Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Isolamento vertical ou horizontal: entenda os prós e contras

trio-7

As discussões em torno das estratégias para contenção do coronavírus têm sido um dos temas mais discutidos por especialistas e comentados nas redes sociais e jornais de todo o país. 

Preocupados com o caminhar da economia, muitos acreditam que o melhor a fazer a adotar um isolamento vertical, uma vez que os impactos financeiros podem ser graves se continuarmos no rumo em que estamos. 

Por outro lado há quem defenda que o melhor a fazer é manter o isolamento horizontal, já que o vertical poderia causar um colapso no sistema de saúde e grande aumento no número de mortos.

Diferença entre isolamento vertical e isolamento horizontal

A adoção do isolamento vertical consiste em manter apenas o grupo de risco confinado, no caso os idosos, portadores de comorbidades e de condições imunológicas vulneráveis. 

Já o isolamento horizontal, medida implementada atualmente, trata-se de um conjunto de estratégias mais abrangente. Além o confinamento dos idosos, mantém também jovens e crianças isolados. 

Há ainda o fechamento de escolas, museus, estádios e outros estabelecimentos. 

##lista_vantagens##

Isolamento vertical: o método foi testado em outros países? 

O médico americano David Katz, diretor do Centro de Pesquisa em Prevenção Yale-Griffin e um dos formuladores do método diz que isolar apenas o grupo de risco e manter o restante da população desprotegida fará com que as pessoas desenvolvam anticorpos para combater o vírus antes que ele se instale e se reproduza. Como resultado teríamos o fim da pandemia.

Ele cita também os dados da Coreia do Sul para comprovar a eficácia do método:

"Os dados da Coréia do Sul, onde o rastreamento do coronavírus foi de longe o melhor até o momento, indicam que até 99% dos casos ativos na população em geral são "leves" e não requerem tratamento médico específico.

A pequena porcentagem de casos que exigem esses serviços está altamente concentrada entre as pessoas com 60 anos ou mais, e ainda mais com as pessoas mais velhas" disse ele em um artigo publicado no jornal The New York Times.

Ele diz ainda: “Estou profundamente preocupado que as consequências sociais, econômicas e de saúde pública desse colapso quase total da vida norma sejam duradouras e calamitosas, possivelmente mais graves do que o número direto do vírus.

O desemprego, o empobrecimento e o desespero que provavelmente resultarão serão flagelos de saúde pública de primeira ordem.”

Além da Coreia do Sul, a estratégia foi implementada também na Inglaterra. Nesse caso, porém, a aplicação do isolamento horizontal durou apenas alguns dias, já que um estudo calculou que cerca de 250 mil pessoas poderiam morrer no Reino Unido se medidas mais drásticas não fossem tomadas.

Isolamento vertical e o Brasil

Uma das principais dúvidas relacionadas ao isolamento vertical é como isolar o grupo de risco, por exemplo os idosos. Com a vida voltando ao normal, como manter eles longe dos filhos e netos que estão circulando fora de casa?

Isso é o que diz o médico Valdes Bollela, professor Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto: “A ideia teórica do isolamento vertical é de que você podia deixar os jovens circulando. Eles se infectariam e poderiam ficar imunes. Mas não sabemos como isso funciona com a Covid-19 nem conseguimos garantir o isolamento exclusivo de um grupo específico”.

Além disso, ele também diz que a estratégia funcionou bem Coreia do Sul graças a realização precoce dos testes em massa, algo que não aconteceu no Brasil.

Isolamento horizontal, em quais países ele foi adotado?

Apesar dos prejuízos econômicos decorrente do isolamento horizontal, muitos especialistas e entidades de saúde têm se manifestado a favor da medida. Segundo eles essa é a forma mais eficaz de parar a transmissão do vírus e diminuir a curva do coronavírus. 

O método, que é o mais adotado na maioria dos países, dentre eles França, Inglaterra, Turquia, Espanha e China, tem se mostrado bastante eficaz.

Inclusive, a China é um bom exemplo de como o isolamento horizontal é benéfico para a diminuição de novos casos do Covid-19. 

Sem contar que, decorrente do isolamento horizontal, estudos demonstram um achatamento na curva do Covid-19 também em são Paulo.

Brasil e coronavírus: a posição da Sociedade Brasileira de Infectologia

Sobre as declarações do presidente, que defende o isolamento vertical, a Sociedade Brasileira de Infectologia diz o seguinte:

Concordamos que devemos ter enorme preocupação com o impacto socioeconômico desta pandemia e a preocupação com os empregos e sustento das famílias. Entretanto, do ponto de vista científico epidemiológico, o distanciamento social é fundamental para conter a disseminação do novo coronavírus, quando ele atinge a fase de transmissão comunitária”. 

Além disso, na mesma nota o órgão informa que as medidas de maior ou menor restrição social depende de como a epidemia vai evoluir no país. Também comentaram que “ nas próximas semanas, poderemos ter diferentes medidas para regiões que apresentem fases distantes da sua disseminação”.

##lista_curso##

A nota da Sociedade Brasileira de Infectologia traz à tona um ponto que muitos esquecem em meio a tantas discussões, as peculiaridades de cada país. A Coreia do Sul tem condições completamente diferentes do Brasil, assim como os EUA e o Reino Unido. 

Portanto, devemos sim nos inspirar em países que estão tomando decisões eficazes, mas sempre considerando as nossas próprias características.

Além disso, é também importante ter uma ampla visão do momento presente avaliar o estágio em que se está, o que muitas vezes demanda tempo e paciência.

Como liderar conflitos?

Aliás, ter capacidade de encontrar boas soluções é essencial para um bom líder, seja ele o líder do país, de uma grande multinacional ou de uma pequena empresa.

Se você também concorda que saber liderar conflitos é fundamental nesses casos, não deixe de conferir os cursos online aqui do portal.

Temos vários opções de cursos sobre liderança, como o Curso Online Administrando Conflitos e Liderança. Para estudar basta fazer seu cadastro e aproveitar esses e todos os demais cursos do Pacote Master.

Também disponibilizamos uma série de e-books gratuitos, não deixe de conferir! Comece já a estudar em um portal que é referência em cursos online com certificado.

Aproveite e comente abaixo qual a melhor estratégia para o Brasil, na sua opinião. E, não deixe de compartilhar nosso artigo com seus amigos, esse é um assunto muito importante para o momento atual!

##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.