Matt Cutts causou uma onda de choque entre a comunidade de marketing digital quando declarou que os Guest Posts estavam mortos.
Ele foi mais longe e acrescentou: "Então enfie um garfo nele: o blog de convidados está pronto; ficou muito spam". Então, qual é a verdadeira história? Você deve abandonar suas estratégias de Guest posts?
Em uma palavra, não. Ser publicado em sites de terceiros de alta qualidade é um componente básico de qualquer estratégia de marca. Feito corretamente, a exposição nesses sites pode representar um forte endosso à sua marca e ajudar a construir sua reputação.
Segundo Adriano Luz, fundador da Agência Webtrends, os Guest Posts são as estratégias mais importantes e nobres do trabalho de SEO para posicionar um site no Google.
Para colocar isso em perspectiva, as estratégias clássicas de marca incluíram sete elementos principais: estratégia, integridade, missão, visão, valor, identidade e marketing.
No atual ambiente de marketing digital, esses sete componentes da marca não são suficientes.
Os clientes em potencial de qualquer empresa têm fácil acesso on-line ao que os outros pensam sobre eles.
As empresas precisam gerenciar e cultivar proativamente como são percebidas on-line, caso contrário sua reputação sofrerá.
Isso significa que a marca precisa se expandir para incluir vários elementos novos, todos orientados para a construção e proteção de sua marca. Esses novos elementos são reputação, relacionamentos, confiança e conexões.
A publicação de conteúdo autorizado em sites oficiais (também conhecido como "guest post" ou "artigos convidados") é uma maneira muito poderosa de criar sua marca on-line. É o ponto de partida para abordar esses quatro novos elementos da marca, ajudando a servir os sete elementos tradicionais ao mesmo tempo.
Grandes Sites e empresas utilizam esta prática com frequência, como é o caso por exemplo de um dos maiores sites de Ecommerce no Brasil, que publicou um artigo convidado sobre Upsell e Cross-Sell.
Para muitos editores, o verdadeiro problema surgiu quando eles confiaram nas agências de SEO para lidar com a postagem de visitantes, principalmente quando o principal objetivo da campanha era o SEO.
Essas agências não estavam preocupadas com marca e reputação. Algumas das táticas que essas agências usaram foram:
Colocar o texto âncora rico em palavras-chave em um link para o seu site. Não importa se o link está no corpo do artigo ou na sua atribuição. Contê-lo com palavras-chave que você deseja classificar é uma má ideia. Esse tipo de texto âncora faz parecer que o link é "pagamento" em troca do fornecimento do artigo.
Buscando um grande número de domínios diferentes para publicar suas postagens de convidados.
Colocando postagens em sites de baixa qualidade.
Criando conteúdo de baixa qualidade para uso na campanha.
Essas táticas são sinais claros de guest blogging apenas para fins de SEO.
A razão pela qual esse problema se tornou tão grande é que muitas agências de SEO viam a postagem de visitantes como uma maneira fácil de obter muitos links para seus clientes a um custo relativamente baixo.
Se você está fazendo alguma dessas coisas agora ou está sendo feito em seu nome, pare agora. .
Guest post de qualidade
Os Guest Posts podem continuar sendo uma parte valiosa da sua estratégia de marketing digital e ainda pode trazer valor para o SEO.
As diretrizes a seguir são essenciais para qualquer esforço de postagem de convidados, seja para manuseio interno ou uso de agência de terceiros.
Se você planeja usar uma agência, faça com que eles informem como são as postagens dos convidados e, em seguida, verifique se são compatíveis com esses requisitos:
1. Reputação e marca devem ser seus objetivos principais.
Nenhum outro objetivo principal é aceitável. Se você realmente se concentrar nessas metas, é muito mais provável que as metas selecionadas para sua campanha sejam seguras.
Um efeito colateral disso é que o número de sites disponíveis para você segmentar diminui bastante. Isso está ok. A qualidade supera a quantidade no mundo de hoje.
2. Relevância é tudo.
Se o site< não tiver relevância (ou baixa) para o seu mercado-alvo, você não quer nada com isso.
Além disso, a postagem que você escreve para eles deve ter relevância direta para o seu negócio, bem como para a página que recebe o link no seu site.
Conforme mostrado na imagem anterior, cada componente principal de uma postagem de convidado precisa ter um alto grau de relevância.
A postagem do convidado precisa caber no site em que é publicada, e o conteúdo da postagem precisa ter relevância direta para o seu site e, em particular, quaisquer páginas do site que recebam links dessa postagem do convidado.
Aqui está um bom teste para a relevância suficiente: Existe uma forte possibilidade de alguém ler o artigo clicar no seu link e se tornar um cliente? Agora isso contribui para um sólido teste de relevância.
3. Segmente os sites de autoridade mais alta possível.
Reserve um tempo para identificar os sites mais respeitados em seu mercado. Não use o DA (Domain Autorithy) ou DR (Domain Rating) para determinar isso, mas peça a opinião de pessoas altamente respeitadas no seu espaço de mercado.
Verifique se os sites de destino têm muito envolvimento, como comentários nas postagens e artigos publicados, são compartilhados por muitas pessoas nas mídias sociais, com o conteúdo que eles publicam também.
Se você está apenas começando, os sites de nível superior podem não estar dispostos a trabalhar com você ainda.
Se for esse o caso, identifique o próximo nível de editores (o "Segundo Nível") e trabalhe com eles. Estabeleça sua reputação solidamente no Segundo Nível e prepare-se para voltar ao Nível Superior mais tarde.
Outra abordagem para se conectar com o Nível Superior é se envolver com pessoas-chave que trabalham para eles nas mídias sociais, ou vão a conferências e as encontram cara a cara.
Isso pode acelerar significativamente o processo de construção de confiança suficiente com eles para estabelecer um relacionamento de longo prazo.
4. Nunca se aproxime de ninguém e pergunte se você pode enviar um guest post para eles.
Sua abordagem a eles deve sempre ser sobre o relacionamento em potencial. Seu contato inicial deve se concentrar na construção de um relacionamento confiável de longo prazo, baseado na confiança e no respeito mútuo com a pessoa com quem você está entrando em contato.
O ponto é que você não se concentra simplesmente em publicar sua postagem no site deles.
Você pode sugerir isso mais tarde, mas concentre-se primeiro na noção de um relacionamento, pois é nesse ponto que o maior benefício será a longo prazo. Observe que a maioria das agências de SEO não sabe fazer isso bem.
5. Os links para o seu site devem complementar o conteúdo postado.
Não vincule links irrelevantes no corpo do artigo que enviar para publicação. Existem possíveis exceções a essa regra, mas não as procure até que sua reputação esteja muito bem estabelecida.
6. Não use Rich Anchor Text nos links para seu site
Isso é semelhante a implorar Google te punir. Apenas não faça isso. O texto âncora como "clique aqui", "meu artigo sobre este tópico", o nome da sua empresa ou o URL da página para a qual você está vinculando está ótimo. Lembre-se de que você está fazendo isso por marca e reputação.
7. Escreva colunas.
Se você quiser fazer uma postagem de convidado, essa é uma das melhores táticas a serem seguidas.
As colunas em sites de alta qualidade relevantes para o seu mercado-alvo são boas para sua visibilidade, reputação, presença nas mídias sociais e, sim, SEO.
Isso também vai muito bem com a noção de estabelecer um relacionamento.
Deseja construir sua marca e reputação? Nada melhor do que uma coluna em um dos principais periódicos que atuam no seu segmento.
8. Nunca comprometa a qualidade.
Felizmente, isso é desnecessário, mas, infelizmente, muitas agências de SEO consideraram a qualidade secundária ao objetivo de obter muitos links.
Como as postagens de seus convidados fazem parte de suas estratégias de marca e reputação, a qualidade do artigo não é algo que você possa comprometer.
Gerenciando sua agência ou contratando ajuda
Se você estiver selecionando uma agência de SEO, ou contratando alguém para ajudá-lo, não forneça essas diretrizes com antecedência.
Faça com que eles lhe digam como eles propõem fazê-lo primeiro e mostre exemplos de seus trabalhos anteriores.
Se eles não mostrarem exemplos ou os exemplos deles não seguirem essas diretrizes, eles não são a agência para você.
A obtenção desses tipos de veiculações para guest post exige um conjunto de habilidades especiais, e você não deseja que eles aprendam com sua marca enquanto sua reputação está em jogo.
Além disso, se você estiver usando uma agência externa, revise e assine todos os conteúdos que eles publicam em seu nome.
Verifique se o conteúdo é algo de que sua empresa pode se orgulhar. Você gostaria de mostrar o conteúdo a um cliente em potencial antes que ele o compre?
Alguém vendo o conteúdo teria mais chances de comprar de você depois de lê-lo?
Resumindo
Os Guest Posts não estão mortos e devem continuar sendo uma parte viável de qualquer plano de marketing de conteúdo, mas você precisa ter o resultado.
Esse conteúdo, onde é colocado e como está posicionado representa sua marca.
Fazer isso de maneira inadequada é brincar com fogo. Fazer da maneira certa ainda será bom para seus esforços de SEO.
Você precisa gerenciar todo esse processo com o mesmo cuidado que gerencia qualquer outra campanha de marca.
Você não pode simplesmente entregar campanhas de marketing de conteúdo a uma agência de terceiros.
Você pode usar uma agência, mas precisa estar diretamente envolvido. Eles têm muito menos em jogo no resultado do que você.