Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Produtividade x Cursos Online 24 horas: desvende em 9 passos

como-tornar-seu-dia-produtivo-450x236-2

Você já ouviu falar em procrastinação? O termo é bastante comum nas discussões entre profissionais que trabalham em regime home office, bem como entre os estudantes que realizam cursos online, ou seja, estudam a partir de casa. Bem resumidamente, procrastinar significa deixar a resolução de uma tarefa para depois, adiando-a, sem grandes motivos. Comumente, a procrastinação está aliada à falta de produtividade, uma vez que se você deixa pra depois o que pode fazer agora acaba atrasando a conclusão de projetos e, consequentemente, comprometendo resultados. O assunto pode ser considerado um grande desafio para quem não tem ideia de como administrar o tempo em seu dia a dia.

O grande segredo para se livrar da procrastinação é pontuar quais são as atitudes sabotadoras, aqueles que fazem com que você enrole e não conclua suas tarefas. Uma vez conhecendo-as, é possível eliminá-las e focar suas forças no que realmente importa.

Para que você se organize e torne o seu dia mais produtivo, trazemos em nosso artigo de hoje 9 recomendações que, se seguidas com comprometimento, auxiliarão você a concluir suas tarefas e reduzir o sentimento de urgência (que também é outro fantasma). Apesar de direcionada a profissionais de todas as áreas, as dicas sobre como ser mais produtivo são especialmente proveitosas para quem realiza ou está prestes a iniciar cursos online, já que para se dar bem em cursos EAD é preciso comprometimento. Boa leitura!

Como conquistar sua certificação com cursos disponibilizados 24 horas?

Sabemos que os cursos a distância são boas opções para quem não pode se deslocar diariamente aos cursos presenciais. Até porque estes cursos  online que estão disponíveis 24 horas, podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Além disso, são bem mais econômicos, uma vez que as melhores plataformas de cursos EAD, como o Educamundo, por exemplo, oferecem cursos online com certificado por valores bem atrativos: aqui no portal, o inscrito investe {preco_matricula} uma única vez e tem acesso ilimitado a 1200 cursos nas mais diversas áreas. Pode, inclusive, contar com emissão do certificado de conclusão que pode ser utilizado para muitos fins, como valorização do currículo, prova de títulos em concursos públicos e complementação de cargas horárias em cursos de graduação.

Com todas estas vantagens, cabe ao aluno optar por estratégias que intensifiquem seus estudos, a fim de obter êxito ao final destes cursos online, conquistando assim sua tão sonhada certificação. Te damos uma forcinha: veja a seguir as 9 dicas sobre como ser mais produtivo que te prometemos lá no início do artigo:

##lista_curso##

1. Defina prioridades

Você deve priorizar o que realmente é importante naquele momento e o que pode ser deixado para depois. Um exemplo: se você precisa estudar uma matéria que será cobrada na prova de segunda-feira, não faz o menor sentido começar a estudar pela disciplina cuja avaliação será apenas na sexta-feira. Quanto mais você ignora as prioridades, maior será o estresse quando for finalmente realizá-las – pois aí, entra aquele sentimento de urgência que citamos logo no início do nosso artigo.

Quando precisamos correr para executar uma tarefa, as chances de entregar um resultado cuja qualidade é inferior só aumenta. Então, vale a máxima: relacione as prioridades e se esforce ao máximo para manter o foco apenas nestas atividades.

2. Faça listas

Há quem não goste de listas, mas não há como negar que elas são uma verdadeira mão na roda para organizar os afazeres no dia a dia – até porque às vezes a memória pode falhar. Mas tenha cuidado: as listas devem trazer metas realistas e possíveis de serem cumpridas. Não adianta enchê-la de tarefas que fogem à sua capacidade.

Quando você transporta suas ideias para o papel, os objetivos podem ser visualizados de uma forma mais clara, propiciando um maior empenho e força de vontade. Assim como citamos no tópico anterior, as prioridades também deve ser consideradas aqui: liste sempre das tarefas mais importantes, encerrando com as menos prioritárias.

3. Transforme grandes tarefas em pequenas tarefas

Quando uma tarefa é muito volumosa, ela pode assustar e até mesmo desanimar – comprometendo totalmente a produtividade do indivíduo. Vamos dar um exemplo bem simples: você está iniciando um curso de qualificação profissional cuja carga horária é de {carga horaria maxima} horas. Se você for ter em mente que precisará se dedicar {carga horaria maxima} horas para conquistar o seu certificado de conclusão, pode ser que se canse antes mesmo iniciar os estudos, não é? Mas e se você analisar por outro lado, dividindo a carga horária total em poucas horas por dia e transformar sua meta geral em pequenos desafios diários? Temos certeza de que a caminhada será bem mais leve e você conquistará os seus objetivos de forma bem mais produtiva.

Para que você receba algumas outras dicas de como organizar seu tempo, uma boa opção é realizar os cursos a distância relacionados à este tema. Aqui no Educamundo você tem à disposição o curso online Administrando Melhor o Tempo, que traz conteúdos que lhe auxiliarão neste processo.

Ao longo do cronograma, os inscritos são submetidos à tópicos relacionados ao planejamento do tempo, elaboração de agendas diárias e também à criação de cronogramas que respeitem prazos, prioridades e resultados. Finalizando o curso o inscrito estará preparado para controlar o seu tempo de forma saudável, sem interferir negativamente em sua rotina, tanto profissional quanto educacional. Espera-se que os inscritos dominem as táticas de como administrar melhor o tempo, elevando seus níveis de produtividade.

Cursos 24 Horas

4. Evite distrações

Quando você é interrompido por distrações do dia a dia, o foco é rapidamente perdido. E até que você retorne à concentração, muitos minutos produtivos são jogados por água abaixo. Os grandes vilões de quem estuda e trabalha em casa são, sem sombra de dúvidas, os smartphones, notificações de e-mails e redes sociais. Por isso é preciso ficar atento ao tempo que você utilizada nestas ferramentas.

Sabemos que é quase impossível ficar longe do celular, principalmente se você resolve tudo pela internet e pelos aplicativos. Mas é preciso se esforçar um pouco: enquanto estiver acompanhando os conteúdos dos cursos online com certificado, fique longe do celular. O ideal é deixá-lo no modo silencioso (sim, nem mesmo deixe vibrando – porque você vai perceber a vibração e vai pegar o aparelho) e, também, longe do seu campo de visão. Pode parecer brincadeira mas se o smartphone estiver à vista, a tentação de pegá-lo para dar uma ‘conferidinha’ nas notificações pode vencer o seu pulso firme.

Quanto às redes sociais, e-mails e demais sites, não tem outra saída. É preciso delimitar períodos para utilização e respeitá-los criteriosamente. Uma boa dica é definir períodos para leitura e resposta de e-mails, como 1 hora antes de iniciar o trabalho ou estudo, por exemplo. Já para as redes sociais, nada de abrir uma nova aba no navegador: visitar perfis e páginas enquanto estudamos ou trabalhamos é um prato cheio para a procrastinação.

5. Faça pequenas pausas ao longo do dia

Se até máquinas precisam de descanso para trabalhar de forma satisfatória, porque os seres humanos devem trabalhar sem pausas, incansavelmente? Não adianta, a mente (e o corpo) precisam descansar.  Fazer pequenas pausas durante o dia renova os pensamentos e aflora a criatividade.

Existe uma técnica de produtividade bem bacana que pode contribuir com este descanso em pequenos períodos do dia. Trata-se da técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo desenvolvido no final dos anos 80 por Francesco Cirillo. Ele consiste na divisão do tempo em pequenos períodos de 25 minutos chamados de ‘Pomodoros’, seguidos de 5 minutos de intervalo para descanso. Ou seja: a cada 25 minutos ininterruptos de trabalho, você pausa por 5 minutos para descansar e se distrair. Durante os 25 minutos o foco é total, concentração apenas nas tarefas que você deve realizar.

Quando chegar aos 25 minutos, não importa em qual etapa da tarefa você esteja, pare. Mesmo que esteja no meio de um parágrafo de uma redação. Pode parecer curioso, mas tenha certeza que ao finalizar a pausa de 5 minutos você estará louco para retornar ao trabalho e concluir o que estava fazendo. Trata-se de uma excelente técnica para aguçar a concentração, foco e produtividade – e que, além de tudo, dá dicas para que você aprenda como organizar seu tempo.

##lista_vantagens##

6. Cuide da saúde

Não cometer loucuras é muito importante, iniciar um processo de estudos sem pausas ou boas noites de sono não funcaiona em nada. Pelo contrário, vai te atrapalhar muito. Por isso, nada de sair por aí fazendo cursos 24 horas por dia, Excesso não é sinônimo de produtividade e aprendizagem. Afinal, nem sempre estudar e trabalhar demais significa que você está, de fato, produzindo algo de qualidade. É preciso saber a hora certa de parar e, principalmente, atentar-se aos sinais que o corpo dá. Mentes e corpos cansados e estressados tornam-se ainda mais improdutivos com o passar do tempo. Neste caso, hábitos saudáveis são mais do que obrigatórios. Manter a qualidade de vida e reservar um tempo para a família é de extrema importância.

  • Reserve 1 hora do seu dia para a prática de exercícios físicos, seja uma caminhada, corrida ou até mesmo alongamento na sala de casa.

  • Alimente-se corretamente, evitando frituras, bebida alcoólica e muitos doces. Prefira refeições mais leves, que não comprometam a sua disposição para o trabalho logo após o almoço, por exemplo.

  • Faça exames de rotina e acompanhe o estado geral de sua saúde. Quando você faz cursos a distância ou trabalha home office, sua produtividade interfere diretamente nos resultados. Se você fica doente, por exemplo, não consegue acompanhar de forma confortável todos os materiais oferecidos pelas plataformas EAD. O mesmo ocorre no caso de quem faz home-office. Uma tarde de mal-estar pode interferir negativamente na produção e, consequentemente, nos rendimentos ao final do mês.

7. Aposte na tecnologia

Quando utilizada de forma certeira, a tecnologia faz um bom par com a produtividade, auxiliando inclusive na organização de tarefas e oferecendo ferramentas que atendem às principais demandas de como administrar o tempo. Muitos aplicativos podem ser utilizados. Relacionamos alguns para você:

  • Any.do: disponível para Android e iOS, o Any.do funciona como uma lista de tarefas, onde você insere os compromissos escrevendo ou por voz. Ao concluir as tarefas, basta balançar o smartphone que a lista é zerada. Também está disponível para desktop, na versão web (todas os dados são sincronizados entre as duas versões).

  • Trello: com excelentes versões para web, iOS e Android, o Trello é um dos gerenciadores de tarefa mais utilizados por grandes equipes. Totalmente customizável e adaptável ao uso pessoal, a ferramenta permite a criação de quadros que, por sua vez, recebem cartões específicos. É possível adicionar  informações em cada cartão, bem como data de entrega e outros participantes. Um bom exemplo de uso é quanto à organização dos estudos. É possível criar quadros para diferentes disciplinas e dentro de cada quadro cartões sobre variados temas. Cada cartão pode conter links para estudo, referências e dúvidas.

  • Asana: Asana é bem similar ao Trello – funcionando como uma plataforma de gestão de projetos individuais e em equipes. Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o app possibilita a criação de cartões nos quais podem ser inseridos comentários, prazos para entrega, briefings. Arquivos também podem ser anexados.

  • Google Keep: rodando apenas no Android, o Google Keep utilizada utiliza o formato de listas e lembretes, de modo que você consiga reunir todas as informações sobre as tarefas que devem ser executadas. Uma função muito importante envolve a sua geolocalização: se você definiu como lembrete que precisa comprar uma agenda, o app te lembrará dessa informação caso você esteja dentro ou perto de uma papelaria, por exemplo.

8. Tenha um hobby

Assim como manter uma vida saudável é importante, ter um hobby para chamar de seu também é muito válido. Descobrir atividades que te proporcionem prazer e felicidade dá muito mais energia para enfrentar os dias puxados de trabalho e estudo. Você pode ter vários: andar de bicicleta, meditar, ouvir música, fazer artesanato, ler um livro. Estas são apenas algumas das vastas opções.

9. Autoavalie-se

O aumento da produtividade está diretamente relacionado à análise dos erros e acertos. Ou seja, para que você aprenda como ser mais produtivo é necessário se autoavaliar. Quando você faz um raio-x das suas atividades, consegue enxergar onde está acertando e errando. Mesmo que para isso seja necessário uma ajuda externa. Para quem trabalha em equipe, uma ótima dica é contar com o auxílio dos colegas e realizar uma autoavaliação coletiva, pelo bem geral dos negócios.

Até mesmo quando você faz algum dos cursos disponíveis 24 horas na web é possível fazer tal análise. Neste cenário, a avaliação pode ser interessante para otimizar os processos de aprendizagem, adequando-o para o seu tipo de perfil. Sabemos que cada pessoa aprende melhor de um jeito, principalmente quando envolvem cursos EAD; cabe ao aluno descobrir o melhor caminho.

Quando você aprende como organizar seu tempo e conquista mais produtividade para o seu dia a dia, sente ainda mais vontade de iniciar novos projetos. Para quem não abre mão de uma boa qualificação profissional, uma dica é iniciar os cursos online com certificado disponibilizados pelo Educamundo. Por apenas {preco_matricula} ao ano, você tem acesso a todos os cursos, os quais possibilitam ainda a emissão de certificado de conclusão. Trata-se de cursos com cargas horárias que vão de 5h a {carga horaria maxima} horas, ideais para complementação de carga horária, prova de títulos em concursos públicos e valorização do currículo.

Agora que você já sabe exatamente como administrar o tempo e ser mais produtivo, faça sua inscrição no Educamundo e comece hoje mesmo seus estudos com nossos cursos online. Você pode deixar suas dúvidas nos comentários, que responderemos em breve. Bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.