Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Desvende os grandes desafios dos novos modelos de gestão empresarial

Gestao-Empresarial4-2-1

Os modelos de gestão empresarial, tradicionais e contemporâneos são: gestão democrática, gestão meritocrática, com foco em resultados, com foco em processos, gestão autoritária, gestão por cadeia de valor, gestão centralizadora, participativa, de desenvolvimento humano e gestão tecnológica.

Enquanto há alguns anos vivíamos na era das organizações industriais, focadas somente em produção, hoje os cenários das empresas são outros. Os novos modelos de gestão empresarial destacam a inovação tecnológica, a sede por conhecimento, comunicação e a busca pela sustentabilidade.

Novos modelos de gestão empresarial: como enfrentar o novo cenário?

Embora as empresas estejam se alinhando à uma nova forma de gerenciar, tal adequação ainda oferece alguns obstáculos e desafios. Em nosso artigo de hoje você irá refletir sobre alguns pontos importantes deste tema, conhecendo os novos modelos de gestão e seus desafios. Vamos lá?

4 principais modelos contemporâneos de gestão

Antes de falarmos sobre os desafios, vamos identificar alguns dos principais modelos atualmente seguidos por administrações contemporâneas?

Gestão de empoderamento: envolvendo motivação, poder, autonomia e liderança, a gestão do empoderamento visa estimular o colaborador a tomar suas próprias decisões. O grande ponto é a delegação de tarefas por parte do gestor. Apesar de ser um modelo de gestão que reduz o tempo de produção, por exemplo, não é indicado para empresas com missões e valores rígidos e tradicionais, uma vez que este exige liberdade para atuação dos funcionários.

Gestão do desenvolvimento humano: neste modelo de gestão, o foco principal é o desenvolvimento pessoal e individual de cada colaborador. Para tanto, processos impessoais são descartados. Sendo assim os gestores são responsáveis por oferecer os subsídios necessários para o desenvolvimento, incluindo referências técnicas e conhecimento, além de acompanhar sua evolução dentro da organização. Workshops e cursos online são boas ferramentas a serem utilizadas neste tipo de gestão.

Gestão tecnológica: grande destaque entre os modelos contemporâneos de gestão, a gestão tecnológica prioriza a garantia de transparência e alta performance durante os processos, buscando sempre resultados assertivos. Utilizando novas ferramentas e soluções, as empresas acirram a competitividade.

Gestão colaborativa: a gestão colaborativa deixa de lado a barreira de níveis hierárquicos e valoriza o gerenciamento colaborativo. Ao invés de delegar o poder de decisão para um único membro, todos os colaboradores são ouvidos pelos gestores e, em conjunto, as estratégias são definidas.

##lista_curso##

Exemplos de gestão empresarial

Dentro dos novos modelos de gestão existentes e mais utilizados existem técnicas específicas que oferecem resultados positivos e, às vezes, nem tão positivos assim. O grande segredo de uma boa gestão é mensurar os resultados com eficiência e, assim, priorizar as técnicas mais assertivas para o negócio.

Veja alguns exemplos de gestão empresarial que podem gerar resultados realmente efetivos:

  • CPM (Gestão de Performance Corporativa):

  • KPIs: Do inglês, Key Performance Indicators, os KPIs realizam o monitoramento dos resultados obtidos através das ações de gestão. Avaliando as informações apresentadas pelos indicadores – e comparando-as com as metas traçadas no início do projeto, os gestores podem ou não optar medidas corretivas.

  • Resultados organizacionais: criado por Peter Ducker ainda em 1950, figura conhecida como o pai da administração moderna e contemporânea, este é um exemplo de gestão com foco nos resultados e não apenas nos processos. Há um estímulo para que o colaborador atinja as metas previamente estabelecidas.

  • A vista: prioriza a transparência das atividades desempenhadas por cada colaborador. Além do gestor, o próprio funcionário tem acesso aos resultados obtidos em suas ações.

E os principais desafios da gestão empresarial moderna? Quais são?

Você deve se perguntar se com todos os avanços no processo de gestão, o mercado tem se adaptado facilmente, não é? Deve-se salientar que o processo de mudança entre o “objetivo-lucro” e “lucro-objetivo” não é simples e exige discernimento por parte dos gestores.

Um dos grandes desafios da gestão empresarial é a administração de negócios isenta de níveis hierárquicos. Usualmente, estamos acostumados a delegar funções e não participar do processo de forma efetiva, de forma a respeitar a responsabilidade de cada cargo e manter uma visão sistêmica. No entanto, em uma empresa moderna, tais processos devem ser globais – isso significa que um assistente pode, sim, acrescentar ideias novas à atividade do supervisor, por exemplo. Nestes casos, a abertura para o diálogo é imprescindível.

Outro obstáculo é compreender a nova faceta das ações de marketing. Em tempos nos quais as redes sociais são protagonistas, as divulgações vão além da premissa comercial. Hoje, as campanhas devem focar os valores, missões e objetivos da empresa, ou seja, é preciso deixar transparecer a “cara” do negócio. A aproximação junto aos clientes torna-se natural e, consequentemente, resulta em novas vendas – e fidelização de clientes.

##lista_vantagens##

Turbine suas ações de gestão com os cursos do Educamundo

Interessados em aprender um pouco mais sobre os modelos de gestão empresarial encontram aqui no Educamundo os melhores cursos da área. O Curso Online Gestão Empresarial, por exemplo, oferece bons subsídios para que o inscrito compreenda as características dos processos organizacionais, liderança, cultura organizacional e muito mais! 

Além desta opção, o Educamundo disponibiliza mais de 1.200 cursos online com certificado opcional, em 23 áreas de conhecimento. O acesso a todos os cursos é ilimitado, durante 1 ano, com o investimento único de {preco_matricula}, sem mensalidades!

Gostou? Então inscreva-se hoje mesmo e capacite-se com o melhor portal de cursos online do país. Até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.