Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Exercícios físicos para crianças: conheça 6 benefícios de aprendizagem

Psicomotricidade-na-Educacao-Infantil2-2-1

Aprender a ler, saber fazer contas e começar a entender conceitos de história: tudo isso é importante para o desenvolvimento cognitivo infantil. Contudo, existem outras atividades que também colaboram com o processo de aprendizagem. Tendo isso em mente, hoje vamos falar sobre os exercícios físicos para crianças.  

As atividades motoras são extremamente importantes nos primeiros anos de vida e trazem benefícios que seguem da infância até a idade adulta. Quer descobrir mais detalhes sobre o assunto? Então, segue a leitura com a gente!

Quais as vantagens dos exercícios físicos para crianças

Os exercícios físicos não devem ser vistos como atividades voltadas apenas para quem quer perder peso, praticar esportes ou trabalhar a musculatura de maneira intensa. Na verdade, eles são importantes para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo de todo indivíduo, além de serem extremamente positivos para a saúde.

No caso das crianças, as vantagens tornam-se ainda mais visíveis, é o que mostra um estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria. Um dos motivos é que, nessa faixa etária, ocorre a descoberta do “eu” e isso tem relação direta com a expressão corporal. Sendo assim, podemos listar cinco benefícios principais das atividades físicas na infância.

##lista_curso##

1. Favorece o processo de aprendizagem motora

O processo de aprendizagem motora está intimamente relacionado com a consciência de si mesmo que a criança desenvolve. Isso inclui o controle sobre os movimentos, a noção de que o corpo tem os lados direito e esquerdo, a capacidade de seguir um ritmo, a consciência para perceber-se inserida em um ambiente externo, entre outras coisas.

Tudo isso pode ser trabalhado com exercícios físicos. Jogos com bolas, passos de dança, brincadeiras de pular corda, dança das cadeiras e amarelinha são exemplos de atividades que podem ser realizadas.

2. Trabalha a psicomotricidade funcional

No caso de crianças que possuem alguma dificuldade motora, os exercícios podem ser trabalhados levando em conta a psicomotricidade funcional. Aqui, são realizados treinamentos específicos baseados em repetição.

Assim, o professor faz uma série de movimentos e pede para a criança repetir várias vezes. O objetivo é reeducar alguma postura ou movimento corporal incorreto.

Caso você queira entender mais sobre psicomotricidade, sugerimos que acesse nosso Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil. Lá existe um conteúdo completo sobre o assunto.  

Os movimentos psicomotores são aqueles que envolvem a ação muscular associada a uma reflexão mental. Assim, além de serem importantes para melhorar as habilidades físicas, eles também estimulam o desenvolvimento cognitivo. Isto inclui a capacidade de entender-se como um ser individualizado, de compreender direções etc.

3. Estimula a ideia de cooperação e competição

Outro importante benefício dos exercícios físicos para crianças é o estímulo social. Por meio de jogos que envolvem cooperação e competição, os pequenos aprendem o conceito de vida em sociedade e de ajuda ao próximo, por exemplo. Além disso, também podem ser trabalhados conceitos de motivação, concentração e disputa saudável.

4. Desenvolve a autoestima infantil

Com a descoberta de novos movimentos, é possível melhorar a autoestima infantil. Com os exercícios físicos, as crianças se dão conta de que são capazes de realizar diversas atividades e de melhorar as habilidades em cada uma delas com a prática contínua.

##lista_vantagens##

5. Reduz o nível de estresse

Momentos de provas, dificuldades escolares ou mesmo problemas familiares podem aumentar o nível de estresse na infância. Em relação a isso, os exercícios físicos também são benéficos, pois eles liberam os hormônios da dopamina e da serotonina, responsáveis pelo bem-estar.

6. Melhora a linguagem corporal

Como você já deve saber, as crianças iniciam seu contato com o mundo, e também a noção de comunicação, por meio da linguagem corporal. Ações como correr, pular, rir e chorar transmitem emoções sem a necessidade da fala ou da escrita.

Contudo, quanto mais consciência corporal a criança passa a ter, mais formas de expressão ela consegue descobrir. Isso inclui usar movimentos de dança, de ginástica ou apenas ter mais capacidade de usar a coordenação motora.

Percebeu como os exercícios físicos para crianças são importantes? Aqui citamos as vantagens principais da realização deles, mas existem muitos outros benefícios para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, nada de ficar parado! Comece agora mesmo a trabalhar o movimento corporal na escola.

Caso queira aprofundar seus conhecimentos na área da educação, faça os cursos online aqui do Educamundo. Já qualificamos mais de 200 mil alunos de todo o Brasil e somos referência nacional em cursos online com certificado.

Portanto, não deixe sua inscrição para depois. Matricule-se na plataforma e por apenas {preco_matricula}, em uma taxa anual, você tem acesso a todos os programas do Pacote Master durante 12 meses. Boa aprendizagem!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.