Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

4 dicas de educação financeira para controlar seus gastos

Educacao-Financeira2-2-1

Seu orçamento nunca fecha no azul no final do mês? Você está sempre preocupado com as contas que não param de surgir e precisa fazer malabarismo para lidar com tudo? Bem, parece que alguns conselhos de educação financeira se fazem essenciais para melhorar a sua rotina.

Sendo assim, venha com a gente porque separamos dicas incríveis para ajudá-lo a controlar gastos e, assim, evitar muitas dores de cabeça. Boa leitura!

O que é educação financeira?

Educação financeira é o conhecimento dado à sociedade sobre conceitos e processos relacionados às transações financeiras. O objetivo é educar as pessoas sobre o uso do dinheiro, seus riscos e oportunidades. Assim, cada um tornar-se consciente sobre suas decisões, pensando no bem-estar presente e futuro.

Aprender informações básicas sobre finanças é indicado para todas as idade, incluindo as crianças.

##lista_curso##

Quais as melhores dicas para economizar?

Atualmente, mais de 60% da população do Brasil está endividada. É isso o que mostra os resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. E essas dívidas surgem, quase sempre, por falta de controle sobre o próprio dinheiro. Por isso, é indispensável aprender como economizar.

1. Crie uma planilha com seu gastos pessoais

Pagamento de aluguel, compra de roupas e até aquele cafezinho depois do almoço: tudo isso compõe seus gastos pessoais e consome o orçamento mensal que você tem.

Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é criar um planilha, no Excel ou em outro programa, listando todas as suas despesas e as compras que fizer. Isso vai ajudá-lo a ter uma ideia clara de para onde seu dinheiro está indo.

2. Divida os tipos de gastos pessoais em fixos e temporários

Com a planilha pronta, observe os tipos de gastos pessoais que possui, dividindo-os em fixos e temporários. O primeiro engloba tudo o que possui um valor padrão a cada mês ou que é um gasto recorrente. Aqui podemos listar aluguel, mensalidade de um curso ou da academia, serviço da Netflix, conta de internet, de luz etc. Esse é o seu custo básico.

Os gastos temporários são aqueles que ocorrem de forma esporádica, como a compra de um sapato, a ida a um parque ou a um restaurante, uma viagem, entre outros.

Esse planejamento fará com que você possa:

  • controlar de forma antecipada o que pode ou não comprar;
  • analise onde é possível cortar gastos;
  • evite surpresas no final do mês.

##lista_vantagens##

3. Aprenda a fazer investimentos

Independentemente do orçamento que possua, você precisa investir. É essa ação que fará seu dinheiro trabalhar seu favor, rendendo lucros em longo prazo. Além disso, é uma forma de criar uma reserva de emergência, que vai auxiliá-lo a suprir despesas financeiras em alguma situação inesperada.

Sendo assim, dentro da sua planilha de gastos pessoais, separe um valor apenas para fazer investimentos. Ele deve entrar na aba de gastos fixos e é possível aplicá-lo no Tesouro Direto, em ações, em um CDB, entre outros.

Aqui no Educamundo, temos cursos online para ajudar você a investir bem. Por isso, confira o Curso Online Tesouro Direito e o Curso Online Bolsa de Valores.

4. Crie metas financeiras

As metas financeiras são ideais para evitar compras por impulso. Afinal, elas lhe dão um objetivo futuro a ser atingido e podem ser empregadas para tudo. Assim, é possível criar uma meta para comprar um carro, fazer uma viagem ou até comprar aquele casaco incrível que você viu.

Dessa maneira, defina um valor para cada item e analise quanto será preciso economizar por mês para alcançá-lo. Ou seja, nada de comprometer o orçamento de forma antecipada.

Bem, esperamos que este artigo tenha sido útil para você que deseja controlar melhor seus gastos e, assim, evitar dívidas ou problemas no orçamento. Caso queira aprender mais sobre o assunto, confira também o nosso Curso Online Educação Financeira.

Matricule-se agora no portal por apenas R$ 69,90 ao ano, sem mensalidades, e tenha acesso aos mais de 1.200 conteúdo do Portal Master. Não perca tempo, faça como mais de 200 mil alunos e aprenda com o site que é referência nacional em cursos online com certificado.

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares nas redes sociais. Eles também podem precisar de uma ajuda para lidar com as contas do cotidiano!

##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.