A proposta de educação em tempo integral em escolas brasileiras não é tão recente. No entanto, a adesão ainda é baixa, por motivos diversos – falta de estrutura física, recursos ainda não alocados para esse fim e profissionais da educação ainda não envolvidos no conceito de escola integral.
O Programa Mais Educação, responsável por essa proposta, tem recebido recursos para que seja implementado nas escolas, a fim de promover melhorias no ensino e diminuir as desigualdades educacionais.
Como forma de os educadores e demais voluntários se prepararem para esse trabalho é indicado que se capacitem – com cursos online, por exemplo – e que aprofundem seus conhecimentos por meio de livros sobre educação integral.
Aliás, temos algumas dicas, tanto em livros quanto em opções para sua capacitação. O Educamundo tem muitos cursos online com certificado que, além de qualificá-lo, também dão ideias sobre temas para as aulas complementares do contraturno escolar.
Que tal conhecer agora as dicas de leitura?
##lista_curso##
Livros sobre educação integral: reforçando o papel da educação na formação do cidadão
Com abordagens amplas e sob uma ótica contemporânea, vários autores se dedicaram ao tema educação integral e ao papel da educação na formação do cidadão. Conheça algumas dessas obras:
Caminhos da Educação Integral no Brasil
O livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil – direito a outros tempos e espaço educativos” é um apanhado das ideias de vários autores consagrados sobre as práticas que direcionaram a educação integral. Organizado por Jaqueline Moll e colaboradores, foi publicado em 2012, pela editora Penso.
Educação Integral no Brasil – Inovações em Processo
De Moacir Gadotti, publicado pela Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, em 2009, este livro direciona o debate às iniciativas relacionadas aos novos espaços na educação em busca de qualidade e melhorias.
Educação integral – uma educação holística para o século XXI
O autor Rafael Yus foi um dos precursores na introdução de temas transversais no currículo escolar. Para ele, a educação do século 21 deve ser integral e abranger as dimensões físicas, mentais, emocionais e espirituais das pessoas. Sua primeira publicação foi em 2002, pela editora Artmed.
Educação Cidadão, Educação Integral – fundamentos e práticas
Os autores Ângela Antunes e Paulo Roberto Padilha trazem neste livro, que é parte de uma série, um dos últimos sonhos de Paulo Freire: a escola cidadã, socialmente justa. O livro foi publicado pela Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, em 2010.
O que é educação cidadã
A educação cidadã é a que garante o direito de aprender, promovendo o diálogo, a participação e a cidadania desde a infância e transcendendo o ambiente educativo. É a educação que enxerga o aluno como um ser social e que se preocupa com sua formação como um todo.
##lista_vantagens##
Conheça os objetivos da educação integral e saiba onde se capacitar
Dentre os objetivos da educação integral estão proporcionar ensino complementar a:
alunos em situação de risco e vulnerabilidade social;
alunos em defasagem, em virtude de série ou idade;
estudantes de séries com maiores índices de evasão.
De forma geral, é diminuir a desigualdade educacional e criar oportunidades a quem não tem acesso a esportes, aulas de idiomas, de artes; dentre outras coisas.
Para se preparar para esses desafios, os professores podem contar com mais de 1.200 opções em cursos online aqui no portal. Investindo apenas {preco_matricula}, você tem acesso ao Pacote Master com todos esses cursos e pode fazer quantos quiser durante um ano.
Faça a sua inscrição agora mesmo e prepare-se para ajudar a criar novos caminhos na educação.