Entrar no mercado de trabalho sempre foi uma das dificuldades de muitos jovens em todo o país e o motivo para isso podem ser os mais diversos, sendo o mais preocupante a falta de qualificação profissional para exercer uma atividade.
Hoje muitas empresas prezam por uma boa qualificação, então se por exemplo, você é um profissional que trabalha com Sistema erp é fundamental que esteja sempre atento às exigências da sua área e sempre atento, pois em tempos complexos não podemos deixar nenhuma oportunidade escapar!
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada três jovens de 18 a 24 anos tem dificuldades para conseguir emprego. Tais jovens se juntam aos 14 milhões de desempregados citados pelas estatísticas.
A situação ficou ainda pior com a disseminação da pandemia em todo o mundo. Aqui no Brasil, segundo o portal Terra, 86.731 vagas de trabalhos para jovens aprendizes foram fechadas entre o pico da primeira onda e o fim de 2020.
Com esse cenário de dificuldade, os jovens passaram a buscar oportunidades no mercado de trabalho informal, que os acolhe, mas não lhe dá direitos nem garantias.
Para mudar essa realidade e conseguir uma oportunidade de trabalho, muitos tem buscado cursos de formação profissional para se destacar, adquirir uma habilidade e conseguir uma vaga no mercado.
##lista_curso##
O que são cursos de formação profissional?
Os cursos de formação profissional ou qualificação profissional, segundo o MEC, são criados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mercado de trabalho.
Através de tais cursos, muitos trabalhadores conseguem dominar habilidades necessárias para determinadas vagas e, com isso, passam a ser contratados para exercer atividades na indústria, no comércio e até no ramo de serviços.
Além de ensinar uma nova habilidade, os cursos de formação profissional também têm sido úteis para profissionais que já estão inseridos no mercado e o fazem para aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Como a lei define os cursos de formação profissional?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é a responsável por esclarecer alguns pontos sobre a formação profissional, dentre eles, a possibilidade de classifica-los como “cursos livres” não sendo necessário, por parte do aluno, a comprovação da escolaridade para ingressar em uma de suas modalidades, mas tão somente à capacidade de aproveitamento da formação.
Também não existe uma carga horária mínima para que seja assim classificado, o que facilita a compreensão do seu real objetivo de auxiliar pessoas a conseguirem capacitação, sem que fatores como burocracia e condições se tornem um óbice.
Podem fornecer tais cursos, as redes de ensino os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNAs), instituições privadas de educação profissional e tecnológica, escolas habilitadas para oferta de cursos do Pronatec e quaisquer empresas, sindicatos, igrejas etc.
##lista_vantagens##
Onde encontrar cursos online de formação profissional?
Como foi possível perceber, as oportunidades que tais cursos oferecem são muitas e aproveitá-las pode ser fundamental para iniciar uma carreira de sucesso.
Aqui no Educamundo, você tem cursos online de formação, qualificação e aperfeiçoamento disponíveis em mais de 20 áreas do conhecimento humano.
Matriculando-se agora e investindo apenas R$ 69,90 ao ano, você tem acesso completo a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional, sem mensalidades.
Aproveite, faça a sua matrícula e mude sua vida.