Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Informática básica, os avanços tecnológicos e seus impactos: veja 5 exemplos

trabalhando-no-codigo

A tecnologia está bombando, não é mesmo? Se você é da turma que vive plugado, sabe bem o quanto a informática tem transformado nosso cotidiano. Profissionais e estudantes de tech, uni-vos! Vamos mergulhar em 5 exemplos surpreendentes de como os avanços tecnológicos têm moldado nosso mundo. Preparados?

programador-de-computador-usando-um-laptop

Da informática básica aos avanços tecnológicos que impactaram na sociedade, educação e trabalho: veja 5 exemplos

Lembra quando informática básica significava apenas aprender a usar o Word ou o Excel? Ah, bons tempos! Mas, como em um piscar de olhos, essa “informática básica” evoluiu e trouxe inovações que mudaram a forma como vivemos.

Dentro e fora das salas de aula, a informática básica de outrora deu espaço a soluções high-tech que impactaram educação, trabalho e sociedade como um todo. Vamos entender melhor?

1. Aulas online e a distância

Quem diria que nossa velha amiga, a informática básica, abriria caminho para as aulas online e à distância, hein? Estudar de pijama nunca foi tão possível (e confortável!).

Além disso, as barreiras geográficas sumiram. Você pode estar em São Paulo e fazer um curso em Harvard, tudo isso sem sair do sofá. Uma revolução, não acha? A informática provando que o conhecimento não tem fronteiras!

2. Computação em nuvem

Já se pegou pensando onde todas as suas fotos, documentos e apps estão armazenados? Pois é, grande parte está flutuando na mágica da “computação em nuvem“.

A computação em nuvem permitiu que a gente acessasse nossos arquivos de qualquer lugar, a qualquer hora. Além de economizar espaço nos dispositivos, ela revolucionou a forma como empresas e estudantes gerenciam seus dados.

3. Trabalho remoto

Lá atrás, guardar arquivos era sinônimo de ter um monte de pendrives ou HDs externos, não é? Mas aí veio a computação em nuvem e mudou o jogo! Agora, seus documentos, fotos e até software podem flutuar na “nuvem”.

Com a computação em nuvem, dizer “esqueci meu trabalho em casa” virou coisa do passado. Afinal, onde quer que estejamos, basta uma conexão e tudo ao alcance de um clique.

4. Aplicativos de mensagens instantâneas

Ah, os aplicativos de mensagens instantâneas! Quem nunca mandou um “e aí, tá on?” ou ficou ansioso esperando os três pontinhos da resposta? Esses apps se tornaram o nosso principal meio de comunicação, seja para um papo com os amigos ou reuniões de trabalho.

E pensar que, há uns anos, a gente dependia de SMS ou e-mails lentos. Agora, em segundos, enviamos áudios, fotos, GIFs e até memes! A tecnologia e a informática transformaram nossa interação e, convenhamos, salvaram muitos de nós do tédio em tempos de isolamento, né?

5. Chatbots e IA

Sabe aquelas conversinhas com atendentes virtuais que a gente inicia com um simples “Oi” e parece que estamos falando com uma pessoa real? Pois bem, esses são os chatbots impulsionados por Inteligência Artificial (IA). Eles chegaram para facilitar (e muito) a nossa vida.

Se antes esperávamos horas na linha de atendimento, hoje esses “robôs falantes” resolvem nossos problemas em minutos. E acredite: muitos deles aprendem com nossas conversas!

Cibersegurança: com os avanços, os perigos

Ah, a cibersegurança! Com toda essa evolução tecnológica, ela veio no pacote como uma necessidade URGENTE. Imagine só, você todo feliz navegando, e do nada, PÁ, alguém tenta invadir seus dados. Não é filme de ficção, é realidade!

A cibersegurança não é só sobre ter um antivírus no PC. Ela envolve uma série de práticas e ferramentas para nos proteger nesse vasto mundo virtual. Assim, enquanto curtimos os avanços da tecnologia, temos que ter um olho no peixe e outro no gato, garantindo que nossa navegação seja segura.

trabalhando-no-codigo

E aí, impressionante como a informática básica moldou (e continua moldando) nosso mundo, né? Mas o mais bacana é que, com toda essa evolução, as oportunidades para se destacar no mercado também aumentaram!

Se você está pensando em dar aquele up na carreira ou apenas quer entender melhor todo esse universo tech, temos uma dica quentinha: não perca nosso próximo artigo Curso básico de informática: qualificação essencial para o mercado de trabalho. Porque, convenhamos, entender de tecnologia deixou de ser diferencial e virou requisito. Bora se qualificar?

 

 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.