Marketing humanizado é uma abordagem de comunicação do marketing digital que busca criar conexões com o usuário. É o desenvolvimento de um relacionamento com o cliente ou potencial cliente baseado na empatia.
O conceito de marketing humanizado tem sido uma das ações nas quais as empresas têm investido a fim de estabelecer uma ligação especial com seus clientes. A tentativa é de aproximar cada vez mais a marca de seus consumidores.
Essa tendência se fortalece em um cenário em que cada vez mais os consumidores interagem com inteligência artificial. Talvez seja exatamente por isso.
Apesar de a automação ter resolvido os gargalos em alguns aspectos, como o serviço de atendimento ao consumidor, dentre outros, há algumas ações em marketing humanizado que têm tudo a ganhar ao estreitar os laços com seus clientes.
Nem todo mundo gosta de ser atendido por máquinas — e nem por pessoas com respostas prontas e que parecem robôs!
Mas vamos ao que interessa! Acompanhe nosso artigo!
O marketing humanizado: conexões, relacionamento e fidelização de clientes
O marketing humanizado pode ser considerado como mais uma estratégia do marketing digital, estruturada em três pilares: empatia, emoção e ética.
Assim como o nome sugere, seu objetivo é estabelecer conexões com os usuários e também uma forma de conquistar e garantir a fidelização de clientes.
O marketing humanizado começou ganhar terreno e virar tendência quando se percebeu que os consumidores estão mais exigentes e que eles não querem mais só consumir, também querem ter uma boa experiência quando compram.
Os consumidores querem se aproximar da marca. Querem se sentir parte daquele meio e se sentir especiais e únicos. Veja um exemplo: como você acha que as pessoas se sentem ao receber um e-mail de uma empresa/marca lhe felicitando pelo aniversário? É um exemplo bem simples, mas que consegue transmitir a ideia de humanizar as relações consumidor/marca.
Ao perceber o que as pessoas desejam encontrar em uma empresa, sobretudo em suas experiências online, as marcas passaram a investir nessa nova metodologia de inbound marketing.
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Como faz isso?
Bem, o marketing humanizado acontece no relacionamento com o consumidor ao longo de toda a jornada de compra. Para isso, se deve disponibilizar conteúdo que aborde suas dores e necessidades e, sobretudo, que lhe apresente soluções. Aqui, um dos grandes segredos: a escrita humanizada.
Lembre-se da empatia: coloque-se no lugar do cliente e pense no que você gostaria de ler. O que gostaria que aquele artigo resolvesse? É por aí que se consegue a atenção e confiança do consumidor.
Marketing humanizado é o mesmo que marketing de relacionamento?
Não é a mesma coisa, mas são coisas interligadas. O marketing de relacionamento deve absorver ações do marketing humanizado. Falamos sobre oferecer isso nos conteúdos, no entanto, a humanização deve fazer parte de todas as estratégias e setores da empresa.
Imagine duas situações em um atendimento via SAC — isso é bastante comum, inclusive e certamente já deve ter acontecido com você.
Em um atendimento o atendente segue o script e dá ao cliente uma resposta pronta, padrão, que dá direções, mas que ainda não resolve o problema dele.
Em outra situação, o atendente entende que precisa ir um pouco além e dedica um pouco mais de tempo a explicar e tentar resolver a situação do cliente. Nem sempre consegue resolver, mas, muitas vezes, indica o caminho certo para a solução.
Isso é ter empatia — e isso fideliza clientes.
A humanização no marketing digital
O marketing digital possui várias interfaces. Sendo assim, é preciso criar estratégias para cada segmento.
Em outras palavras, se deve ter uma atenção especial a como são escritos os artigos do blog. É algo mais mecânico e técnico ou dá para dizer que eles realmente conversam com o leitor? Lembra do storytelling, uma das técnicas de redação de posts para blogs? Pois é, é uma excelente forma de humanizar sua marca, por meio de um conteúdo envolvente.
Conte uma história. Inspire as pessoas. Provoque emoções.
Além disso, muitas CTAs chamam o leitor a comentar. Por isso, é preciso estar sempre bem atento e não deixá-lo sem resposta.
O mesmo ocorre nas redes sociais. Nesse caso, aliás, é onde mais ocorre de o usuário interagir. Então vá lá, responda, ofereça soluções e, caso seja algo negativo, não se abale, diga ao usuário que tudo será resolvido da melhor maneira possível.
Nada de respostas marotas ou rudes. Às vezes pode dar vontade de fazer isso, mas lembre-se: é seu trabalho e não é você, você está representando uma marca.
Outro caso é nos terminais de atendimento direto, como chats ou via e-mail. É claro que deve haver padrões para otimizar o tempo de atendimento, mas tente sempre resolver o problema do cliente na primeira ligação/atendimento.
Quanto mais ágil e rápido, mais o cliente fica satisfeito. O que todo mundo quer? Entrar em contato uma vez e resolver o caso. Então tente fazer isso.
Dessa forma, sua empresa terá vários resultados de uma só vez: otimização de tempo, uma vez que aquele foi solucionado; cliente satisfeito e possivelmente fidelizado; e a possibilidade do marketing boca a boca — quando um cliente gosta, ele indica. Pense nisso!
Para finalizar e reforçando: pense em como você gostaria de ser tratado e transforme isso em ações para o seu cliente. O atendimento personalizado é um dos pontos mais fortes do marketing de relacionamento e do humanizado.
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