Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Conheça todas as vantagens de investir em renda fixa

Tesouro-Direto3-1-1

Você já pensou que existem vários benefícios em investir em renda fixa? Essa é uma modalidade ideal para pessoas que buscam segurança financeira. Também é muito procurada por investidores iniciantes, que não dispõem um grande capital livre para apostar no mercado. Então, caso enquadre-se em algum desses casos, que tal descobrir aqui o jeito certo de fazer seu dinheiro render?

No Educamundo, temos diversos cursos online voltados à área financeira. Dentre eles está o Curso Online Tesouro Direito, totalmente dedicado a uma das formas de aplicação mais procuradas dentro da renda fixa. Porém, você também pode apostar em CDB, letra de crédito e, até mesmo, na poupança (apesar de esta não ser a opção ideal).

Mas, antes de qualquer coisa, vamos detalhar quais são as principais vantagens dentro dos investimentos de baixo risco. Boa leitura!

Por que investir em renda fixa?

Quem aplica em renda fixa consegue ter uma previsão mais segura sobre o retorno de capital que conseguirá depois de determinado período. Isso porque a taxa de rentabilidade é definida no momento da aplicação ou, quando varia, é levando em conta fatores específicos que podem ser controlados – o que inclui a taxa Selic e a taxa IPCA.

##lista_curso##

Baixo risco financeiro

Muitas pessoas temem a palavra investimento porque a associam com a bolsa de valores e as altas probabilidades de perder dinheiro. Contudo, renda fixa é sinônimo de baixo risco financeiro.

Afinal de contas, ela oferece maior controle sobre a aplicação financeira, então o perigo de você apostar em algo que é uma “furada” é quase nulo.

Além disso, as transações são feitas por instituições estáveis. Como exemplo, temos o governo federal, com os títulos públicos do Tesouro Direito, e os bancos e as corretoras, com o CDB, o LCA, o LCI etc.

Porém, mesmo que alguma instituição financeira quebre, o dinheiro investido ainda ficará seguro. Isso porque a Fundo Garantidor de Créditos (FGC) transfere a gestão do dinheiro para outro local e tudo continua a funcionar como se nada tivesse ocorrido.

Alta liquidez no retorno de capital investido

Liquidez significa a capacidade de você dispor de um dinheiro facilmente. Porém, quando se trata de investimento, em muitos casos, o seu capital fica retido até que o período definido para a aplicação chegue ao fim. Ou seja, a liquidez não é boa.

Só que em várias opções de renda fixa isso não ocorre. Então, é possível fazer o resgate antecipado sobre o valor aplicado sem perder na rentabilidade. Esse é o caso do Tesouro Selic, uma modalidade do Tesouro Direito.

Fora isso, é possível prever com maior exatidão quanto você terá de retorno de capital investido. Algo que mencionamos anteriormente. Isso ajuda na hora de fazer um planejamento de curto, médio ou longo prazo.

Possibilidade de isenção do imposto de renda

Muitos dos investimentos são taxados pela Receita Federal. Contudo, existem aplicações em renda fixa que possuem isenção do imposto de renda. Isso significa maior lucratividade sobre o capital, o que torna o processo ainda mais atraente para a sociedade. Como exemplo das opções dispensadas dessa obrigação está a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a poupança.

##lista_vantagens##

Como calcular imposto de renda sobre investimento

O cálculo do imposto de renda varia em torno da alíquota de contribuição do mesmo. Nos dias de hoje, a taxa está em 22,5% para aplicações financeiras de até 180 dias e vai reduzindo com o passar do tempo, atingindo 15% depois de 720 dias.

Percebe como investir em renda fixa tem diversas vantagens do ponto de vista financeiro? Aqui citamos apenas algumas delas, mas você pode entender esse assunto com muito mais detalhes em nosso ebook: O mercado de renda fixa: entenda as diferenças entre Tesouro Direto, LCI, LCA, poupança e CDB.

Por isso, baixe agora mesmo este material que foi produzido pela equipe pedagógica aqui do Educamundo, um das maiores plataformas de cursos online com certificado do Brasil.
##banner_landing_page_2725##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.