Você sabe que os eixos estruturantes é que norteiam os itinerários formativos na educação? Pois é! E precisamos falar sobre eles.
A educação é um processo contínuo que se inicia na família e se estende ao longo da vida. A escola, como instituição formal de ensino, tem papel fundamental nesse processo, pois é o lugar onde as crianças e jovens aprendem a conviver em sociedade, a construir o seu conhecimento e a desenvolver as suas competências.
Nos últimos anos, tem-se assistido a uma mudança nos paradigmas educacionais, com o reconhecimento da importância da educação não apenas para o indivíduo, mas também para a sociedade. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes das suas responsabilidades sociais.
Para atender às demandas da sociedade contemporânea, a escola precisa repensar os seus métodos de ensino e os seus itinerários formativos. Um dos principais desafios nesse processo é garantir que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Para isso, é preciso considerar as diferenças individuais e culturais de cada um e oferecer um ensino personalizado que atenda às suas necessidades.
Neste artigo, vamos abordar os principais conceitos relacionados à educação personalizada e às diferentes formas de organização do ensino, baseados nos eixos da BNCC. Além disso, daremos algumas dicas sobre como elaborar um bom itinerário formativo para os seus alunos e falaremos sobre os eixos estruturantes da Educação Infantil e do Novo Ensino Médio, assim como qual é o papel dos eixos estruturantes em relação aos itinerários formativos. Acompanhe!
O que são os itinerários formativos da BNCC para o ensino médio?
Os itinerários formativos são conjuntos de aprendizagens organizadas a partir de eixos estruturantes, que visam atender às diversas necessidades educacionais dos alunos. Esses intinerários informativos são planejados de forma a garantir o desenvolvimento integral dos alunos, considerando seus interesses, habilidades e competências.
Para falar sobre os itinerários formativos, precisamos também citar o Novo Ensino Médio, que traz algumas diretrizes novas, além de uma carga horária maior, já que vai oferecer também a formação técnica. Sendo assim, os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio que introduzem essas novas direções de ensino.
Esses itinerários são unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino para o aprofundamento de conhecimentos e preparação para o futuro dos alunos.
Dessa forma, os exemplos de itinerários formativos do ensino médio dão a possibilidade do estudante se aprofundar nos temas de sua preferência com objetivos pessoais ou de preparação para o mercado de trabalho.
Como estão organizados os itinerários formativos?
Agora que você já sabe o que são, você vai conhecer alguns exemplos de itinerários formativos, mas antes é essencial que você entenda como eles estão organizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pautados pelos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio.
Afinal, os itinerários formativos podem estar organizados por área do conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional no caso dos itinerários integrados.
Quais são as áreas de conhecimento dos Itinerários?
As áreas do conhecimento são:
-
Linguagens e suas Tecnologias;
-
Matemática e suas Tecnologias;
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
-
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Os estudantes vão poder cursar um ou mais itinerários formativos, de forma concomitante ou sequencial. As redes terão autonomia para definir os itinerários oferecidos, considerando suas particularidades e os anseios de professores e estudantes.
Além dos conteúdos mínimos trabalhados em cada uma dessas áreas, os itinerários formativos prevêem uma série de atividades complementares que visam estimular o desenvolvimento integral dos alunos e favorecer sua participação na vida social na construção da cidadania.
Exemplos de itinerários formativos do ensino médio
Veja exemplos de itinerários formativos do ensino médio, organizados em quatro áreas do conhecimento, além da formação técnica e profissional.
Aqui estão os exemplos de itinerários formativos para cada área:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Jornalismo e Mídias Digitais
- Literatura e Produção Textual
- Línguas Estrangeiras Aplicadas
- Comunicação e Expressão Artística
- Matemática e suas Tecnologias
- Estatística e Probabilidade
- Matemática Financeira e Empreendedorismo
- Programação e Desenvolvimento de Software
- Modelagem Matemática
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Biotecnologia e Saúde
- Sustentabilidade e Meio Ambiente
- Física Aplicada e Engenharia
- Química Industrial e Novos Materiais
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Relações Internacionais e Geopolítica
- Antropologia e Culturas
- Ética e Cidadania
- Psicologia e Comportamento Humano
- Formação Técnica e Profissional
- Técnico em Administração
- Técnico em Informática
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Agropecuária
Cada um desses exemplos de itinerários formativos do ensino médio pode incluir:
- Disciplinas específicas
- Projetos interdisciplinares
- Oficinas práticas
- Estágios ou experiências de trabalho
- Pesquisas de campo
- Desenvolvimento de produtos ou serviços
Como viu pelos exemplos de itinerários formativos, eles devem ser flexíveis e podem ser adaptados conforme as necessidades e interesses dos estudantes, bem como as possibilidades da escola e da comunidade local.
O que são eixos estruturantes?
Os eixos estruturantes são elementos fundamentais que servem como base para organizar e orientar as práticas pedagógicas em um determinado nível ou modalidade de ensino. No caso específico da educação infantil, os eixos estruturantes são:
- Interações
- Brincadeiras
Estes eixos foram definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil no Brasil. Esses eixos da BNCC funcionam como:
Pilares conceituais
Fornecem um fundamento teórico para o planejamento e execução das atividades educativas.
Organizadores curriculares
Ajudam a estruturar o currículo e as experiências de aprendizagem oferecidas às crianças.
Norteadores das práticas pedagógicas
Orientam os educadores sobre como conduzir o processo de ensino-aprendizagem de forma adequada à faixa etária e às necessidades das crianças.
Garantia de direitos de aprendizagem
Asseguram que aspectos essenciais do desenvolvimento infantil sejam contemplados no cotidiano escolar.
Ao definir as interações e brincadeiras como eixos estruturantes, a BNCC reconhece a importância dessas experiências para o desenvolvimento integral das crianças, valorizando as formas próprias pelas quais os pequenos exploram, conhecem e se relacionam com o mundo ao seu redor.
Esses eixos da BNCC não são conteúdos em si, mas sim formas de organizar as experiências que serão proporcionadas às crianças, garantindo que todas as áreas do desenvolvimento (cognitivo, social, emocional, físico) sejam estimuladas de maneira integrada e apropriada à primeira infância.
Quais são os eixos estruturantes segundo a BNCC?
Os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes. Eles conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação integral.
Os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio
1. Investigação científica
Esse eixo estruturante dá ênfase em ampliar a capacidade de investigação e compreensão do estudante, ao aplicar o conhecimento sistematizado através de práticas e produções científicas. Com isso, busca trazer a pesquisa científica para o cotidiano do aluno e todos os conceitos que estão envolvidos na condução dela, iniciando pela formulação de uma hipótese para que, depois, seja feito um levantamento, testes e a interpretação dos resultados com a finalidade de solucionar diversos tipos de problemas.
É papel da escola oferecer as orientações necessárias para a condução da pesquisa e ensinar os alunos sobre como identificar fontes confiáveis para ter acesso a informação e o uso ético desses dados.
2. Processos criativos
Nesse eixo estruturante, os alunos são envolvidos na elaboração de projetos com foco na criatividade, que incluem a utilização de diferentes manifestações linguísticas, culturais e científicas.
O processo começa com a definição de um problema ou tema a ser abordado. Em seguida, é planejada uma resposta a ele, que pode ser um produto, uma intervenção artística, uma peça de comunicação, entre outras possibilidades.
3. Mediação e intervenção cultural
Nesse contexto, a ideia é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para promoverem transformações positivas na comunidade a partir do contato com projetos de mobilização e intervenções culturais e ambientais.
Isso deve funcionar a partir da constatação de um problema da comunidade a ser resolvido. Em seguida, é realizado um planejamento de um projeto social ou cultural que seja capaz de responder a essas necessidades, além de responder a eventuais conflitos que possam surgir.
4. Empreendedorismo
A habilidade da BNCC chamada empreendedorismo prevê estimular os alunos a criarem projetos pessoais a partir da identificação de desafios a serem vencidos, o planejamento de testes e o aprimoramento da ideia inicial.
O aluno passa a identificar aspirações pessoais que gostaria de transformar em um empreendimento, além de enfrentar desafios em relação às próprias capacidades e à receptividade do mundo externo.
Sabendo as características de cada um dos eixos estruturantes do Ensino Médio, fica mais simples de entender as mudanças propostas pelo novo Ensino Médio. Agora é o momento de voltar a sua atenção para o seu planejamento pedagógico e fazer as adaptações necessárias.
Para concluir, queremos reforçar que com a chegada do Novo Ensino Médio, você tem que se preparar como nunca. Afinal, o ensino médio agora passa a ter um papel ainda mais importante na vida dos estudantes, o de prepará–los para o mercado de trabalho, por meio da formação técnica.
Os eixos estruturantes da Educação Infantil
Os eixos estruturantes da educação infantil são fundamentais para orientar as práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida. Esses eixos norteadores da BNCC fornecem uma base sólida para a organização do trabalho educativo, garantindo que todas as áreas essenciais do desenvolvimento infantil sejam contempladas.
Os eixos estruturantes da Educação Infantil devem ser assegurados por seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
Veja quais são os eixos estruturantes da educação infantil:
Conviver
Proporcionar ambientes inclusivos e acolhedores, onde as crianças possam interagir positivamente umas com as outras e com adultos, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Brincar
Reconhecer o valor do brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, estimulando a criatividade, a imaginação, a resolução de problemas e a autonomia.
Participar
Incentivar a participação ativa das crianças em diferentes contextos, como na sala de aula, em atividades extracurriculares e na comunidade, promovendo o senso de pertencimento e a construção da cidadania desde cedo.
Explorar
Estimular a curiosidade e a investigação, proporcionando oportunidades para que as crianças explorem o mundo ao seu redor por meio de experiências sensoriais, experimentação e descoberta.
Expressar
Valorizar e incentivar a expressão das ideias, sentimentos e emoções das crianças de maneira livre e criativa, por meio de diferentes linguagens, como a verbal, a corporal, a plástica e a musical.
Conhecer
Oferecer experiências de aprendizagem significativas e diversificadas, que permitam às crianças ampliar seus conhecimentos sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo, contribuindo para a construção de uma base sólida para seu desenvolvimento futuro.
Ao basear as práticas pedagógicas nesses eixos estruturantes da educação infantil, os educadores podem criar ambientes ricos em aprendizagem, respeitando o ritmo e as necessidades individuais de cada criança.
Isso resulta em uma educação infantil mais efetiva e significativa, contribuindo para o pleno desenvolvimento das potencialidades das crianças, daí a importância dos eixos norteadores da BNCC.
Qual é o papel dos eixos estruturantes em relação aos itinerários formativos?
Não é difícil entender qual é o papel dos eixos estruturantes em relação aos itinerários formativos.
Os eixos estruturantes dtêm um papel fundamental na organização e articulação dos itinerários formativos. Eles representam os temas ou áreas de conhecimento que servem como base para a construção dos currículos e trajetórias educacionais dos estudantes. Esses eixos fornecem uma estrutura sólida que orienta a formação integral dos alunos, garantindo que adquiram competências essenciais em diferentes áreas.
Em relação aos itinerários formativos, os eixos estruturantes servem como referência para a definição de objetivos e conteúdos específicos em cada área de estudo. Eles ajudam a organizar as disciplinas, projetos e atividades que compõem os itinerários, garantindo uma abordagem abrangente e coerente em todas as etapas da formação educacional.
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