Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

5 dicas para fazer a transição de carreira

transicao-carreira-2

 

“Quero mudar de profissão, mas não sei o que fazer”. Esse pensamento pode aparecer na cabeça de muitos profissionais, especialmente depois de 30 anos. Muitos deles optam por realizar uma transição de carreira.

Vários especialistas qualificam essa ação como algo normal e saudável para a vida da pessoa. Uma maneira de ela adquirir novas habilidades e continuar a evoluir profissionalmente. Mas dar esse passo rumo à carreira que quer não é algo que deve ser feito sem pensar. É preciso estar determinado, e ser perseverante para se reinventar.

Por isso, se você é uma das pessoas que está com o pensamento que iniciamos esse texto, daremos dicas que você precisa saber para se preparar e realizar uma mudança profissional para chegar onde deseja.

O que é transição de carreira?

É um movimento feito pelo profissional que almeja mudar seu posicionamento em seu emprego atual ou até mesmo uma mudança completa na sua área de atuação.

De forma planejada, é uma ferramenta muito importante na gestão profissional. Por isso, ao ter certeza de que dará esse passo, é importante saber exatamente o que quer e onde pretende chegar. Nesse caso, a nova carreira que você pretende atuar.

Quando fazer uma transição de carreira?

Decidir por uma transição de carreira pode se dar por alguns motivos, geralmente ligados à objetivos de longo prazo, como alguns dos listados abaixo:

  1. insatisfação profissional;

  2. não vê mais perspectivas na área ou no seu mercado de trabalho;

  3. se sente estagnado ou desmotivado em seu emprego atual;

  4. as carreiras da sua área atual estão em baixa;

  5. seu salário atual é abaixo do esperado;

  6. chegou ao limite no seu emprego atual;

  7. não se vê nesse emprego durante muito tempo em sua vida;

  8. sua profissão atual entra em conflito com os seus valores pessoais;

  9. ou simplesmente deseja embarcar em uma nova e desafiante carreira.

O profissional também pode ver a chance para uma mudança de carreira quando é demitido do seu emprego atual, aproveitando a chance para encontrar a posição que realmente deseja ou algo completamente novo.

Como fazer?

Agora que você decidiu por realizar essa mudança, que tal cinco dicas para mudar de profissão da forma certa? Confira abaixo.

Tenha autoconhecimento

Muita gente não sabe como mudar de carreira por que não sabe ou desconhece suas qualidades de trabalho. É importante que o primeiro passo em uma transição como essa seja reconhecer e listar suas habilidades, competências, personalidades e comportamentos. Sua mudança de profissão deve estar alinhada com o seu objetivo de vida.

Ao descobrir cada informação relacionada acima, você poderá usá-las em seu benefício.

Pesquise o mercado

Veja como está o mercado e as vagas para as quais pretende concorrer. Verifique como estão as oportunidades, as remunerações e, principalmente, o que os recrutadores estão pedindo para os profissionais que querem preencher essas carreiras.

Isso quer dizer saber que tipo de cursos, formações, habilidades e características são importantes para chamar a atenção dos recrutadores. Faça um trabalho de pesquisa meticuloso e, se for necessário, faça cursos para se especializar.

Planeje como chegar onde deseja

É preciso estar preparado para realizar tamanha transição na sua vida profissional. Por isso, é importante planejar exatamente onde se quer chegar. Nesse caso, no emprego que você pretende conquistar.

O processo de transição pode trazer um desafio que mexe muito com a parte psicológica de uma pessoa: a possibilidade de ficar sem dinheiro por um longo período. Por isso, uma boa dica é preparar uma reserva financeira para segurar as pontas enquanto não conquista a tão sonhada vaga.

Ou, mesmo com o emprego dos sonhos, para se manter com o baixo salário inicial.

Faça um bom networking

Uma das dicas primordiais que podemos dar é criar ou ter uma forte rede de contatos para sua nova profissão. Se tiver colegas que tenham a ver, ou já estejam inseridos no mercado que você pretende entrar, podem ser de grande ajuda para dar conselhos e indicar cursos da área.

Também vale a pena criar uma rede de contatos através de formações como graduação, especialização, workshops e MBA, por exemplo, além de também ajudar a aprender mais sobre a área e passar a inseri-la no seu dia a dia.

Nunca é tarde para começar

Com que idade se deve fazer uma transição de carreira? Não há uma época certa, mas é importante ter em mente que nunca é tarde demais para fugir da zona de conforto. Uma mudança de carreira reflete diretamente em sua felicidade, e nunca é tarde demais para ser feliz na vida.

Não tenha medo de arregaçar as mangas e correr atrás da profissão que trará um grande senso de realização para si. Será difícil, mas seja resiliente para conquistar o que deseja.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.