O cuidador de escolar é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada. É ele o responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas.
O cuidador escolar tem um papel fundamental quando se trata de inclusão na educação, pois ele também auxilia alunos com necessidades especiais, garantindo a eles segurança, bem–estar e melhor adaptação no ambiente escolar.
É por isso e diversos outros motivos que em 2013 se tornou obrigatório a presença de cuidador de alunos com necessidades especiais nas instituições de ensino. Ne verdade, apesar de ser chamado de cuidador, essa função é a de apoio a alunos com necessidades educacionais especiais.
Sobre o cuidador de alunos com necessidades especiais, a lei 14.136/2015 aponta para as entidades socioassistenciais, mas temos algo sobre escolas, um projeto de lei em andamento. Vamos falar sobre isso também neste artigo.
Apesar do cuidador de alunos com necessidades especiais ser tão importante para adaptação de crianças e adolescentes, pouco se sabe sobre essa função. Pensando nisso, separamos abaixo as principais informações sobre essa profissão.
O cuidador de alunos com necessidades especiais
O cuidador de aluno com necessidades especiais desempenha suas funções em parceria com o professor. Ele deve ajudar os alunos a se locomoverem pelas dependências da escola, auxiliar no processo de aprendizado, ler e escrever pelo aluno, caso ele não possua autonomia intelectual ou motora para isso.
O trabalho do cuidador escolar para aluno com deficiência também envolve a higiene do estudante, ajudá-lo nas idas ao banheiro e elaborar relatórios à escola e às secretarias especializadas.
O que é inclusão escolar
Inclusão escolar refere-se às metodologias pedagógicas e recursos lúdicos e tecnológicos utilizados pelos educadores em suas aulas, que colaboram para que alunos com alguma deficiência consigam aprender. É uma forma de adaptar o ensino às necessidades dos alunos.
Atribuições de cuidadores de alunos com necessidades especiais
A integração de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar representa um passo significativo em direção à educação inclusiva. Neste cenário, os cuidadores de alunos com necessidades especiais desempenham um papel crucial, atuando como uma ponte que facilita o acesso e a participação plena desses alunos nas atividades educacionais.
Conheça algumas de suas atribuições:
Assistência nas atividades diárias
Auxiliar os alunos nas tarefas cotidianas, incluindo alimentação, higiene pessoal e locomoção, garantindo sua segurança e bem–estar dentro do ambiente escolar.
Suporte pedagógico
Colaborar com os professores para adaptar materiais e atividades didáticas, tornando-os acessíveis para os alunos com necessidades especiais. Isso pode incluir a utilização de recursos didáticos específicos ou ajustes no método de ensino.
Acompanhamento em sala de aula
Estar presente em sala de aula para oferecer assistência direta ao aluno durante as aulas, facilitando sua compreensão e participação nas atividades propostas.
Desenvolvimento de autonomia
Encorajar e auxiliar os alunos na conquista de maior independência e autoconfiança, através do desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e de autoatendimento.
Participação no Planejamento Educacional Individualizado (PEI)
Colaborar na elaboração e implementação do PEI, assegurando que as metas educacionais estejam alinhadas às necessidades e capacidades do aluno.
Essas atribuições de cuidadores de alunos com necessidades especiais destacam o papel multifacetado desse profissional, essencial para a realização de uma educação verdadeiramente inclusiva.
Como o cuidador nas escolas para alunos com deficiência pode colaborar com os professores
Inclusão na educação é um grande desafio para os professores, por isso o cuidador de aluno com necessidades especiais é tão importante. É ele quem vai, juntamente com o docente, trabalhar para que alunos com deficiência consigam maximizar seu rendimento.
Existem diversas ferramentas que colaboram para que o professor consiga trabalhar a inclusão em sala de aula, desde metodologias pedagógicas até recursos que envolvem o uso de brinquedos inclusivos, juntamente com o cuidador escolar.
Abaixo separamos algumas ideias para que isso seja aplicado em sala de aula. Confira!
Como trabalhar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula:
- Utilizar objetos concretos ao invés de conceitos abstratos.
- Utilizar recursos visuais, orais, táteis e auditivos que explorem os sentidos dos alunos.
- Dê atividades em diferentes formatos, como impressos, desenhos, vídeos, discussões, leitura e internet, por exemplo.
- Tente ilustrar o que você está falando, gesticulando ou até interpretando caso seja necessário.
- Utilize recursos tecnológicos, como softwares educativos que estimulam os alunos a construírem frases ou cálculos matemáticos.
- Entenda a deficiência do aluno e disponibilize materiais de acordo com ela, por exemplo, material em braile para alunos deficientes visuais.
- Utilize a cartilha de diretrizes para o AEE do MEC, no qual encontra-se recursos pedagógicos e ajudas técnicas para cada uma das deficiências.
Cuidador de alunos com necessidades especiais: Lei 13.146/2015 e Projeto de Lei n° 76, de 2020
Sobre o cuidador de alunos com necessidades especiais, a lei 13.146/2015 especifica que toda instituição socioassistencial deve ter um cuidador por pessoa.
Já para as escolas, o cuidador de aluno com necessidades especiais ainda não tem uma lei que regulamente a profissão. No entanto, tramita no Senado o Projeto de Lei n° 76, de 2020, que estabelece e regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa, infantil, com necessidades especiais e portadora de doença rara. A última atualização do referido PL foi em 14 de março de 2024, com o status “aguardando designação do relator“, ou seja, um relator será designado para analisar o projeto de lei e dar seu parecer.
Sendo assim, podemos dizer que está muito próximo de a profissão de cuidador de aluno com necessidades especiais ser regulamentada, e isso aumnetará ainda mais o campo de trabalho desse profissional.
Quais as principais características de uma escola inclusiva
Acessibilidade e disponibilizar recursos pedagógicos adequados são as principais características de uma escola inclusiva. Porém, inclusão na educação também envolve estimular a interação entre os alunos com necessidades especiais e os demais alunos, parceria entre escola e família, estimular senso de cooperação e colaboração e investir na formação continuada dos profissionais.
O cuidador escolar para aluno com deficiência tem um papel fundamental nesse cenário, pois é um dos principais agentes de inclusão escolar.
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