Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

História da Língua Brasileira de Sinais e importância para o cuidador

Cuidador-da-Crianca-com-Deficiencia2-2

Libras é um conjunto de gestos usados por deficientes auditivos para sua comunicação. É uma língua com estrutura gramatical própria, composta de movimentos com a mão e pontos de articulação, no espaço ou no corpo, onde os sinais são feitos.

Você sabe utilizar a Língua Brasileira de Sinais? Alguma vez já utilizou a Libras — ou tentou — para se comunicar? Essa é a língua oficial das pessoas surdas, no entanto, deveria ser aprendida por todos.

Apesar de ser facultativo o seu aprendizado, há profissionais que devem aprendê-la por causa de seu trabalho. Não somente as profissões óbvias, como a de intérprete de Libras, mas a de educadores e, até mesmo, de pessoas que trabalham com o público em geral, como atendentes.

Aqui no Educamundo, temos o Curso Online Cuidador da Criança com Deficiência, que aporta todos os aspectos importantes para quem tem essa ocupação, inclusive, a aprendizagem de Libras.

Continue sua leitura e conheça mais sobre a Libras, sua obrigatoriedade, história e descubra também as vantagens de nossos cursos online com certificado para sua formação.

##lista_curso##

A obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais

A inclusão social e educacional popularizou a Língua Brasileira de Sinais, principalmente após ter sido estabelecida a Lei 10436/2002, que define como obrigatório ao governo garantir o incentivo ao uso da Libras em instituições públicas.

Essa mesma lei define que é obrigatório o ensino de Libras no ensino médio, nos cursos de graduação e em cursos de formação em Educação Especial.

Este último caso abrange, especificamente, educadores e cuidadores de crianças com deficiência ou altas habilidades. Esses profissionais também podem enriquecer sua formação com cursos online direcionados ao segmento.

A regulamentação da profissão do intérprete de Libras

A profissão de intérprete, a pessoa especializada no trabalho com pessoas surdas, está em franca expansão e devidamente regulamentada  pela Lei 12.319/2010. Vale ressaltar que cuidadores de crianças com deficiência auditiva podem ter essa formação.

A história da Libras

A história da Libras começou com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, em 1856. A partir disso, a Libras começou a ser desenvolvida. Foi uma mescla da língua de sinais francesa com gestos que os deficientes auditivos usavam na época.

Em 1960, a língua dos sinais começou a ser considerada como idioma. Os anos 80 marcaram o início da luta para que se tornasse idioma oficial, o que aconteceu nos primeiros anos do novo milênio.

O alfabeto de Libras

O alfabeto de Libras é uma ferramenta que ajuda a tornar a Língua Brasileira de Sinais acessível a todos que têm interesse em aprender. Além desse instrumento, há o dicionário de Libras e, é claro, cursos de formação na área.

##lista_vantagens##

Capacite-se para cuidador de crianças com deficiência e altas habilidades

Aqui no Educamundo, você vai encontrar, além do curso de cuidador de crianças com deficiência, muitas outras opções para sua capacitação na área.

Temos mais de 1.200 cursos online no Pacote Master, que você pode acessar ao investir {preco_matricula} na taxa de matrícula.

Você terá acesso a todos esses cursos durante um ano inteiro e poderá fazer quantos quiser. Dessa forma, você prepara com excelência para a carreira de cuidador, auxiliar ou qualquer outra função educativa.

Faça sua inscrição agora mesmo e dê um upgrade em sua carreira!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.