Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Gestão empresarial contemporânea: veja dicas e inspirações

Gestao-Empresarial5-2-1

Enquanto no passado os processos de gestão eram focados apenas em produção e lucro, atualmente existem outros objetivos.

Claro que a preocupação com lucros e resultados não foi descartada, porém, além disso, os gestores atuais devem se concentrar na otimização, humanização e consistências dos processos, estreitamento da relação com os clientes e uso de ferramentas tecnológicas que oferecem resultados ainda mais satisfatórios e assertivos.

Com o passar dos anos e a solidificação dos processos, empresas que não optam por modernizar suas estratégias e, assim, adotar uma gestão empresarial contemporânea, acabam perdendo resultados e competitividade no mercado.

Gestão empresarial contemporânea: conceitos e características

Apesar de ser uma realidade na maior parte das empresas de grande porte, a gestão contemporânea ainda está engatinhando em muitas outras. Visando elucidar melhor essa discussão, preparamos para você este artigo, bem como uma opção em qualificação: o Curso Online Gestão Empresarial.

Além de conhecer melhor os conceitos de gestão empresarial contemporânea, você refletirá sobre suas características, técnicas mais utilizadas e, também, sobre a influência da inovação tecnológica nas empresas.

Acompanhe e boa leitura!

Quais as principais características da gestão contemporânea

As organizações contemporâneas devem possuir a sua frente uma liderança capaz de mudar a qualquer momento. Em tempos nos quais as informações são facilmente disseminadas, bem como novas ferramentas surgem em curto espaço de tempo, o gestor precisa de “feeling” para se adaptar às modificações em torno do seu negócio.

Uma coisa é certa: se a gestão não acompanha a modernização dos processos, perde competitividade no mercado e é prejudicada, ainda a curto prazo.

Podemos facilitar o entendimento desta “nova forma de gerenciar”, avaliando as principais características da gestão contemporânea:

  • mindset de equipe, ou seja, todos os colaboradores da empresa atuam como se fossem os proprietários do negócio. Ampliar o nível de acompanhamento em todos os processos promove ações mais assertivas e resultados promissores;
  • cultura organizacional constantemente atualizada, valorizando os processos criativos e inovadores como caminho para o crescimento do negócio;
  • visão global e sistêmica, que eleva o grau de comprometimento do colaborador ao negócio como um todo;
  • líderes responsáveis, comunicativos e interessados no desenvolvimento de pessoas e do ambiente corporativo;
  • uso de ferramentas como brainstorm, benchmarking, gestão da qualidade total, sistema de avaliação de desempenho e feedbacks.

+ Relaxe! Prepare a pipoca e acompanhe 4 séries e filmes com dicas de gestão empresarial

Desafios da gestão contemporânea

Não é simples implementar uma gestão totalmente inovadora em processos já enraizados. Por isso, a gestão contemporânea encontra alguns obstáculos, que devem ser avaliados e vencidos pelos gestores.

Podemos destacar como alguns desafios da gestão contemporânea:

  • mudança da cultura organizacional da empresa;
  • implementação de ferramentas tecnológicas de gestão;
  • avaliação do desempenho da equipe;
  • desenvolvimento profissional de colaboradores;
  • adequação das estratégias de marketing;
  •  flexibilidade nas ações;
  • aplicação de uma visão global e sistêmica, livre de níveis hierárquicos.

Um dos obstáculos mais visíveis é a necessidade de aplicar uma visão sistêmica e global à equipe, descartando a raiz dos níveis hierárquicos. Nos novos modelos gestão, colaboradores de diferentes setores podem exercer as mesmas atividades. Um profissional no cargo de auxiliar pode, por exemplo, oferecer novas visões ao seu supervisor ou diretor.

Outro ponto importante é a necessidade de desenvolver talentos. Em modelos mais antigos, a substituição de profissionais era mais lógica, o que contribuía para a alta rotatividade na organização. Atualmente, cabe ao gestor apostar em programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências.

+ Para compreender melhor sobre estes desafios, recomendamos a leitura do artigo: Os grandes desafios dos novos modelos de gestão empresarial!

Transformação digital: inovação tecnológica nas empresas

Os modelos de gestão empresarial mais atuais estão atrelados a transformação digital nas empresas e consequente modernização dos processos. É cada vez mais forte o uso de novas tecnologias focadas na melhora do desempenho, além dos melhores resultados.

É preciso estar preparado para o uso destas ferramentas. Afinal, elas não substituem o conhecimento e preparação dos colaboradores envolvidos. Sendo assim, é válido apostar em treinamento constante, seja através de cursos online e workshops, seja através de cursos técnicos, pós-graduação, especializações e outras certificações.

Quando falamos em transformação digital, estamos nos referindo ao uso de processos modernos de gestão, como a valorização das relações humanas, softwares de gestão, avaliação e desenvolvimento de funcionários, dentre outros.

+ Quer saber mais sobre transformação digital nas empresas? Leia nosso artigo: Transformação digital nas empresas: mais competitividade e desempenho.

As melhores técnicas de gestão empresarial da atualidade

Existem algumas ferramentas e processos que são bem mais efetivos na gestão contemporânea de empresas. Trouxemos alguns exemplos, acompanhadas de uma breve explicação de como podem ser implementadas nas empresas. Veja só!

  • Automatização de processos: o uso de sistemas automatizados deve ser considerado em uma gestão moderna e contemporânea. Automatizando tarefas como gestão de clientes, estoque e fluxo de caixa, por exemplo, há uma aceleração nos processos e obtenção de resultados mais precisos.
  • Divulgação de produtos e serviços: o uso intenso das redes sociais exige das empresas um planejamento especial para a atração e fidelização de clientes. Conhecer o perfil do cliente real, criar campanhas locais e estreitar o relacionamento faz parte de uma boa gestão empresarial contemporânea.
  • Unificação da equipe: já falamos anteriormente sobre visão sistêmica e global. Trata-se, na verdade, de integralizar ao máximo os membros da equipe, dando a eles poder de ação em vários setores, independente do nível hierárquico, Todos os colaboradores podem trazer novas ideias e sugestões de processos ao gestor ou líder.
  • Avaliação de resultados: focar na avaliação de resultados permite que os processos sejam constantemente atualizados e, caso necessário, ajustados de forma pertinente. Existem muitas métricas que podem auxiliar na obtenção destes dados, como rendimento por empregado, massa salarial, horas trabalhadas por produção, índice de qualidade, dentre outros.

+ Saiba mais: Sistema de avaliação de desempenho: 5 passos para implementá-lo

Atualize-se em gestão empresarial com o Educamundo

Como vimos ao longo do artigo, os negócios estão em constante mutação. Para acompanhar todas as mudanças, é indispensável realizar cursos e buscar formação extracurricular em tópicos relacionadas a gestão de empresas, negócios, tecnologia, dentre outros.

Aqui no Educamundo, portal referência em ensino a distância, você pode realizar um curso bem específico, o Curso Online Gestão Empresarial. O conteúdo programático traz dicas de gestão empresarial, liderança, cultura organizacional e outros tópicos relevantes.

O mais interessante é que no nosso portal você não paga mensalidades! Investindo apenas R$ 79,90 você tem acesso a mais de 1.500 cursos online com certificado opcional, durante 12 meses.

E então, que tal aprofundar seus conhecimentos e conhecer outras técnicas de gestão empresarial? Inscreva-se hoje mesmo e capacite-se!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.