Home / Blog / Idiomas / 8 livros em inglês para treinar o idioma de forma divertida
Livros em inglês Idiomas

8 livros em inglês para treinar o idioma de forma divertida

  • Por: Parceiros
  • 16/06/2021

 

Sabemos que a leitura é uma prática capaz de exercitar a mente humana de diversas maneiras - aprimora a comunicação verbal, agrega vocabulário, introduz novas ideias e apresenta realidades diversas. Mas existe um outro benefício que os livros de ficção podem oferecer e que não deve ser ignorado: quando lemos em uma língua estrangeira, ganhamos mais fluência nela.

Além de trazer para a prática o vocabulário que aprendemos na teoria, a leitura de livros de ficção é um hábito infalível para explorar os menores detalhes de uma língua. Isso acontece porque os livros nos trazem um universo inteiro traduzido em palavras.

Assim, independente dos gêneros literários de sua preferência, os livros em inglês são excelentes ferramentas para aprimorar seus conhecimentos no idioma - não apenas de forma passiva, mas também de modo ativo.

Quer saber como?

  • Praticar a leitura em inglês permite com que você veja a gramática funcionando na prática e familiarize-se com ela;

  • Os livros são excelentes formas de expandir o vocabulário. Você com certeza irá se deparar, durante a leitura, com palavras que não conhece - e seja através de consultas ao dicionário ou apenas atenção no contexto, essas palavras passarão a fazer parte do seu léxico;

  • Ler passagens descritivas, fluxos de consciência e diálogos em inglês farão com que você se familiarize com a maneira pela qual as frases do idioma são formuladas - isso fará com que você se expresse melhor oralmente na língua;

  • Quando você lê, sua mente fica completamente absorta na narrativa. Assim, o idioma começa a parecer natural e torna-se cada vez mais fácil pensar em inglês sem precisar traduzir as palavras na sua cabeça.

Então, se você é adepto à essa prática extremamente vantajosa, não deixe de conferir as sugestões de livros em inglês para iniciantes a seguir.

E caso você nunca tenha tentado ler em inglês na vida e quer saber mais dicas sobre como começar a criar esse hábito, confira o artigo Como ler bem em inglês com 5 dicas simples.

Os livros reunidos neste artigo podem ser facilmente encontrados na internet tanto em sua versão digital quanto em formato audiobook. Combinar as duas versões pode, inclusive, ser um ótimo método para treinar compreensão e pronúncia ao mesmo tempo.

Então, vamos aos livros!

 

1. Girl Meets Boy | Derek Strange

 

A série de livros em inglês da Pearson nomeada "Graded Readers" possui uma grande e variada coleção de títulos para estudantes de inglês de diversos níveis. Assim, as diferentes categorias numeradas apresentam edições de livros em inglês para iniciantes e também alunos mais habituados com o idioma. Entre eles, pode-se encontrar clássicos, biografias, contos de fadas e até mesmo títulos de não-ficção.

O título "Girl Meets Boy" é classificado pela Pearson como nível 1, ou seja, linguagem adequada para iniciantes na língua inglesa.

Além de ser um livro curto, apresenta uma história de amor adolescente bem leve.

My story starts in late July. It was July 21st, I think. It was the first day of our holiday, a hot July day. I stood in the sun and looked at the sea. It was eleven o'clock in the morning. I was on the boat at Portsmouth with my mother and father and my sister, Louise. Seabirds played near our big boat and the small boats near us on the sea.

 

2. The New York Trilogy | Paul Auster

 

 

Esta é uma coletânea composta de três breves contos policiais escritos de modo bastante dinâmico e minimalista. O desenrolar de situações ocorre de forma simples, sem muitos detalhes descritivos, e os personagens em foco são poucos.

Por se tratar de histórias curtas de mistério, a coleção é uma boa opção para estudantes de inglês - a leitura, além de ser fluida e envolvente, conta com uma linguagem acessível.

The old man asked him who he was.

“My name is Peter Stillman,” said Quinn.

“That’s my name,” answered Stillman. “I’m Peter Stillman.”

“I’m the other Peter Stillman,” said Quinn.

“Oh. You mean my son. Yes, that’s possible. You look just like him.”

 

3. Little Robot | Ben Hatke

 

 

Justamente por serem ilustrados, os quadrinhos são boas opções para quem procura livros em inglês para iniciantes.

Nesta história em quadrinhos, uma garotinha encontra um robô no meio de uma floresta. Quando ela aperta um botão e o ativa acidentalmente pela primeira vez, eles se tornam amigos e exploram o mundo juntos.

A história, além de breve, simples e objetiva, contém diversas imagens. Assim, existe um "apoio visual" muito útil para que se possa compreender palavras possivelmente desconhecidas.

 

4. The House on Mango Street | Sandra Cisneros

 

 

Este é outro ótimo título para estudantes que desejam se aventurar a ler em inglês. O livro é bem curto - são, no total, 103 páginas com capítulos breves escritos em forma de diário contados por uma garota de doze anos morando em Chicago.

Apesar de a linguagem usada ser bastante simples, os capítulos são um tanto poéticos e trazem ótimas reflexões.

I looked at my feet in their white socks and ugly round shoes. They seemed far away. They didn't seem to be my feet anymore. And the garden that had been such a good place to play didn't seem mine either.

 

5. Matilda | Roald Dahl

 

 

Este livro é a obra que baseou o filme infantil "Matilda". Ele conta a história de uma menina de 5 anos, criativa e inteligente, que vive junto à sua família ignorante e que não a valoriza.

Incompreendida, ela busca refúgio nos livros.

Esta história, além de ser divertida e muito sensível, é narrada de modo bem acessível. O vocabulário utilizado é simples e de uso cotidiano.

From then on, Matilda would visit the library only once a week in order to take out new books and return the old ones. Her own small bedroom now became her reading-room and there she would sit and read most afternoons, often with a mug of hot chocolate beside her. 

 

6. The Cat in the Hat | Theodore Geisel

 

 

The Cat in the Hat é um livro infantil bastante lúdico. Ele conta a história de dois irmãos e suas aventuras mágicas e absurdas com um gato falante durante um único dia chuvoso.

O livro é muito útil para estudantes que desejam começar a ler em inglês para praticar o idioma. Além de ser consideravelmente curto e ilustrado, ele conta com rimas, repetições de palavras, trocadilhos e personagens muito engraçados.

Justamente por ser escrito de forma rítmica e espaçada, como um poema, é um bom livro para ser lido em voz alta a fim de treinar a pronúncia.

The sun did not shine. It was too wet to play. So we sat in the house. All that cold, cold, wet day.

 

7. Deserts | Janet Hardy-Gould

 

 

A coleção de livros em inglês Oxford Bookworms Library pode ser útil para todos os tipos de leitores justamente por disponibilizar livros dos mais diversos gêneros e para vários níveis de compreensão de inglês. Entre eles, o título "Deserts", classificado como nível de facilidade 1, é uma boa escolha para iniciantes no idioma.

A narrativa é feita através de uma linguagem muito simples e apresenta tópicos interessantes tais como questões ambientais, fatos históricos e cultura.

Look at a desert, and what do you see? Nothing much – just a hot, flat, dry place, with lots of sand, and no animals or people. But look again. There are deserts with mountains, and deserts with snow. There are millions of people – some live in towns, and some move across the desert all the time. There are plants that live for hundreds of years, and animals that can sleep for months under the ground. When you look closely, the desert is a wonderful place, full of exciting things…

 

8. I've Got Your Number | Sophie Kinsella

 

 

Este título não é necessariamente editado para estudantes da língua inglesa - porém pode ser uma ótima opção!

Narrado na primeira pessoa de modo bastante familiar, é uma história ótima para aprender como os nativos realmente falam no dia-a-dia. A linguagem, apesar de não ser estruturada para iniciantes, é simples de ser seguida e a leitura é fluida e divertida.

I've Got Your Number segue a história de uma moça chamada Poppy, que, ao encontrar o celular de um completo estranho, passa a se envolver ativamente em sua vida.

All I can say is, she's the one I think about. All the time. She's the voice I want to hear. She's the face I hope to see.

 Boa leitura!

Os livros em inglês são capazes de abrir as portas para um universo inteiro de fascinações. Uma vez descoberto, ele poderá não somente diverti-lo, mas acompanhá-lo no seu progresso no inglês.

Certamente, criar o hábito de ler em inglês pode parecer difícil no começo. Afinal, não se passa de um texto curto de dez linhas dentro de uma apostila de inglês para um romance inteiro de uma hora para a outra. É por isso que o treino constante é essencial!

Comece com algumas passagens e vá testando sua capacidade de compreensão - não tem problema algum contar com a ajuda de dicionários nessas horas.

Acima de tudo, a leitura deve ser uma fonte de prazer. Por isso, escolha livros em inglês que lhe pareçam interessantes.

A imersão na história é a chave para o seu comprometimento com a aprendizagem!


Autora:

 ​​​​​​​Lilian Simões é diretora e fundadora da Essential Idiomas há 33 anos.

"Dirigir a Essential e acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos e políticas de idiomas me faz ter a certeza de que sim, podemos colaborar cada vez mais com empresas na conquista da comunicação internacional!"

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque