Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Noções básicas de digitação: técnicas para memorização + curso online

digitacao-educamundo-02-1

A digitação substituiu a escrita manual, tarefas que precisavam de papel e caneta agora precisam de digitação ágil. A digitação é essencial a qualquer atividade, pois tudo a tecnologia está presente em todos os setores da vida. Saber como digitar rápido é uma habilidade desejável em qualquer profissional.

Você sabe como digitar rápido? Ter essa habilidade ajuda a aumentar a produtividade da rotina de trabalho, de estudos e da vida pessoal, sabia? Com a correria do dia a dia e a necessidade de "ganhar" tempo para cumprir todas as tarefas, os conhecimentos em informática, sobretudo em digitação eficiente, são muito bem-vindos.

Mas como aprender digitação de maneira prática, econômica e eficaz? Bom, hoje não há melhor escolha do que o aprendizado em um curso online de digitação. Aqui no Educamundo, por exemplo, você tem a chance de descobrir conteúdos interessantes acerca deste tema através do Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, considerado um dos cursos online para qualificação profissional mais bem avaliados do portal.

Essa dica de curso online conta um conteúdo programático diferenciado, elaborado por uma equipe pedagógica exclusiva. Você, que visa aprender tudo sobre digitação e disciplinas correlatas, vai adorar toda a facilidade que os cursos online com certificado têm a oferecer.

De forma sucinta, podemos dizer que os cursos online do Educamundo oferecem: eficiência, economia e flexibilidade. Eles ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem ser realizados através de smartphones, computadores ou tablets que tenham acesso à internet. Prático, não é mesmo?

E então, quer conhecer mais sobre o curso de digitação online e demais sugestões para se capacitar? Acompanhe nosso artigo para ficar por dentro da temática e desvendar como aprender digitação pode transformar sua vida profissional, acadêmica e pessoal. Leia!

Teclado do computador para iniciantes

Conhecer o computador por completo, sobretudo o teclado, é o primeiro passo antes de descobrir conceitos e técnicas de digitação. Por isso, esse é um dos tópicos iniciais de nosso curso online de digitação, voltado principalmente para quem está começando a desbravar o mundo da informática.

Os teclados de microcomputadores de mesa, conhecidos também como desktops, e dos portáteis, como os famosos notebooks, seguem os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atualmente, vale saber, há dois modelos vigentes no mercado brasileiro: o ABNT e o ABNT2. 

As disposições das teclas destes dois modelos se assemelham, no entanto, há algumas diferenças básicas que podem confundir em um primeirmo momento. O ABNT2 contém a tecla AltGr, que ativa terceiras funções das teclas numéricas. Esta tecla não existe no ABNT, o que faz com que os números não tenham símbolos para serem ativados. Além disso, no ABNT2, que é o modelo mais utilizado hoje em dia, você encontra a tecla Ç.

Bom, e quanto ao teclado com padronização internacional? O modelo inglês é o mais importado pelos brasileiros e até pode ser encontrado em grandes lojas do país. Quem for aprender digitação através dele, deve se atentar à diferença que ele possui do teclado brasileiro. Primeiramente, ele não apresenta o “Ç”. O Enter também é bem menor do que outros layouts e alguns acentos ficam em posições diversas.

Em cursos a distância sobre digitação e informática no geral, são explanadas as características completas sobre cada tipo de teclado. No material do Curso Online Noções Básicas para Digitação, são incluídas informações sobre a ativação dos caracteres especiais, o uso do teclado numérico, entre outras.

curso online de digitação

Como aprender digitação: memorização do teclado

Conhecendo todos os elementos do computador, sobretudo o teclado, você já pode começar a estudar um pouco sobre os mecanismos funcionais que envolvem a informática, como escrever e editar textos. Afinal, como aprender digitação com qualidade, sem adquirir vícios ou passar por dificuldades? Esta é uma questão que muitos iniciantes em computação têm e que só cursos online de excelência podem detalhar.

Sem dúvidas, um dos primeiros passos nesse processo de aprendizado é a memorização do teclado. Nosso curso de digitação online expõe inúmeras técnicas que facilitam a compreensão e melhoram a habilidade com as teclas rapidamente. 

Para exemplificar o que é disseminado por cursos online, selecionamos os principais pontos sobre a memorização do teclado. Veja só:

  • Digite o alfabeto repetidas vezes. O ideal é que você treine um pouco todos os dias, digitando em plataformas de texto, como o Word. Comece com o alfabeto em letras minúsculas, depois, em letras maiúsculas (combinando o shift + letra).

  • Digite palavras relacionadas a você: seu nome completo, endereço, onde estuda, entre outras informações que fazem parte de seu dia a dia. Repita cada palavra diversas vezes, para que você ganhe segurança e velocidade.

  • Desenhe o teclado em um papel e tente se lembrar da posição de todas as teclas, escrevendo suas sugestões. Depois confira para ver quais você acertou. Isso pode ajudar a decorar uma a uma.

  • Tente digitar palavras a sua escolha, mas de olhos fechados. A cada tecla apertada, fale o nome das letras, dos número ou símbolos. também é uma forma de garantir mais agilidade no raciocínio.

São muitas e muitas formas de memorização bacanas que são ensinadas no curso online de digitação, todas importantíssimas para quem está aprendendo os conceitos iniciais de informática. O essencial é que você treine bastante para reforçar a prática e melhorar a cada dia.

Para auxiliar na criação e edição de textos nessa etapa do aprendizado, indicados também um bom curso online sobre softwares especiais para essa finalidade. Aqui no Educamundo há o Curso Online Word Básico‍, dica super completa para quem visa escrever qualquer tipo de documento no computador.

Você sabia que há jogos de digitação disponíveis na internet e que você pode treinar digitação de maneira divertida? Em uma busca rápida você encontra vários deles. Há também testes de digitação online, ótimos para lhe torna um exímio digitador.

Como digitar rápido e com todos os dedos

Além de digitar bem, muita gente procura um curso online para aprender como digitar rápido e com todos os dedos. Os professores de informática são categóricos ao dizer que a velocidade e destreza são adquiridos com a prática, no entanto, há meios para conseguir agilizar essa etapa. Quem realiza cursos online com certificado sobre o tema sabe que há inúmeras aulas que demonstram táticas precisas para melhorar a agilidade ao digitar.

Elencamos abaixo algumas ideias mostradas em nosso curso de digitação online e que merecem sua atenção quando o assunto é digitação rápida e profissional:

  1. A posição das mãos é extremamente importante. Vale saber que os teclados brasileiros já possuem marcas próprias nas letras F e J, que mostram o local onde devem ficar os dedos indicadores. Os demais dedos devem seguir essa mesma fileira de teclas e cada um ficará responsável por um conjunto de letras, números e símbolos.
  2. Direcionando seus dedos para cada grupo de teclas, será mais fácil treinar a digitação com as duas mãos completas. Do dedo mindinho ao polegar, você poderá digitar textos com muita rapidez.
  3. Bom, para garantir que você tenha segurança ao digitar e não erre muitas palavras – o que economiza tempo -, vale recorrer a técnicas exploradas no tópico anterior. A de digitar falando o nome das teclas em voz alta, por exemplo, é excelente nesse caso. Com o tempo você saberá como digitar rápido e sem nem precisar olhar para o teclado, que tal?
  4. Outra característica importante é a sua postura ao sentar frente ao PC ou notebook. Caso esteja se sentando em uma cadeira muito baixa ou alta demais, e seus braços estejam em uma posição desconfortável, você pode ter problemas para digitar rápido e de forma correta. Em bons cursos a distância relativos ao tema há dicas de ergonomia, ciência ligada à qualidade da relação entre homem x trabalho exercido.

Nosso curso online sobre digitação explica a fundo toda a dinâmica que você deve seguir para ser ágil nessa função. Com tutoriais e testes específicos é possível digitar mais facilmente com todos os dedos sobre o teclado.

6 dicas de digitação para você treinar:

  1. Posicione os dedos no teclado e treine sua posição nas teclas correspondentes;
  2. Comece a digitar devagar, observando que cada dedo digite a tecla correta;
  3. Aumento o ritmo da digitação;
  4. Coloque qualquer áudio e digite o que ouvir;
  5. Acostume a digitar sem olhar para o teclado;
  6. Use e abuse das ferramentas virtuais disponíveis para treinar digitação e faça um curso de digitação online, um método eficiente de aprendizado.

Aprenda e pratique com o curso online de digitação

Aprender digitação não é um bicho de sete cabeças e você poderá atestar isso em cursos a distância como o que oferecemos aqui no portal. Com as ferramentas certas, treino e dedicação nas aulas relativas é possível se tornar um verdadeiro expert no assunto. É uma forma interessante e econômica de melhorar o currículo, chamar a atenção dos recrutadores e potencializar os resultados de diferentes trabalhos.

Ficou animado para realizar nosso Curso Online Noções Básicas para Digitação e demais cursos online com certificado? Faça já sua inscrição no Educamundo e garanta o acesso a todos os mais de 1200 cursos do Pacote Master. O investimento é de apenas {preco_matricula}, válido por um ano, sendo que há oportunidades de estudo em diversas áreas de atuação. O que está esperando para começar?

Esperamos que tenha gostado do artigo e que retorne mais vezes para conferir outros conteúdos. Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.