórios. O que muitas vias informativas dizem por aí é que há locais específicos para manter esses materiais, que nunca devem ser jogados no lixo comum para evitar a contaminação. Mas, ainda há pouca divulgação sobre como se desfazer de tudo isso, levando a muitas questões.

Se pessoas que não trabalham nessa área já têm essa dúvida, para quem está no meio torna-se primordial pesquisar e saber como é feito esse processo passo a passo, com conhecimento técnico para que tudo esteja na máxima segurança, desde o manejo até o descarte final. Não é à toa que, dos cursos EAD, o Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios – Noções Gerais é o mais acessado do portal.

Além da definição geral de todos os resíduos, esse conteúdo completo e exclusivo revela as normas, técnicas de segurança, procedimentos e gerenciamento total desses recursos químicos, biológicos e de qualquer tipo. É um guia completo e perfeito tanto para quem estuda/trabalha na área quanto para aqueles que querem entender ou pretendem seguir essa carreira futuramente. Que tal? Depois de fazer esse curso, tudo ficará esclarecido. 

Desenvolvimento Sustentável

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: Mais do que nunca, precisamos alinhar esses dois conceitos. No mundo moderno, uma coisa depende da outra para minimizar e dar fim a tantos impactos ambientais que acabam com a natureza e destroem a vida humana em curto ou longo prazo. Por isso é essencial compreender as vias para se alcançar bons resultados e, mais do que cobrar as autoridades, fazer nossa parte diariamente, mesmo que seja com pequenas ações. Felizmente, muitas pessoas já estão pensando nisso e investindo tanto em cursos online quanto outras ferramentas para se qualificar e ficar por dentro desse assunto. O Curso Online Desenvolvimento Sustentável desponta no segundo lugar de nossa lista, com um material atualizado e dados que revelam a importância em pensarmos na educação ambiental urgentemente.

Não dá para deixar para depois, já passou da hora de agir e garantir um mundo melhor para as próximas gerações. Pensar que cada ação conta e tudo o que fizermos para a preservação do meio ambiente é importante, já é um passo fundamental e consciente. Com discussões e trabalhos sérios, como aqueles feitos frequentemente por ONGs e órgãos – como o Greenpeace – e a criação de projetos sólidos que afetem determinado meio diretamente, já podemos perceber bons e animadores resultados.

- 2Q==

Gestão de Resíduos Sólidos

O que vem à cabeça quando pensamos em sustentabilidade e responsabilidade social? Qual o papel básico de pessoas e empresas em uma gestão ambiental de excelência? Bom, muitas ações simples estão em alta e podem ser otimizadas e democratizadas com o passar o tempo, como o reaproveitamento e reciclagem de materiais. A intenção agora não é produzir, e sim reutilizar diversos objetos que estão em bom estado e podem se tornar funcionais em outros casos.

Uma adversidade, porém, é que não há um trabalho de forte alcance e muitos resíduos são descartados de forma errada, demorando anos para se decompor e, claro, prejudicando o meio ambiente. Os entulhos da construção civil, por exemplo, ainda são um problema sério e que necessitam de maiores estudos e pesquisas para uma reutilização que, além de evitar a produção de mais lixo, ajuda em outros objetivos.

Essa reflexão é válida e entender como está esse processo no Brasil atualmente agrega conhecimento e leva a pensar em maneiras de aperfeiçoar e acabar com essa questão. Para ajudar nessa meta, o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos está disponível para todos aqueles que querem fazer a diferença e até criar um projeto de auxílio como meio progressista para salvar o meio ambiente e mudar a vida das pessoas. O Top 3 da nossa lista de cursos online com certificado, é uma ótima ferramenta de informação que vale a pena conhecer para buscar formação profissional.

Política e Gestão Ambiental – Noções

Se ações ‘’básicas’’, como separar reciclar o lixo em casa e evitar jogar lixo nas ruas já fazem toda a diferença, imagine pensar em projetos completos de meio ambiente e sustentabilidade, para serem colocados em prática em uma empresa e em toda a comunidade em si? Essas atitudes fazem todo o processo valer a pena, e a boa notícia é que eles estão cada vez mais populares, com engajamento de muitas instituições e especialistas (vários casos famosos, inclusive) e que precisam se tornar cada vez mais comuns e inspiradores.

Assim, seguindo vários exemplos, com o entendimento completo da legislação e leis ambientais brasileiras previstas pelo Ministério do Meio Ambiente, normas técnicas, políticas de melhorias e a educação ambiental em si, tudo fica mais claro para transmitir essas informações e colocar a mão na massa para pensar em ações concretas. Melhor que isso, é saber que a especialização pode vir fazendo cursos à distância de forma rápida e eficiente, como o Curso Online Política e Gestão Ambiental – Noções, o quarto do ranking dos cursos online mais acessados na área de meio ambiente. Um manual completo, atualizado, instrutivo e esclarecedor sobre esse assunto que mais do que nunca precisa ser discutido.

Análise de Solos

O uso, recuperação e aproveitamento otimizado dos solos são pautas pertinentes em discussões sobre desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. A terra é fonte de vida e precisa sempre ser avaliada tanto para garantir a fertilidade quanto como base segura em um projeto construtivo. É inerente à nossa vida e algo que devemos cuidar integralmente.

Com esse objetivo, cada vez mais pessoas estão buscando alternativas, como o Curso Online Análise de Solos, quinto da nossa lista, que mostra bem como essa prática é realizada e sua importância não apenas para agrônomos, engenheiros, topógrafos, geólogos e demais especialistas, mas também para qualquer indivíduo que precisa ter noções gerais desse assunto.

São conceitos, aplicações, análises e avaliações que devem ser feitas de modo correto e eficiente tanto para o aproveitamento quanto para a reutilização do solo em demais objetivos, visando sempre a sustentabilidade, uso de melhores materiais, com impactos mínimos e um programa de prevenção de riscos ambientais. É bom saber que há opções de cursos EAD nessa área que esclarecem e mostram dados que só agregam e auxiliam no pensamento consciente.

Agroecologia – Fundamentos Essenciais

Pegando carona no último tópico, a Agroecologia é uma maneira essencial de pensar na reutilização do solo destacando fundamentos estratégicos que mantenham o meio ambiente, os seres vivos e todo o ecossistema em si equilibrados. Sobretudo aqui no Brasil, é preciso começar a promover ações urgentes a respeito, visto que muitos lugares ainda não se modernizaram e contam com métodos antigos que trazem problemas, ainda mais em locais que visam apenas a produção latente de alimentos para comercialização.

O papel dessa atividade, que é detalhado no Curso Online Agroecologia – Fundamentos Essenciais, é justamente levar técnicas sustentáveis à prática, tanto na agricultura familiar quanto para projetos em larga escala de grandes produtores. Com foco na educação ambiental, responsabilidade social e aplicações otimizadas, é possível fazer uma boa gestão e notar muitos benefícios à toda a comunidade e sociedade. São ideias que começam em uma pequena horta até abranger espaços enormes de produção e, assim, favorecem de modo integral. 

##lista_curso##

Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil

Já falamos da Gestão de Resíduos Sólidos e sua importância para diversos setores, com destaque para o ramo construtivo, no qual ainda está um dos maiores problemas quando se pensa nesse assunto. Afinal, mais do que descartar os materiais de forma correta, o que pode ser feito para que eles sejam reciclados? Pode parecer simples, mas não é fácil dar um novo direcionamento para aparatos como sacos de cimento, restos de telhas e concreto, ainda mais quando estão todos misturados em uma caçamba. É um processo muito trabalhoso e que precisa ser feito em etapas, que precisam de aperfeiçoamento.

O fato é que empresários, especialistas da área e demais responsáveis devem estar dispostos a discutir e agir para que seja uma realidade em todas as obras. A qualificação é o primeiro passo, tanto com manuais quanto artigos do gênero e cursos online com certificados, como o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil do Educamundo, o sétimo colocado desse ranking.

Nesse guia, há diversas informações que revelam as melhores práticas de desenvolvimento sustentável e reciclagem nas construções, bem como os procedimentos mais indicados para reaproveitamento do que tratam como ‘’entulho’’. Um profissional que se preocupa com o meio ambiente, seu próprio bem-estar e de todas as pessoas, precisa compreender essa atividade e, mais que isso, ajudar em sua implantação. Quem sabe não serve de inspiração para outros projetos? Essa é a intenção.

Auditoria e Perícia Ambiental – Fundamentos Essenciais

A área ambiental está cada vez mais ascendente e muitas funções surgem visando tanto a criação de campanhas e procedimentos que devem ser inseridos em uma comunidade ou organização, quanto a observação e fiscalização do cumprimento das normas e técnicas dessas ações. Existem profissionais para isso e você também pode ser um deles. Basta ter interesse na área e buscar conhecimento atualizado.

Muitos cursos à distância abordam esse assunto e disponibiliza um material avançado e completo. O Curso Online Auditoria e Perícia Ambiental – Fundamentos Essenciais, número oito da lista, explana os aspectos normativos legais, conceituais, técnicos e metodológicos da auditoria, bem como o desenvolvimento e gerenciamento das leis que devem ser incluídas em qualquer organização ou projeto. Felizmente, a educação ambiental tem alcançado níveis maiores e se tornado muito popular e obrigatória em praticamente todos os lugares. Logo, mais do que uma boa teoria, a prática deve ser constantemente verificada. Melhor ainda é saber que para se tornar um expert nessa área, você pode fazer cursos online com certificado que te dão uma ótima bagagem e te deixam pronto para o mercado de trabalho.

Noções de Direito Ambiental

Mais do que a fiscalização dos cuidados e abordagens a respeito da preservação do meio ambiente em todos os lugares, é preciso denunciar e saber como agir em casos graves, quando há um crime acontecendo e afetando qualquer local, seja em pequeno ou grande impacto. A área de Direito possui a parte ambiental justamente para isso, discutir e orientar sobre essas situações, como a Avaliação de Impacto Ambiental, Responsabilidade Civil e Penal Ambiental, três conceitos essenciais para uma reflexão e luta na preservação do ecossistema.

É primordial esclarecer que todos precisam conhecer leis ambientais básicas e entender o que pode ser feito em situações urgentes e alarmantes, logo, o Curso Online Noções de Direito Ambiental é uma alternativa acessível e pronta para informar sobre tudo que diz respeito a esse contexto tanto para leigos quanto profissionais do ramo. Você não precisa ser especialista para se atualizar, basta ter interesse no tema. O desenvolvimento sustentável é fundamental para a sociedade e qualquer ajuda é bem-vinda para que a legislação se cumpra. Por isso, fazer cursos EAD é uma ótima ideia para você se qualificar de maneira rápida, eficiente, confiável e com muitos ganhos.

##lista_vantagens##

Conhecimentos em Química Orgânica

Chegamos ao último curso no nosso top 10 cursos online de Meio Ambiente para você não perder tempo em ficar antenado, aprender mais sobre os conceitos de sustentabilidade e tudo que é interessante agregar para se tornar uma pessoa mais engajada nesse assunto. A opção que fecha a lista é o Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, uma matéria que é imprescindível para entender diversos aspectos e recursos que nos permeiam dia a dia.

Não pense que Química é ensinada de maneira engessada e só com uma série de fórmulas que precisam ser decoradas. Há uma gama de assuntos incríveis que mostram o quanto essa matéria é inspiradora e essencial, sobretudo quando explica aquilo que não fazemos ideia de como funciona e chega até nós, como as reações orgânicas, por exemplo. E não precisamos nem dizer que Química tem tudo a ver com meio ambiente, não é?

Então, não há desculpas para entender, compreender e transmitir conhecimento com o objetivo de salvar o meio ambiente e colocar o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social em pauta. Isso serve para todos os lugares e com todos que lidamos no cotidiano, seja na escola, na faculdade, no trabalho e, claro, começando sempre dentro de casa. Se a qualificação ajuda a abrir caminhos e novas reflexões, por que não apostar em métodos práticos e rápidos, como os cursos à distância?

Se você se interessou por mais de um curso de nossa lista, vai adorar saber que dá para fazer todos eles investindo em uma única taxa, válida por um ano. Isso mesmo, todos os cursos online com certificado do Educamundo têm essa vantagem incrível e diferenciada. Então, dê um up na sua formação e currículo e se especialize nesses assuntos urgentes e que levam a mudanças concretas. Além do top 10, há muitas opções variadas e acessíveis. Faça sua matrícula e desfrute.

Se tiver alguma dúvida ou quiser opinar, é só deixar um comentário no artigo. Esperamos que tenha gostado. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.