Muitos profissionais confundem os conceitos de lídere e chefe. Isso acontece por falta de contato ou porque as responsabilidades são as mesmas. Entretanto, os comportamentos são diferentes.
Enquanto o líder cativa e inspira os seus liderados, o chefe é mais autoritário e gosta de impor ordens aos funcionários.
Ambos têm o papel de desenvolver e motivar pessoas, mas têm os pensamentos e os sentimentos diferentes.
Por causa disso, preparamos este artigo para você entender um pouco mais sobre a liderança altruísta.
Você vai entender as atitudes que diferenciam líderes x chefes. Vamos focar nas funções de um líder de excelência. Além disso, você vai aprender os processos para desenvolver pessoas e algumas dicas para melhorar a comunicação interna.
A explicação sobre a definição dos diferentes líderes x chefes
O chefe forma um time desconexo e desmotivado. Ele transmite medo para os seus funcionários. Os chefes veem os colaboradores como seus subordinados, muitas vezes usam da imposição ou de ameaças para conseguirem os resultados estabelecidos.
Esse tipo de perfil forma uma equipe doente, com dificuldade para criar ou inovar os processos. Geralmente os colaboradores desse time não têm voz e são sobrecarregados com tantas funções.
Dentro disso, o chefe é autoritário, impositivo e tende a querer mandar nas pessoas. Geralmente ele centraliza o poder em suas mãos e não delega as decisões, focando em resultados, lucros e nos processos.
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O que é ser líder?
O líder é estimulador, inspirador e capaz de extrair o máximo do potencial dos seus colaboradores. Alguns nascem com o perfil para liderança, enquanto outros, depois de algum tempo, desenvolvem as aptidões e as habilidades necessárias para liderar pessoas. Dentre as principais características, podemos incluir:
possui iniciativa;
é flexível com os seus colaboradores;
responsabiliza-se pela sua equipe;
é determinado em alcançar os objetivos;
tem garra para perseverar em meios às adversidades;
é dinâmico e capaz de se moldar para várias situações.
Quais são as funções de um líder de sucesso?
As empresas precisam de líderes engajados com a visão estratégica organizacional e que entendam as dificuldades dos seus colaboradores. Veja quais são as outras funções de um líder:
interpretar cenários diferentes;
analisar as ações respeitando as leis vigentes;
atrair parcerias de negócios;
tomar decisões empreendedoras;
inovar os processos;
saber como aplicar e desenvolver o capital humano;
ser um divulgador da cultura organizacional entre os empregados;
influenciar a equipe pelo exemplo;
incentivar a melhoria contínua;
garantir uma comunicação eficiente.
A liderança deve agregar pessoas
As pessoas são os principais ativos dentro das organizações. Elas são capazes de introduzir conhecimento e transformá-lo em soluções dentro das empresas.
Por causa disso, a área de gestão de pessoas deve contribuir com os colaboradores, garantindo que eles sejam desenvolvidos pessoal e profissionalmente. Dessa forma, a organização vai alcançar o máximo de eficiência e eficácia. Para isso, existem seis processos, veja:
provisão: agregar pessoas por meio do recrutamento e seleção de colaboradores;
aplicação: integração do indivíduo à organização (treinamentos para as tarefas a serem realizadas e avaliação de desempenho);
remuneração: salários, benefícios e incentivos ao pessoal;
desenvolvimento: capacitação e treinamento para o crescimento na carreira;
manutenção: ambiente interno, cultura organizacional e segurança;
monitoramento: acompanhar e medir se o comportamento dos indivíduos estão de acordo com o planejamento da empresa.
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Como uma boa comunicação no ambiente de trabalho pode fortalecer os relacionamentos interpessoais
Investir em um diálogo mais dinâmico e flexível é o caminho para um ambiente organizacional mais interativo.
Além disso, a boa comunicação no ambiente de trabalho também propicia que os colaboradores fortaleçam os valores individuais. A fim de facilitar essa interação, confira as nossas dicas para fortalecer a comunicação:
investir em redes intranet;
trabalhar com uma rede social corporativa;
gerenciar o e-mail com ferramentas seguras;
desenvolver uma newsletter periodicamente;
ter um banco de ideias (sem automatizar);
criar cartilhas ou códigos de conduta padrão;
estimular reuniões inovadoras.
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