Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Principais direitos fundamentais do direito do trabalho

direito-trabalho-enfoque-02-1

Para ser um profissional na área jurídica, seja concursado ou advogado, é imprescindível conhecer os direitos fundamentais e a influência nos demais ramos do direito, justamente por serem a base de toda a criação do ordenamento jurídico. Não é incomum encontrarmos embasamentos jurídicos em sentenças ou até mesmo em acórdãos que se fundamentam nos direitos fundamentais.

Os direitos fundamentais e direito do trabalho se interligam de forma profunda, já que os direitos sociais da Constituição Federal (CF) tratam exclusivamente das garantias do empregado. Conhecer quais são os direitos fundamentais e como influenciam na aplicação da lei pode melhorar a tese em um processo judicial ou até mesmo garantir o acerto em questões que, normalmente, candidatos a vagas de concursos públicos erram.

Em razão de os direitos e garantias fundamentais exigirem um estudo abrangente, avaliando desde caráter histórico, principais direitos e a influência com o direito do trabalho, optar por um curso online Relações Entre Direitos Fundamentais e Direito do Trabalho pode ser uma boa dica, porque condensa as partes mais importantes do conteúdo e ao mesmo tempo é organizado por uma equipe de profissionais capacitada.

Você quer aprender mais sobre os direitos fundamentais e sua relação com o direito do trabalho, bem como a importância? Reserve alguns minutos, preste atenção e leia este conteúdo baseado em nossos cursos online até o final!

Direitos Fundamentais Constitucionais e a influência no Direito do Trabalho

A Constituição Federal está na mais alta hierarquia legislativa, devendo as demais leis (infraconstitucionais) estar em consonância com o entendimento. O direito trabalhista é tão afetado e influenciado pelos direitos fundamentais previstos na CF que, esta, prevê em seu art. 7º os chamados direitos e garantias fundamentais sociais que tratam, basicamente, dos direitos básicos de todo trabalhador.

Com base nos preceitos legais da CF e, principalmente, nos artigos referentes aos direitos fundamentais, o sistema jurídico trabalhista foi adaptado em parte, já que, em muito, refletia o exposto na nova CF. Dizemos que foi adaptada porque a atual Constituição Federal é de 1988, enquanto a CLT é datada de 1943. Veja, já existia a CF, mas não a utilizada hoje.

Então, com as novas orientações da CF de 88, os direitos fundamentais, mais especificamente o art. 6º, trouxeram um marco fundamental: garantias mínimas para os trabalhadores e limitação à vontade dos empregadores.

Podemos citar, como exemplo, o art. 6º, inc. VII, da CF, que prevê a garantia de recebimento de um salário mínimo como a menor remuneração do país. Ainda, a irredutibilidade salarial também está prevista. Assim, com os direitos fundamentais sociais, tem-se uma influência direta no direito do trabalho garantindo o mínimo dos direitos para um trabalhador, os quais são indisponíveis e devem, obrigatoriamente, serem respeitados pelo empregador.

Previsão jurídica dos direitos fundamentais nas relações de trabalho

As garantias fundamentais podem ser vistas de forma “estrita” ou ampla, aquela leva em consideração tão somente a Constituição Federal, enquanto esta abriga tratados internacionais, direitos humanos, etc.

Em suma, na prática e normalmente cobrado em concursos públicos, a previsão legal dos direitos fundamentais é a Constituição Federal, em seu título II, que abrange o art. 5º ao 17º.

Direitos Fundamentais específicos do Direito do Trabalho

Para estar preparado para concursos públicos ou carreira jurídica em geral, o aluno deve conhecer quais são os direitos fundamentais, estudando-se um a um, para que seja possível adquirir o conhecimento necessário sobre as aplicações práticas.

Abaixo, estudaremos os direitos fundamentais e direito do trabalho  de forma específica, ou seja, a garantia prevista na CF que adentra na esfera do direito do trabalho.

Proteção contra despedida arbitrária (Art. 7º, inc. I)

A proteção contra despedida arbitrária é um dos aspectos norteadores da relação de emprego. O objetivo é que o vínculo de trabalho permaneça, até para fins econômicos (economia, trabalhador, empresa). Assim, a CF 88, no art. 7º, inciso I, trata da proteção da relação de emprego contra despedida arbitrária.

Entende-se por despedida arbitrária aquela que, em contrato por prazo indeterminado ou, quando estipulado prazo, romper-se por iniciativa do empregador, ensejar em demissão sem estar abrangida pelas hipóteses de justa causa previstas no art. 482 (CLT). Nestes casos, dizemos que existe a demissão sem justa causa. Mas cuidado, a nova lei trabalhista prevê demissão por acordo entre as partes.

direitos fundamentais e direito do trabalho

Vale lembrar, a nova lei trabalhista trouxe significativas mudanças, como é o caso da jornada de trabalho, por isso, se deseja saber mais, acesse nosso conteúdo sobre direitos trabalhistas e jornada laboral, já atualizado com a nova legislação.

Seguro-desemprego (art. 7, inc. II)

O seguro desemprego tem o objetivo de permitir que o empregado, quando dispensado, consiga arcar com suas necessidades básicas até encontrar outro emprego, também, evita ser “surpreendido” pela demissão. É parte das garantias fundamentais e está previsto no art. 7º, inciso II, da CF.

Em nosso curso online sobre as relações entre os direitos fundamentais e direito do trabalho você pode aprender mais sobre os principais direitos do empregado, como funcionam e dicas para trabalhar na área trabalhista.

FGTS – Fundo de Garantia de Tempo de Contribuição (art. 7º, inc. III)

O Fundo de Garantia de Tempo de Contribuição (FGTS) tem como objetivo proteger o trabalhador contra despedida arbitrária, caracteriza-se com uma contribuição de 8% ao mês que deve ser depositado em conta vinculada ao nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal pelo empregador.

Com a Nova Lei Trabalhista é permitido que o FGTS possa ser negociado, ou seja, agora, se a demissão se der por comum acordo, o trabalhador pode sacar 80% do valor depositado pela empresa.

Salário Mínimo e garantia de não inferioridade (Art. 7º, inc. IV)

O salário mínimo é um dos principais direitos do trabalhador. Este direito fundamental estudado com afinco em um curso online Relações Entre Direitos Fundamentais e Direito do Trabalho garante que o lado mais fraco da relação trabalhista (empregado) obtenha uma renda mensal mínima, suficiente para, teoricamente, arcar com suas necessidades básicas e da família, as quais são protegidas na legislação. São elas:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Vestuário;
  • Higiene;
  • Transporte;
  • Previdência social.

Piso Salarial (Art. 7º, inc. V)

O piso salarial é o menor valor a ser pago como remuneração para um empregado dentro de uma categoria, com isso, tem-se uma “padronização” de salários de acordo com a complexidade.

Na prática trabalhista, é comum o ingresso de reclamatória com o objetivo de pagamento do valor faltante para atingir o piso salarial da categoria, por exemplo:

“Empregado recebia R$ 1.600,00 reais, contudo, o piso da categoria é R$ 2.300,00, assim, deverá o empregador indenizar a diferença mês a mês, devidamente atualizada e com os reflexos”.

Para aprender mais sobre a prática trabalhista cursos online com certificado são as melhores opções, pois são rápidos, flexíveis em horários e vão direito ao ponto ao passar a informação. Ainda, o certificado pode ser utilizado para fins de horas complementares em faculdade e, dependendo o caso, até mesmo em provas de títulos.

Lembre-se, ao optar por cursos online é importante analisar o conteúdo programático, principalemente se o objetivo for concursos públicos, já que possuem todas as informações sobre a banca organizadora e legislação cobrada no momento da prova.

Irredutibilidade do Salário e sus exceções (Art. 7º, inc. VI)

Para garantir a subsistência do empregado e evitar abuso de empregadores, a lei proíbe a irredutibilidade de salário, exceto poucas exceções. Além do art. 7º da CF, a CLT, em seu art. 468, protege o salário do empregado, ao dispor que a alteração por mútuo acordo entre as partes apenas é lícita se não resultar em prejuízos diretos ou indiretos para o trabalhador.

Décimo Terceiro Salário (Art. 7º, inc. VIII)

O 13º salário é devido ao empregado que completar 1 ano de trabalho na empresa e, em caso de não completar o período, deve ser pago proporcionalmente aos meses trabalhados. O 13º, também conhecido como gratificação natalina, corresponde a 1/12 da remuneração mensal.

Está previsto no art. 7º, inc. VIII, da CF, fazendo parte do rol de direitos e garantias fundamentais. O décimo terceiro salário pode ser pago em até 2 parcelas, sendo a 1ª até o último dia do mês de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Remuneração superior do trabalho noturno (Art. 7º, inc. IX)

O trabalho noturno é mais exaustivo, desgastante e perigoso que o diurno, por isso, é direito fundamental a remuneração do trabalho noturno superior ao diurno, por isso a obrigatoriedade do famoso adicional noturno de, no mínimo, 20%.

Ademais, a hora noturna corresponde à 52 minutos e 30 segundos, com isso, 7 horas de trabalho equivalem a 8 horas. Por exemplo, um profissional que trabalha das 22h até as 5h, receberá por 8 horas de trabalho, e não 7 horas.

É considerado como horário noturno para fins jurídicos aquele entre 22h e 5h. Você pode aprender mais sobre o assunto através do curso online Relações Entre Direitos Fundamentais e Direito do Trabalho, o qual aborda os princípios e garantias previstas na CF que influenciam, interferem e são aplicadas ao Direito do Trabalho.

Proteção do salário (Art. 7º, inc. X)

Ao nos perguntarmos sobre quais são os direitos fundamentais mais importantes dentro do direito trabalhista, a proteção do salário é, sem sombra de dúvida, um dos principais. O salário é o meio pelo qual o ser humano adquire os bens necessários para a sua subsistência e consigue exercer os direitos previstos na Constituição Federal para alcançar uma qualidade de vida digna. Por isso, a proteção salarial é direito fundamental e é estudado em bons cursos a distância.

Além das formas de proteção do salário, como o próprio princípio da irredutibilidade salarial, ainda é previsto como crime a retenção dolosa da remuneração.

Participação nos Lucros (Art. 7º, inc. XI)

A participação nos lucros ou resultados ou também conhecido pela sigla PLR, diferente dos demais direitos fundamentais, não é obrigatório, ou seja, fica a critério das partes acordarem a participação dos empregados nos lucros.

A PLR, além de prevista no art. 7º da CF, é regulamentada pela lei 10.101/2000. A participação nos lucros da empresa visa integrar capital e trabalho, servindo como forma de incentivo para que os empregados se esforcem para atingir as metas e angariar lucros para a empresa.

É muito comum a PLR em Instituições Financeiras. Você pode aprender mais sobre cada princípio através de um curso online sobre direitos fundamentais e direito do trabalho.

Salário Família (Art. 7º, inc. XII)

O salário família corresponde a um pagamento realizado pela Previdência Social (INSS) aos dependentes do trabalhador que recebam salário dentro de uma faixa estabelecida anualmente. Foi garantido ao brasileiro de baixa renda e inserido como direito fundamental no art. 7º, inc. XII, da CF.

No ano de 2017, por exemplo, tem-se os seguintes números e requisitos:

  • Remuneração empregado até (R$ 859,88) = R$ 44,09 por dependente.
  • Remuneração entre R$ 859,89 e R$ 1292,43 = R$ 31,07 por dependente.

Curso online sobre Direitos Fundamentais e Direito do Trabalho: por que escolher?

Devido à grande importância dos direitos fundamentais dentro da área jurídica trabalhista, aprendê-los com maestria é fundamental e, para isso, cursos online com certificado podem fazer toda a diferença, pois o aluno estuda de forma específica os princípios, sem divagar e, ao mesmo tempo, recebe certificado para acrescentar valor ao currículo.

Dentre as principais vantagens dos cursos a distância está a flexibilidade de horários, um dos fatores de maior dificuldade para estudantes focados em aprovação em concurso público.

Você trabalha e não consegue organizar seus horários para ir à um cursinho? Através dos cursos online este problema é resolvido, pois em cada minuto livre você pode abrir seu computador ou smartphone e assistir parte das aulas.

Aqui no Educamundo, sabendo da importância do tema em questão, criamos um curso online específico sobre a relação entre os direitos fundamentais e o direito do trabalho, nele o aluno estudará o assunto de forma estruturada, tudo com o objetivo de facilitar o entendimento e compreensão prática dos princípios.

Se você está em dúvida se os cursos online com certificado do Portal são a opção certa, veja alguns bons motivos do porquê deve se inscrever agora mesmo:

  • Credibilidade: mais de 160 mil alunos;
  • Diversidade: cursos em dezenas de áreas (ex: direito constitucional, civil, trabalhista, contabilidade, entre outros);
  • Flexibilidade: 100% online, você assiste as aulas quando pode;
  • Pagamento único para acesso a todos os cursos: por apenas {preco_matricula} ao ano o aluno tem acesso a qualquer curso da plataforma, desde direito até pedagogia;
  • Certificado: o aluno pode realizar a prova de conhecimento e obter o certificado para ser utilizado como horas complementares em faculdades e até em provas de títulos em concursos públicos (analisar edital).

Quer ficar mais próximo da sua aprovação em concursos públicos ou se tornar um profissional mais qualificado? Então confira os nossos cursos a distância e aproveite a oportunidade para se destacar no mercado de trabalho! Inscreva-se no portal, é fácil e rápido.

E não se esqueça de comentar suas dúvidas no conteúdo para que possamos ajudá-lo.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.