Ao estudarmos o processo penal, identificamos a existência de alguns instrumentos específicos que vão orientar a ação do Ministério Público, autoridade policial, advogados e magistrados.
Dentre os instrumentos mais populares estão a denúncia e a queixa crime, que são petições que darão início ao procedimento penal a ser utilizado.
No artigo de hoje, baseando-se no exposto em nosso Curso Online Direito Processual Penal, vamos tratar da explicação de cada um desses termos. Acompanhe.
O que é a denúncia e queixa crime?
Sempre que acontece um crime é preciso noticiar o fato às autoridades competentes, nisso estão envolvidos tanto a polícia, quanto o Ministério Público, a depender do tipo de infração.
Após organizar todas as informações, como o tipo de crime cometido, provas, documentos e testemunhas, chega o momento de dar início ao processo. Daí surge a petição, que pode ser tanto a denúncia quanto a queixa crime, vejamos o conceito de cada uma.
##lista_curso##
O que é denúncia e qual a sua relação com a ação penal pública?
A denúncia é a petição inicial de iniciativa do Ministério Público (por estar envolvido interesse público), que dá início à ação penal pública.
Esta será sempre acompanhada do inquérito policial, com todas as informações necessárias para o prosseguimento da respectiva ação penal.
Após a apresentação da petição, dar-se-á início ao processo, para que a autoridade judicial possa julgar de acordo com a infração cometida.
Se Fulano saca uma arma e mata Cicrano, caberá à polícia a investigação, e ao Ministério Público o início da respectiva denúncia, narrando os fatos e inserindo as informações necessárias, para, no caso, pedir a condenação do acusado.
O que é queixa crime e qual a sua relação com a ação penal privada?
Queixa crime é uma petição inicial de iniciativa do ofendido (interesse privado), que é encaminhada ao juízo criminal com o fato típico e argumentos em que se pede a condenação do(s) acusado(s). Após a sua impetração, dar-se-á início à ação penal privada.
A título de exemplo, imagine a seguinte situação: João vai até Maurício (seu desafeto) e afirma, sem provas, que aquele é um ladrão, espantando todos que ali estavam presenciando a cena.
Ofendido com o ocorrido, Maurício vai até a delegacia, noticia o fato à autoridade policial e, em seguida, procura um advogado para que o mesmo peticione a queixa-crime, pedindo a condenação de João pelo fato criminoso que o mesmo lhe imputou.
##lista_vantagens##
Aprenda mais sobre o assunto com o Educamundo
Gosta de penal e processo penal e quer aprender mais sobre o tema? Aqui no Educamundo, você tem o curso perfeito para isso: o Curso Online Direito Processual Penal.
Investindo apenas {preco_matricula}, uma única vez ao ano, você garante acesso a este e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master, por um ano inteiro.
É um excelente custo benefício, visto que estão inclusos cursos online em mais de 23 áreas de atuação para estudo, qualificação e atualização profissional.
Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo no portal e inicie seus estudos ainda hoje.