O mundo está constantemente mudando e todos nós conseguimos perceber isso. Nesses últimos anos, nota-se que o uso de tecnologias está diretamente relacionado à mudança que aconteceu com os saberes. Por isso, os professores da Educação Infantil não podem ficar de fora dessa transformação. É preciso se atualizar, para conseguir trazer para o aluno um processo de construção do conhecimento na Educação Infantil moderno e de acordo com a sua realidade.
Há algum tempo o professor da Educação Infantil não é mais visto apenas como transmissor de conhecimento. Ele é percebido como um orientador, ou seja, o professor tem um papel essencial na vida da criança, pois ele é um estimulador do processo de construção da personalidade infantil, afetando diretamente a formação dos conceitos, valores, atitudes e, até mesmo, habilidades da criança.
Para que você entenda mais sobre esse maravilhoso universo que é a Educação Infantil, o Educamundo criou um curso pensando na sua formação: o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil, para que você entenda como a educação é vista na contemporaneidade em nosso país e de que forma podemos melhorá-la.
Atualmente, a educação não é mais vista como uma preparação para o mercado de trabalho, mas sim como a formação de cidadãos críticos que valorizam o conhecimento. A valorização do conhecimento é um processo que deve ser trabalhado com o aluno o quanto antes, para ele entender que o conhecimento não está apenas dentro de uma apostila, mas sim no nosso cotidiano e também em nossa interpretação e vivência de mundo.
A palavra "conhecimento" tem um sentido abrangente. O conhecimento não envolve apenas as disciplinas que compõem uma grade curricular, tais como Matemática, Artes, Português e todas as outras matérias que temos na escola. O conhecimento está relacionado com tudo aquilo que é necessário ensinar para uma criança, como ela deve se comportar socialmente e de que forma ela pode se expressar.
E, por isso, não devemos associar a palavra "professor" a conteúdos específicos, pois a educação está muito além disso. A criança se espelha no professor, percebendo-o uma fonte de saberes. Por esse motivo, um dos objetivos do educador deve ser buscar um processo de construção do conhecimento em que o aluno faça parte ativamente.
O Educamundo valoriza e sabe a importância do professor da Educação Infantil e, pensando nisso, formulou vários cursos online com certificado para você enriquecer o seu currículo e sua profissão. O melhor de tudo isso é que tudo pode ser feito através do nosso incrível Ambiente Virtual de Aprendizagem, otimizado para Smartphones, Tablets e computadores, para que você estude onde quiser e na hora que quiser.
Além disso, o nosso portal lhe oferece oportunidade de sugerir a criação de novos cursos online que serão avaliados pelo nosso departamento pedagógico e, caso a ideia seja aprovada, você terá acesso a ele sem pagar nada!
Continue lendo nosso texto e saiba como funciona a construção do conhecimento na Educação Infantil e saiba mais sobre nosso curso online.
O professor como mediador no processo de construção do conhecimento na Educação Infantil
Como falamos anteriormente, cabe ao professor buscar maneiras de envolver o aluno no processo de construção do conhecimento para que ele tenha um sentimento de pertencimento e queira fazer parte daquele momento da aprendizagem.
O educador deve ser o mediador entre o conhecimento e o aluno, e não apenas o transmissor. Mas como assim mediador? Compete ao professor propiciar momentos em que o aluno consiga resolver seus problemas de forma independente e adequada. Por exemplo, ao explicar a diferença entre um gato e um cachorro, o professor deve questionar e deixar o aluno pensar quais são as diferenças entre esses animais, ao invés de simplesmente falar, sem permitir que o aluno reflita sobre o assunto.
O Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil tem um conteúdo exclusivo sobre o papel do professor e sobre a importância de um professor mediador para a construção do conhecimento em sala de aula.
O educador deve entender que a construção do conhecimento na Educação Infantil deve envolver o aluno, ou seja, ele deve perceber o aluno como um agente ativo, considerando seus pensamentos, sentimentos e questionamentos.
E, a partir dessas considerações, o professor deve trabalhar o conhecimento dos alunos, explicando-lhes os erros e os acertos para desenvolver o processo de aprendizagem da criança.
Devemos ter em mente que o processo de construção do conhecimento está presente no convivência com a criança. Por exemplo, se ela tem um professor delicado e atencioso, sua tendência é perceber isso de forma positiva e reproduzir tal comportamento nas suas relações.
Existem vários modos de o professor se aproximar do aluno, e uma forma interessante de se fazer isso é incentivar a socialização com outras crianças, como, por exemplo, dançar e ouvir uma boa música. Um dos nossos cursos a distância explicita a importância da música no desenvolvimento infantil, o Curso Online Música na Educação Infantil.
A mesma ideia pode ser empregada para a alimentação, por exemplo. É muito mais valioso para a criança ver o pai, mãe ou professor comendo de uma forma saudável do que ouvir um “comer vegetais faz bem para você”. A criança sempre se baseará em exemplos dados pelos seus modelos É importante ressaltar o valor que um bom professor tem em toda a construção do conhecimento, pois, através dele, a criança entenderá sua postura e qual deverá adotar em suas relações.
A criança tem o direito de saber que os vegetais fazem bem à saúde. É importante para a educação, inclusive, que ela saiba quais vegetais trazem benefícios ao corpo. A construção do conhecimento da criança não deve ser baseada apenas em exemplos práticos. Mas é essencial que o professor, além da teoria, mostre, na prática, como funciona aquilo que ele orienta.
Quando se fala em alimentação, é necessário prestar muita atenção no exemplo, afinal, através da alimentação a criança pode começar a desenvolver os primeiros problemas de saúde, como o excesso de peso.
Atualmente, a obesidade está se tornando, cada vez mais, um problema maior no Brasil. Se você quiser saber mais sobre esse tema, nosso portal oferece um curso online sobre a Obesidade Infantil.
Práticas pedagógicas para a construção do conhecimento na Educação Infantil
A construção do conhecimento está ligada a vários fatores, mas isso não quer dizer que ela seja algo impossível de se realizar. O processo de construção pode ocorrer de várias formas, afinal, cada criança é um ser com pensamentos e ideias diferenciadas. Porém, algumas práticas pedagógicas mostram um bom resultado quando se trata de desenvolvimento infantil.
Sabemos que a Educação Infantil pode ser desafiadora e, por esse motivo, criamos cursos online com certificado para você aprender mais sobre essa área fantástica. Para valorizar o seu currículo, faça os nossos cursos a distância.
Essas práticas pedagógicas são apenas sugestões para que o professor consiga mediar a construção do conhecimento em sala de aula de forma mais efetiva. O bom rendimento de uma aula não depende apenas de uma boa atividade planejada. Ele depende também do relacionamento que o professor estabelece com os alunos.
O professor deve ser um profissional ativo, sempre buscando melhorias e novidades que podem agregar valor à sua prática, o que pode ser feito através de cursos online com qualidade. O Educamundo oferece um curso de Prática Pedagógica, para que o professor consiga entender a complexa relação entre seu trabalho e a sociedade.
O nosso portal também oferece o curso online de Informática Educativa, que busca explicar de que forma as novas tecnologias podem ser agregadas ao processo de construção do conhecimento e como elas podem trazer benefícios para a criança.
Como já falamos anteriormente, o uso de certas práticas pedagógicas pode facilitar a construção do conhecimento em sala de aula. Vamos tratar de cada uma de forma clara e precisa a seguir e, se você quiser saber mais, o nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil oferece todos os detalhes sobre as práticas pedagógicas sugeridas.
Ludicidade na construção do conhecimento infantil
As brincadeiras e os jogos são ótimas opções para que ocorra uma produção do conhecimento de forma divertida e contextualizada no mundo infantil. As atividades lúdicas, se forem trabalhadas de forma correta, possibilitam o desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social. E tudo isso de uma forma leve e descontraída.
As atividades lúdicas estimulam a imaginação e podem proporcionar transformações na forma que a criança se relaciona com os amigos. É através dela que o aluno começa a entender quais são suas necessidades, desejos e paixões e adaptar sua brincadeira para essa realidade.
De acordo com o Ministério da Educação, a brincadeira é a cultura da infância, pois é através dela que a criança se relaciona, interage e se transforma. O brincar é um momento significativo na construção do conhecimento, pois é através da brincadeira que a criança consegue se expressar, seja através de desenhos, atitudes ou até palavras.
O Educamundo já foi aprovado por mais de 120 mil alunos e estamos esperando por você, para crescer e aprender mais através dos nossos cursos online com certificado.
O uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem
Atualmente, os brinquedos e jogos estão muito presentes dentro de uma sala de aula e devem, sim, ser usados para a construção do conhecimento na Educação Infantil, desde que sejam inseridos em atividades que estimulem o raciocínio e a interação social. Devemos ter em mente que as atividades lúdicas devem ser utilizadas e, para isso, é necessário que todo o espaço da escola seja um ambiente lúdico, para que a criança consiga se sentir bem, livre e estimulada a aprender.
Jogos de ficção ou faz de conta
Os jogos de faz de conta são muito interessantes para a construção do conhecimento da criança, pois por meio dele as crianças criam possibilidades de se sentirem inseridas no mundo adulto, realizando seus desejos e utilizando sua imaginação para fazer sua realidade se encaixar na sua idealização.
O interessante é observar como a criança pode variar de papel em cada brincadeira. Isso faz com que com que ela se desenvolva cognitivamente e utilize sua criatividade para se representar em certo papel. Mas o desenvolvimento vai muito além do cognitivo. Através do faz de conta, a criança pode começar a enfrentar e a controlar seus medos e suas ansiedades.
Além disso, a brincadeira acontece, normalmente, com mais de uma criança, o que faz com que ela tenha que se expressar para conseguir explicar aos amigos o que ela quer fazer, quem ela quer ser e de que forma quer brincar, o que é muito positivo para o seu desenvolvimento social e emocional.
Jogos de motricidade
Os jogos de motricidade, assim como o nome já indica, é focado no desenvolvimento motor da criança. A motricidade da criança se desenvolve de forma natural durante toda a infância. A motricidade ampla é desenvolvida toda vez que a criança corre, pula ou se equilibra. Já a motricidade fina é desenvolvida ao amarrar os cadarços ou pegar um objeto, por exemplo. Porém, é possível fazer algumas atividades para incentivar e impulsionar o desenvolvimento da motricidade, inclusive com materiais comuns.
Se você ainda tem dúvidas sobre a motricidade ampla e a fina, que tal fazer nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil? Nosso portal é conhecido nacionalmente por ofertar cursos a distância com qualidade e com um baixo investimento.
Atividades como correr sem bater em barreiras ou tropeçar, correr apenas em linha reta, saltar desviando dos objetos, caminhar nas pontas do pé, se equilibrar em apenas um pé e correr livremente são atividades muito positivas para o desenvolvimento motriz amplo.
Já atividades como jogar uma bola em certo local, jogar a bola para o amigo e deixá-la quicar duas vezes, utilizar a tesoura, brincar de massinha, e tudo o que envolva movimentos mais cuidadosos, são grandes potencializadores no desenvolvimento motriz fino.
Brincadeira livre
A brincadeira livre normalmente é utilizada apenas como forma de diversão da criança, sem que o professor entenda o valor por trás dessa prática, o que não deveria acontecer. Esse tipo de brincadeira tem um grande valor para o desenvolvimento da criança, pois ela não se constitui penas em uma forma de entretenimento, mas também uma prática pedagógica. A brincadeira livre é aquela que não tem a mediação dos pais ou dos professores, deixando o aluno livre para criar e direcionar a brincadeira do jeito que ele quiser. Ou seja, a autonomia da criança está sendo estimulada, fazendo seu desenvolvimento ocorrer integralmente.
É necessário pensar no momento de brincar como o momento no qual a criança consegue conduzir seu interesse e seu tempo do jeito que deseja, sem que lhe seja dito o que é preciso fazer> Isso proporciona um ambiente propício para a criação, sentimento e pensamento.
Também devemos pensar que, atualmente, muitas crianças não têm oportunidade de brincar no seu cotidiano, pois passam a maior parte do tempo na escola e, em casa, apenas comem e dormem. É essencial oportunizar a brincadeira para que a criança consiga se desenvolver de forma autônoma.
Brincadeira com objetos não estruturados
As brincadeiras com objetos não estruturados podem trazer grandes resultados na construção do conhecimento em sala de aula. São considerados objetos não estruturados tudo o que tem uma forma simples e é facilmente encontrado na natureza, que não tenha uma intenção de ser brinquedo, como um cano, um pote, uma forminha de silicone, tampa, terra, sucatas e tudo mais que se encontra no nosso dia a dia.
Esse objetos são importantes na hora da brincadeira, pois eles proporcionam um mundo de imaginação e criatividade para as crianças, ou seja, elas têm a capacidade de ressignificar e transformar objetos do nosso cotidiano em algo divertido. Por exemplo, uma garrafinha pode se tornar um telefone, uma boneca ou até mesmo um carro.
O brinquedo não estruturado permite que a criança construa a brincadeira do zero, sendo necessário que ela tenha organização, planejamento, criatividade, atenção e capacidades físicas e mentais.
A literatura na Educação Infantil
A literatura para crianças está cada vez mais ganhando destaque dentro da educação, além de ser fundamental para a formação do hábito de leitura no futuro. Afinal, a relação que a criança mantém com os livros influenciará o seu hábito de leitura.
Os livros têm um grande papel na hora de incentivar a imaginação das crianças. Além disso, a partir da leitura, uma ótima aliada no processo de construção cognitivo, a criança ampliará sua linguagem.
A leitura, em geral, nos faz pensar, criar, experimentar novos mundo e novas possibilidades, ou seja, nos faz sair da nossa realidade para viajarmos em um universo novo e desconhecido, nos fazendo experimentar novas emoções, sensações e sentimentos. Isso é essencial para a criança e deve ser valorizado.
A leitura é positiva até para crianças não alfabetizadas. Ela e uma atividade divertida e pode ser trabalhada em roda. Se você quer saber mais sobre como contar histórias e como essa prática é importante para a Educação Infantil, o Educamundo oferece o curso online de Contadores de Histórias. Nele são oferecidas a formação necessária e as dicas para tornar esse momento ainda mais especial.
Existem várias maneiras de trabalhar com atividades lúdicas e de ajudar o desenvolvimento integral da criança. Não seria incrível um universo em que pudéssemos aprender brincando e nos divertindo? A Educação Infantil tem o papel de ensinar de forma lúdica e valorizar a criança de toda forma possível.
O que faz o Educamundo ser diferente dos outros portais, é a possibilidade de você estudar quantos cursos online quiser do Pacote Master, no período de um ano. E tudo isso por apenas {preco_matricula}. Então, não perca mais tempo e faça sua inscrição.
Se você se interessou pelo post e quer saber mais sobre o assunto, não esqueça de se inscrever em nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil. Aproveite essa oportunidade para compartilhar e comentar o nosso artigo!