Marketing pessoal é atribuir a própria imagem. Isso se faz por meio de estratégias, como ressaltar os pontos fortes, ser proativo, se tornar uma pessoa necessária, saber liderar e resolver problemas, entre outras. O marketing pessoal deve ressaltar tanto os aspectos visuais (como uma boa apresentação) quanto os comportamentais.
Marketing, divulgação, estratégias de publicidade… o que mais se vê hoje em dia são pessoas atentas a essas tendências para divulgar produtos e serviços nos mais variados canais, no aspecto físico até nos meios digitais. Em meio à competitividade do mercado e a busca incessante pelo destaque, sobretudo para conquistar uma ótima vaga de emprego, por que não apostar em boas ideias para fazer um ótimo marketing pessoal também?
Sim, esse campo está em alta e sempre será tendência, ainda mais nesses tempos de redes sociais, interações, networking, entre outras ferramentas. A melhor proposta é valorizar suas competências e qualidades pessoais e profissionais na conquista de suas metas. Para isso, felizmente, há muitas estratégias que você precisa investir. Muitas especialistas indicam que é necessário que você se informe o máximo possível e siga tendência, com cursos online e outras opções qualitativas que mostram passo a passo como se dar bem para chamar atenção de empresas, pessoas e demais canais.
O Curso Online Marketing Pessoal, do Educamundo, é um desses cursos EAD preparados justamente para esse objetivo, com muitas dicas e recursos essenciais para auxiliar qualquer pessoa a entender o que é marketing pessoal e como fazê-lo. Com base nesse manual e para te dar uma luz a respeito do assunto, preparamos este artigo que vai sanar as principais dúvidas e mostrar por que é interessante apostar em um curso de marketing pessoal para se dar bem em muitos objetivos. Leia o conteúdo, anote as dicas e comece já.
Marketing pessoal: conheça, entenda e invista
O que é marketing pessoal?
Bom, antes de saber o que é marketing pessoal e sua definição exata para começar a colocar em prática, é importante compreender o conceito geral de marketing. Afinal, o que é marketing e por que está sempre em evidência?
Segundo o guru do marketing, Philip Kotter, trata-se de um conjunto de ações para valorizar, quantificar e explorar as melhores características de um produto, para que sejam entregues e transmitidas ao público alvo, entendendo suas necessidades e desejos. Esse processo se vale de muitas estratégias fundamentais para se mostrar, convencer e fidelizar os clientes.
Pense em um produto. Colocá-lo na prateleira de um mercado por si só não causará muito impacto, ao contrário, é mais fácil ficar parado lá do que atrair pessoas interessadas em usá-lo. O ideal é que ele se torne conhecido e adquirido pelo maior número de consumidores possíveis. Para que isso aconteça, claro, é preciso entender o que é marketing e mais que isso, colocar suas estratégias em prática. Destacar qualidades, produzir uma identidade visual chamativa, criar peças publicitárias em vários canais, colocar em pontos estratégicos e outras diversas ações fazem parte desse contexto, para que, assim, as vendas aumentem e os benefícios apareçam (no caso de produtos e serviços, o lucro).
Agora, imagine tudo isso quando se trata de um profissional. Isso é marketing pessoal. Nesse caso, trata-se de construir uma imagem, um relacionamento, um comportamento e uma série de valores que qualifiquem seus pontos positivos e competências, mostrando – sobretudo em níveis de carreira – que você é a melhor pessoa para realizar tal função, ocupar tal cargo, liderar uma equipe, entre os mais diversos objetivos.
O marketing pessoal vale para muitos contextos e, quando destacado, é responsável até por valorizar a autoestima de um indivíduo. De fato, o objetivo torna-se justamente esse: ser visto com suas melhores aptidões, colocar tudo em prática e trabalhar sempre para inovar, buscar excelência e ser Prime (do inglês, primeiro, destaque), seja com a ajuda de cursos ou outras ferramentas interessantes.
Antes de partirmos para o próximo tópico, vale a pena destacar o Curso Online Marketing do Educamundo, é um dos melhores cursos EAD para você entender o que é marketing, como ele é praticado nas empresas, conhecer o planejamento estratégico em si, ter uma visão geral de suas vantagens e contar com um tópico interessantíssimo sobre o marketing pessoal também.
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Por que o marketing pessoal é tão importante?
Fazer um curso de marketing pessoal que tenha ideias e sugestões inteligentes para usar o melhor dessa tendência está entre os objetivos de muitas pessoas, independente de sua área e condições. É preciso ficar claro que não importa sua posição, esse é um conceito que não pode ser deixado de lado, ainda mais agora em que a competitividade no mercado de trabalho está acirrada. Aqui no Brasil, com o desemprego latente e a luta de milhões de pessoas por uma vaga, se dará bem quem pensar em boas estratégias, aquelas que vão além do convencional.
Nas entrevistas de emprego, por exemplo, os gestores observam todos os detalhes. Desde a roupa que você está vestindo até o jeito que você se porta. Esses aspectos também são avaliados, e por mais que você tenha uma qualificação maravilhosa, se a empresa sentir que seu marketing pessoal é péssimo e você não é a pessoa certa para a vaga, seus planos vão por água abaixo.
Um erro comum de muita gente é pensar que somente a capacitação importa. É claro que ela tem seu valor e você nunca deve abrir mão, mas o que fará de você um profissional de destaque, lembrado e até um exemplo para muitas pessoas é um conjunto de ações que se complementam. Você pode ser um expert em administração, mas se não souber agir com outras pessoas, se vestir mal e mostrar desinteresse em se atualizar na profissão, dificilmente receberá crédito em uma grande corporação.
Logo, a ideia é que você prime por cursos e estratégias que abordem os aspectos principais para criar um marketing pessoal de excelência, para que você entenda o que precisa considerar e trabalhar em si mesmo para a conquista de seus planos (conquistar a vaga dos sonhos, crescer na empresa, chamar atenção de um gestor, ser conhecido por profissionais na internet, entre muitos outros).
Por isso, além de investir em um bom curso de marketing pessoal, é bom buscar algumas dicas para começar já a dar um plus total em seus quesitos pessoais e profissionais. Vamos abordar as 10 dicas que são aprofundadas com excelência no Curso Online Marketing Pessoal, um dos cursos online com certificado que apresenta um manual completo, definitivo e eficiente sobre esse conceito tão promissor e necessário.
10 dicas do marketing pessoal de sucesso
Segundo o administrador de empresas Max Gehringer, um dos maiores especialistas da área, um marketing pessoal de sucesso se faz com 10 mandamentos essenciais. São valores que se completam e garantem que qualquer pessoa tenha um ótimo destaque dentro das organizações, por isso, precisam sempre ser aprimorados, considerando materiais atualizados sobre o tema, palestras, workshops e cursos online com certificado. Conheça cada um e sua definição.
Liderança
A liderança é o primeiro dos valores fundamentais para definir o que é marketing pessoal e como usá-lo a seu favor. Ser líder, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas ter uma equipe sob sua alçada e dar ordens de acordo com cada setor e atividades. É uma ocupação que vai muito além disso, e remete mais à formação de opinião e sua influência no ambiente.
Você não precisa ser um gestor renomado para ter espírito de liderança. Basta pensar na organização da empresa, ser humilde, ter empatia, saber delegar tarefas, ter confiança e inteligência para enfrentar desafios e pensar sempre em se qualificar. Ser visto positivamente pelos colegas de trabalho é uma das marcas de um bom líder, que deve estar sempre disposto a fazer a diferença.
Para compreender melhor essa abordagem, uma dica bacana é investir em cursos prime do assunto, como o Curso Online Liderança, um conteúdo interessante e que te deixará impressionado em conhecer tudo o que diz respeito a esse assunto nos tempos atuais.
Confiança
Ser confiante é fundamental em qualquer função e área que você trabalhe. Nesse ponto, não dá para abrir mão de uma visão positivista e focada na resolução de problemas. Lembre-se que, quanto mais você reclama, mais deixará as pessoas desmotivadas e ainda não terá o empenho necessário para acabar com as adversidades.
A confiança faz parte do marketing pessoal porque, além de mostrar que você está disposto e motivado a transmitir as melhores ações para seus colegas, garante que aqueles que sentem dificuldades terão uma ótima visão sobre seu trabalho, como se você fosse um conselheiro e o indivíduo ideal para consultar em vários momentos.
Visão
Uma pessoa visionária, que entende a amplitude e demonstra interesse em se qualificar pode até sugerir mudanças para otimizar o trabalho e motivar as pessoas para que exerçam suas funções com eficiência.
A ideia, nesse caso é nunca se estagnar. Aquele funcionário que só faz o básico, não busca ir além de suas competências e, pior que isso, não se capacita, está fadado ao fracasso, ficando literalmente ''parado'' e atrás daqueles que querem sempre conhecer coisas novas, participar e transformar.
Espírito de Equipe
Individualismo e egoísmo são péssimos e não cabem nas estratégias de marketing pessoal. Já notou que aquelas pessoas mais isoladas, que só reclamam e não buscam interação com o grupo sempre são mal vistas? Enquanto isso, aquela que se prontifica a ajudar – mesmo se não for solicitada -, reconhece o trabalho do outro e está pronta para fazer de seu setor mais eficiente sempre inspira?
Esse é o verdadeiro espírito de equipe, que tem tudo a ver com um ótimo líder (como já tratamos aqui) e é fundamental na gestão de pessoas. Para esse contexto, também temos alguns cursos a distância para indicar, como o Curso Online Gestão de Pessoas, que conta com tópicos essenciais para lidar com a pluralidade em vários ambientes, sobretudo em tempos de crise.
Maturidade
Um indivíduo maduro, que sabe pensar de maneira racional, respeitar as pessoas e propor soluções para os conflitos demonstra segurança e soa até como aquele ''ponto de equilíbrio'' dentro da empresa, preparado para as mais variadas situações.
É importante entender que tudo tem sua hora e a maturidade é primordial para harmonizar o ambiente e evitar que problemas latentes apareçam, tomem conta e prejudiquem o trabalho em si.
Integridade
Já a integridade parte muito do caráter e de como agir frente às oportunidades. Quem é íntegro sempre será honesto consigo mesmo e com as pessoas ao redor, sabendo seu valor e exercendo suas funções sem prejudicar ninguém.
Na maioria dos ambientes corporativos, a ambição é comum em muita gente. É claro que é bom fazer planos e ter metas de crescimento, mas é preciso ter um controle sobre alguns desejos que podem acabar atrapalhando tudo, passando por cima dos outros e ferindo até alguns valores morais. Portanto, mantenha um limite sadio sempre.
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Visibilidade
Já ouviu falar naquele ditado: ''quem não é visto não é lembrado''? Então, a visibilidade entra no marketing pessoal a partir do momento em que você se posiciona, é proativo e se coloca à disposição para aprender, crescer e fazer a diferença.
Sabe aquela pessoa que sabe conversar e se portar frente às situações, vem sempre com uma ideia relevante, reconhece seus erros e tem prudência para lidar com chefes e companheiros? Então, pode ter certeza que ela está fazendo bom uso de seu marketing pessoal.
Empatia
Quem se coloca no lugar do outro e passa a compreender suas dificuldades, condições e lutas, visando compreender mais e julgar menos, sempre será visto como um apoio. Além disso, está relacionado com a empatia o fato de reconhecer o mérito dos outros, saber compartilhar e na cumplicidade entre todos, pensar em boas estratégias e solucionar problemas.
Quer ter uma ideia mais ampla do assunto? Nossa dica é o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa, perfeito para entender o significado da empatia, como se relacionar e lidar com a pluralidade presente em todos os campos. Cursos a distância como esse são perfeitos para que você fique por dentro e possa trabalhar seu marketing pessoal perfeitamente.
Otimismo
Bom, já dissemos que funcionário mal humorado, carrancudo, que só vê o lado ruim das coisas e não faz nada para participar ou mudar algo, não contribui em nada para o ambiente. É aquela velha história, se não for para ajudar, que se mantenha longe, e isso funciona muito bem com quem só enxerga a situação de forma negativa.
Você não precisa ser ''feliz'' sempre e extremamente positivista, como se tudo fosse as mil maravilhas também. A questão, nesse caso, é ter bom senso e enxergar as coisas pelo lado bom, propondo soluções e pensando em estratégias, além de contribuir para que os colegas estejam motivados para esses objetivos também.
Paciência
Autocontrole e paciência dizem muito sobre o tipo de funcionário que você é. Quem é ''estouradinho'' e vive bufando pelos cantos ao receber uma ordem ou executar um trabalho acaba afastando as pessoas. A partir do momento em que a paciência não é valorizada, você começa a ser visto até como um inimigo, aquele que ninguém terá coragem de explanar uma situação ou tirar uma simples dúvida. Imagine, então, um chefe assim? Péssimo, não é.
Sabemos que tem muitas horas em que o estresse toma conta e tudo vem ao mesmo tempo. Nesse ponto, também não precisa aceitar tudo. É preciso respirar fundo, saber se portar e mostrar, respeitosamente, seus pontos de vista, seja com um chefe ou um subordinado.
Bônus: Atente-se a imagem. Não adianta ter bons valores se você não se preocupa com uma boa apresentação corporal. A ideia é vestir-se bem (isso independe de roupas novas e caras), manter a higiene e evitar ser visto como um desleixado.
Bom, esses são os mandamentos do marketing pessoal que, se você for analisar, têm uma ampla relação e enquanto você trabalha um, acaba sendo direcionado a outro. Atingir uma completude não é fácil, mas pequenas mudanças já geram grandes resultados, sobretudo se você conta com boas ferramentas auxiliares. O Curso Online Marketing Pessoal, por exemplo, é perfeito para que você entenda mais sobre esses conceitos e possa coloca-los em prática. Uma dica prime de cursos a distância que deixa muitas pessoas prontas para se tornarem ótimos profissionais no cotidiano.
Dica preciosa: use a internet a seu favor
Bom, não podemos encerrar esse artigo sem falar do poder da internet e das redes sociais. A web é uma grande vitrine para que as pessoas conheçam suas opiniões, trabalhos e tudo mais que se refere a diversos quesitos.
Sabia que muitas empresas usam o Facebook para contratar profissionais? Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Exame, 55% das corporações estadunidenses revelam que consideram a rede social para contratar seus colaboradores. Aqui no Brasil não tem sido muito diferente. Essa é uma tendência crescente e que leva a muitas pessoas a se atentarem no que postam e o que fazem na internet, afinal, estão sendo vistas por milhões de indivíduos.
Mas, quando se trata desse recurso, o Linkedin ainda figura como a principal rede social para fazer um marketing pessoal de excelência, afinal, é próprio para isso. Você pode criar um perfil otimizado, fazer networking, divulgar suas competências, seguir empresas, trocar experiências… Para quem ainda não conhece, vale a pena se cadastrar e testar todas suas funcionalidades.
Assim, mais do que usar esses cenários para lazer, você pode aproveitar para destacar o melhor de você, atraindo seguidores, fazendo novos amigos e até chamando atenção de muitas empresas. Vale muito a pena e une o útil ao agradável.
Não esqueça:
- O que é marketing pessoal e para que serve? É um conjunto de técnicas que ajudam um indivíduo a formar uma boa imagem sobre si. Serve para valorizar-se como profissional, melhorar os relacionamentos de trabalho e tornar-se alguém bem-visto.
- O que é o curso de marketing pessoal? É uma qualificação que ensina as boas práticas e estratégias para melhorar e valorizar a imagem e ser reconhecido na vida profissional.
- Como fazer marketing pessoal:
- Transmitir confiança, fazer com que as pessoas saibam que podem contar com você;
- Apresentar bons resultados no trabalho;
- Ter objetivos claros e saber onde quer chegar;
- Saber trabalhar em equipe e ter bom relacionamento com colegas;
- Treinar a liderança e saber como administrar conflitos.
Seguindo essas dicas gerais, buscando qualificação com cursos online com certificado e se aprimorando sempre, com certeza você conquistará muitos de seus objetivos. Pesquise por cursos prime de marketing pessoal e opções qualitativas que realmente façam a diferença e mostrem ótimos caminhos para seguir.
Por meio dos cursos online do Educamundo, você se capacita em diversas áreas e, além de fortalecer o currículo e seus conhecimentos, ainda pode usar as melhores estratégias para se destacar em qualquer área e função. São mais de 1200 cursos EAD que já qualificaram e certificaram mais de 200 mil alunos.
O investimento de {preco_matricula} é único e válido por um ano, uma vantagem sensacional e exclusiva, sem contar a possibilidade de escolher a carga horária dos cursos online de interesse e a possibilidade de certificação. Para ter tudo isso à disposição, é só se inscrever e começar já.
Agora que você já sabe o que é marketing e todas as nuances do marketing pessoal, diga pra gente o que achou do artigo. Aproveite para compartilhar com os amigos também. Boa sorte e até a próxima.