Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

9 benefícios da educação musical na escola

musica-2

Desde muito pequenos, temos contato com melodias, como as canções de ninar e todas as demais que aprendemos ao longo da infância, como as cantigas de roda. 

Elas fazem parte das nossas experiências de vida, sendo a educação musical uma contribuição importante para a nossa formação. No entanto, quais são os benefícios da música na escola?

Estimular a sensibilidade musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e motor, além de fazer muito bem à saúde emocional. A música é uma linguagem universal e parte da cultura humana, portanto, é muito importante incluí-la no processo de aprendizado da criança.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar alguns benefícios que ela traz ao ambiente escolar. Continue a leitura!

Quais são os benefícios da educação musical na escola?

A inclusão da educação musical no currículo da instituição faz com que a criança tenha contato com essa prática semanalmente. Pensando em todos os benefícios que isso traz para a formação do indivíduo, explicaremos alguns deles a seguir.

1. Melhora da criatividade

Os diferentes tipos de sons permitem que as crianças combinem instrumentos, formando melodias. Além disso, as técnicas aprendidas podem ser aprimoradas, possibilitando que elas desenvolvam habilidades de criação musical próprias.

A criatividade pode ir para além das aulas musicais, já que essa atividade está ligada ao lado artístico do nosso cérebro. O aprimoramento desse lado pode abrir portas para outras áreas, como a pintura, a ilustração etc.

2. Aumento da percepção rítmica e corporal

A musicalização envolve um trabalho corporal mais rítmico, o que permite o desenvolvimento das habilidades ligadas à inteligência espacial e temporal do ser humano. Por meio do ritmo, o corpo é movimentado, estimulando a coordenação motora e a psicomotricidade.

3. Desenvolvimento cognitivo

Os processos cognitivos básicos são a percepção, a atenção e a memória. Já os processos cognitivos superiores são a linguagem, a inteligência, a tomada de decisão, o raciocínio etc. O aprendizado musical exige todas essas habilidades, portanto, quanto mais cedo a criança é estimulada, melhor a sua capacidade cognitiva é desenvolvida.

4. Desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor está relacionado à motricidade fina — movimentos de utilizar os braços, as mãos e os dedos com maior precisão —, e à motricidade grossa, que envolve o controle do corpo, como postura, equilíbrio, deslocamentos e balanços.

A música pede um controle motor bem refinado. O trabalho a ser desenvolvido permite a coordenação dos movimentos durante a utilização dos instrumentos e o acompanhamento dos ritmos.

- sBYLQgAAAABJRU5ErkJggg==

5. Desenvolvimento social

Os estudos musicais permitem criar vínculos com outras pessoas, já que as melodias são elaboradas, muitas vezes, em grupos. Isso amplia as possibilidades de relações interpessoais dos indivíduos. 

Com atividades com música, a criança aprende como trabalhar em equipe e, também, determinadas virtudes, como a empatia e o respeito.

Além disso, algumas barreiras, como a timidez e a insegurança, são possivelmente quebradas, já que apresentações em público são estimuladas pelas escolas, fazendo com que as crianças naturalizem a exposição.

6. Auxílio no desempenho escolar

Quando a música é trabalhada desde a infância, o nível de déficit de atenção é diminuído, pois ela estimula regiões cerebrais essenciais para o aprendizado que envolve matérias escolares. 

Ela também é muito utilizada no processo de alfabetização, pois as canções infantis tendem a repetir palavras, facilitando a memorização e a associação, elementos importantes para “amarrar” o som às palavras escritas.

7. Aprimoramento da linguagem oral

O canto desenvolve a linguagem oral por meio dos sons e dos ritmos musicais, pois as crianças aprendem a verbalizar e a interagir de maneira mais clara. Além disso, as músicas oferecem palavras novas, aumentando o vocabulário e aperfeiçoando a comunicação.

8. Manifestação cultural

A música expressa emoções e sentimentos de diferentes formas, por isso, ela está presente em todas as culturas e países, marcando e identificando os diferentes grupos sociais e culturais. A educação musical amplia os horizontes das crianças, e isso desenvolve o respeito ao próximo e o entendimento da diversidade humana.

9. Desenvolvimento de preferências pessoais

As preferências pessoais estão muito ligadas à construção do caráter individual. As habilidades que esse aprendizado desenvolve permitem que as crianças sejam mais autônomas em suas preferências. Isso, em longo prazo, facilita a identificação de gostos pessoais, transformando-as em adultos mais autênticos.

Diante de tantos benefícios que a música traz para o ser humano, a busca de uma instituição que tenha em seu currículo uma disciplina voltada para esse tipo de aprendizagem é essencial, pois veremos a formação de um adulto mais confiante, autônomo e, possivelmente, mais capaz de lidar com as diferenças sociais e as adversidades da vida.

 

Faça seu curso de música no Educamundo

Aqui no portal você faz o curso de música e muitos outros que quiser. Sabe por quê? 

Por apenas {preco_matricula}, você garante nosso curso online de música e ainda ganha acesso por um ano a todos os cursos do portal. São mais de {quantidade de cursos} distribuídos em várias áreas do conhecimento.

Aproveite e faça sua matrícula!

- sBYLQgAAAABJRU5ErkJggg==

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.