Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Saiba mais sobre a importância dos fungos para o ser humano

microbiologia2-1-1

Os fungos fazem parte da vida e rotina da maioria das pessoas. Eles estão presentes em alimentos, medicamentos e no nosso próprio organismo. Sua presença pode ser encontrada em qualquer tipo de ambiente e variam em forma e tamanho. Assim, podemos reconhecer a importância dos fungos na vida das pessoas.

 

Conheça um pouco sobre a importância dos fungos para o ser humano

Os fungos são agrupados em um reino chamado Fungi. Por serem seres heterótrofos não são capazes de produzir o próprio alimento. Assim, dependem de terceiros para sobreviverem.

Outro fato interessante, é que eles são saprófagos, ou seja, podem desmanchar animais e plantas mortas. Dessa forma, eles possibilitam que a matéria orgânica retorne ao ambiente, dando continuidade ao ciclo da vida.

Os benefícios dos fungos são inúmeros na vida das pessoas

Graças aos fungos conseguimos fazer pães e bebidas alcoólicas, por meio do processo de fermentação. Porém, é preciso ter cuidado, pois apesar dos benefícios dos fungos, eles também podem causar bolor em alimentos e mofo em objetos.

Em certas ocasiões, alguns fungos realizam uma associação benéfica com alguns hospedeiros, esse processo é conhecido por mutualismo. Um exemplo disso são os líquens, quando ocorre a associação dos fungos com alguns tipos de algas.

Alguns fungos comestíveis

Os fungos comestíveis mais consumidos são os cogumelos, como o champignon, o shitake e o shimeji, pratos de muitos restaurantes finos e receitas gourmetizadas.

Esses cogumelos possuem um alto valor nutritivo e baixo teor de lipídeos. Para quem procura por uma dieta saudável, eles são uma boa aposta, trazendo benefícios para a saúde, como a elevação do ácido fólico no organismo.

Como já foi falado, com o processo de fermentação temos o pão e as bebidas alcoólicas como a cerveja e o vinho. No pão utilizamos a levedura (fermento), que a partir da fermentação do açúcar fará o pão crescer.

As bebidas também utilizam um processo de fermentação. Para produzir o vinho é fermentada a uva, e a cerveja é feita a partir da cevada.  

O uso dos fungos na medicina

A presença dos fungos na medicina acontece pela sua utilização na fabricação de certos medicamentos, pois podem produzir compostos que conseguem matar algumas bactérias. Esses compostos são usados nos processos de fabricação de antibióticos, como a penicilina, que combate doenças infecciosas por bactérias.

Apesar disso, é importante lembrar que eles são responsáveis por muitas doenças, como as micoses, candidíase e frieiras. Nas plantas, é comum eles causarem ferrugem. Por isso, é sempre importante ter cuidado com esse tipo de organismo.

Como são classificados os fungos?

Os fungos podem ser classificados em três grupos, denominados por taxonômicos. Esses grupos são: os Zigomicetos, os Ascomicetos e os Basidiomiceto.  Ainda existem os fungos imperfeitos, que embora não sejam um filo se constituem em um grupo de fungos.

O que você acha de aprender um pouco mais sobre a importância dos fungos para o ser humano no Curso Online Microbiologia? Além disso, é possível complementar sua carreira nos demais cursos da área da saúde.

Conheça hoje mesmo o Educamundo, portal de cursos online de diversas áreas, para você que adora adquirir novos conhecimentos e melhorar sua colocação no mercado de trabalho.

Com o Pacote Master, por um valor de R$ 79,90 (investimento feito uma vez ao ano), você pode realizar diversos cursos online com certificado opcional e melhorar o seu currículo, além de aprender com qualidade. Venha já fazer a sua inscrição.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.