Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Língua estrangeira: importância do inglês instrumental

lingua-estrangeira-2

 

O inglês instrumental, também chamado de ESP – English for Specific Purposes, em tradução livre “Inglês para propósitos específicos”, é bem o que essa denominação diz: tem uma finalidade bem definida.  

O ESP tem como objetivo ensinar como ler e compreender textos em inglês sem que se tenha domínio do idioma.  

Vemos muito sobre ser voltado a textos acadêmicos, mas as técnicas e estratégias de leitura são amplamente utilizadas também para ajudar estudantes em vestibulares e exames como o Enem.  

Professores de inglês têm um papel fundamental para facilitar esse processo. Além disso, há atualmente outras opções em que o aluno pode aprender sozinho, como um curso de inglês instrumental ou de interpretação de textos em inglês. 

No inglês instrumental, a gramática é contextualizada e o vocabulário é geralmente relacionado à área de estudo do aluno. Aliás, isso nos leva a explicação que vem a seguir. Acompanhe! 

Inglês instrumental é a mesma coisa que inglês técnico? 

Por ter o vocabulário relacionado à área do aluno, muitas vezes o ESP é confundido com o inglês técnico. Eles se diferenciam pelo propósito, mas isso não significa que um método não use estratégias do outro.  

O inglês técnico capacita profissionais nas habilidades de leitura, fala e escrita com fluência na área específica. Para isso, utiliza vocabulário e expressões que o profissional usará em seu dia a dia.  

- UydHSwAAAAASUVORK5CYII=

O inglês instrumental no Brasil e no mundo 

O ESP se estabeleceu na área de ensino do idioma como segunda língua nos anos 60. O marco foi o início do ensino de inglês instrumental, em 1962, com a publicação do texto “Some measurable characteristics of moderno scientific prose”, de Charles Barber.  

A partir de então começaram a ser publicados os primeiros livros de inglês instrumental e, é claro, os cursos começaram a surgir em todo o mundo.  

No entanto, o ESP sempre existiu, de maneira informal. Nos impérios na Antiguidade, por exemplo, a língua era usada com o propósito específico de estabelecer relações de dominante e dominado.  

Além disso, também era utilizado para facilitar a comunicação entre os mercadores no século 15. David Bloor, um sociólogo britânico, inclusive citou a existência de um manual do ano 1415, destinado aos mercadores de produtos agrícolas e lãs.  

Esse manual é algo como um curso de inglês para negócios, pois apresentava um vocabulário técnico da área da indústria da lã. 

No Brasil, o inglês instrumental surgiu como uma necessidade das universidades, no final da década de 70.  

Conforme as ciências e a tecnologia se desenvolviam, surgiu a necessidade de mais informações sobre essas áreas. E como isso acontecia (como muito sabemos hoje) de forma muito rápida, não havia tempo hábil para as traduções das bibliografias.  

A então coordenadora do programa de mestrado em Linguística Aplicada da PUC, Antonieta Celani, planejou um projeto em nível nacional, que atendesse a necessidade de professores treinados, de materiais produzidos e de um centro nacional de recursos. 

Foi então que surgiu o CEPRIL – Centro de Pesquisas, Recursos e Informação em Leitura, e a disciplina inglês instrumental foi inserida no currículo da maioria dos cursos de graduação.  

Estratégias de leitura no ESP 

Para trabalhar a habilidade de leitura, há duas técnicas principais no inglês instrumental, conhecidas como skimming e  scanning.  

Essas técnicas de leitura utilizadas pelo inglês instrumental, também são estratégias de leitura, aplicadas para ajudar a traduzir textos mais rapidamente e identificar informações. 

O que é skimming e scanning 

Skimming e scanning são técnicas de leitura que ajudam o leitor a explorar e identificar pontos essenciais para a sua compreensão do texto e retirada das informações que precisa.  

Skimming 

A estratégia de leitura conhecida como “skimming” consiste em uma “olhada” no texto, de forma rápida e superficial. Um dos significados atribuídos ao termo é, inclusive, “passar levemente sobre”.  

A ideia é que com essa “passada de olho”, o leitor explore as informações do texto e tenha uma compreensão geral sobre o tema principal. O skimming também determina se o leitor vai ou não ler o texto de forma mais detalhada.  

É no momento do skimming que a atenção deve se voltar a: 

  • pistas tipográficas, como números, datas, fotografias, gráficos, figuras, cabeçalhos, palavras destacadas etc.; 

  • palavras cognatas; 

  • falsos cognatos; e 

  • tudo que sirva como dica da ideia geral do texto.  

Scanning 

O scanning significa “escaneamento”, ou seja, o leitor faz uma varredura no texto com a finalidade de buscar informações objetivas.  

Este tipo de leitura tem como foco encontrar um significado determinado, uma palavra-chave ou uma informação específica.   

Para que você entenda melhor, é o que acontece quando pesquisamos em um dicionário, por exemplo.  

A opção por esta estratégia depende do objetivo do leitor, se ele sabe exatamente o que procura, é o scanning que vai ajudá-lo.  

Benefícios de fazer um curso de inglês instrumental 

Ao longo do texto já elencamos algumas das principais vantagens do inglês instrumental, mas vamos reforçar. 

1. Você vai precisar para o mestrado 

Ao se candidatar para fazer mestrado, uma das provas que deve fazer é de proficiência em inglês. Nem precisamos dizer o quanto o inglês instrumental vai ajudar, não é mesmo? 

2. Exame de proficiência em língua estrangeira 

Quem vai fazer exame de proficiência em inglês vai precisar de uma habilidade adicional, que o inglês instrumental não ensina: o speaking (falar). No entanto, não significa que o ESP não ajude com as outras habilidades.  

3. Diferencial no mercado de trabalho 

Dependendo da vaga, você precisará ser fluente no idioma. Entretanto, há vagas que apenas exigem que o candidato compreenda textos em inglês. Sendo assim, o inglês instrumental é um grande diferencial.  

Esperamos que tenha gostado do conteúdo.  As dicas de inglês instrumental valem tanto para estudantes de graduação quanto para alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, são de extrema importância para profissionais da Educação, que precisam dominar as técnicas para preparar esses estudantes. 

E agora que tal começar nosso Curso Online Língua Estrangeira? Faça sua matrícula! Por {preco_matricula}, você tem acesso a nossos cursos online com certificado opcional (taxa cobrada à parte e de acordo com a carga horária) por um ano. Pode, inclusive, fazer outros cursos que têm como tema o idioma.  

Comente e compartilhe! 

- UydHSwAAAAASUVORK5CYII=

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.