Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Porque é importante ensinar geometria com Tangram para as crianças?

Tangram4-1

Você conhece alguma coisa sobre geometria com Tangram? Provavelmente você já deve ter visto algo a respeito em alguma aula na escola, durante o ensino fundamental. É um jogo muito popular nas aulas de matemática.

Por que é importante ensinar geometria com Tangram para crianças?

O Tangram é um jogo encontrado no mundo todo, muito utilizado pelos professores de matemática, nas aulas de geometria. Seu uso é comum nos cursos de pedagogia, para incentivar os futuros professores a adotá-lo como um instrumento de ensino.

Embora ele seja de natureza simples, seu jogo pode ser difícil, pois requer paciência e concentração, estimulando muito o desenvolvimento do raciocínio lógico. Com ele é possível trabalhar a identificação e classificação das figuras geométricas. Além disso, ele ajuda na composição e decomposição de figuras planas, no estudo e análise da equivalência de áreas e na aplicação do teorema de pitágoras.    

##lista_curso##

Vamos falar da figura geométrica Tangram

A figura geométrica Tangram apresenta várias possibilidades de formar imagens a partir das peças do jogo. O jogo é a base de um quadrado formado por 7 peças. Ele já tem cerca de dois mil anos de idade é denominado “Tchi Tchiao Pan”, que no português significa “as sete peças da sabedoria”.

O principal objetivo é conseguir formar o maior número de figuras a partir dessas 7 peças, sempre utilizando todas. Muitas pessoas formam desenhos como casa, cachorro, coelho, barco, entre outros objetos. Mas além disso, é possível formar figuras abstratas e outras formas geométricas.

Ensinando geometria na escola

O início do ensino da geometria na escola procura abordar formas e dimensões de objetos. O objetivo de trabalhar isso em sala de aula está relacionado a ensinar localização, reconhecimento de formas e figuras, reconhecimento e classificação das formas geométricas, noção espacial e propriedades dos objetos.

Cada peça do Tangram é formada por uma forma geométrica. Trabalhar isso com as crianças dentro da sala de aula é muito interessante, pois faz com que elas conheçam e classifiquem as formas. Não tem idade, portanto você pode trabalhar geometria na escola desde a educação infantil.

Você conhece o nome das formas geométricas do Tangram?

É muito importante que as crianças aprendam o nome das formas geométricas do Tangram. Por isso, deve-se trabalhar com ele desde a educação infantil, incentivando a criatividades dos alunos e estimulando o raciocínio lógico.

Mas então, vamos conhecer um pouco sobre os nomes.  No Tangram há cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. A partir dessas sete peças, é possível montar mais de mil formas diferentes. Também é possível trabalhar, dentro da geografia, o Tangram com os mapas, estimulando o senso de localização.

Dicas de como fazer um quadrado com as 7 peças do Tangram

  • Os dois triângulos maiores precisam estar encaixado de forma a montar um triângulo de dois lados iguais;

  • A próxima ordem que vai abaixo do triângulo grande são: o paralelogramo, seguido do triângulo menor, seguido do quadrado pequeno e do outro triângulo menor.

  • A última peça a encaixar é o triângulo médio.

##lista_vantagens##

Conheça o Educamundo!

Venha fazer o Curso Online Tangram, você irá aprender muitas técnicas para aplicar com os seus alunos. Além dele, no Educamundo você encontra muitos cursos online da área da Educação.

Se inscreva agora mesmo e aproveite para fazer muitos cursos online com certificado opcional, disponíveis do Pacote Master, por um valor de apenas {preco_matricula} por ano. Não fique de fora!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.