Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Eduque-se para ganhar dinheiro: 10 cursos online para ser empreendedor

00i_empreendedor-02-3

Empreendedorismo é o termo que denomina a iniciativa de um novo negócio ou as transformações em um negócio já existente. O termo está amplamente ligado à inovação, criatividade e identificação de oportunidades, novos mercados ou novos nichos a serem explorados.

A crença de que empreender é só para quem tem o dom, ou o pensamento de que para o negócio próprio ser bem sucedido é questão de sorte, já estão mais do que ultrapassados nos dias atuais. Todos nós temos um quê de empreendedor, e que muitas vezes pode estar adormecido. Por isso, basta apenas despertá-lo. Empreender vai muito além de um dom inato. Significa ter paciência, planejamento, dedicação e força de vontade. E tudo isso está à disposição de todos. Por isso, o Educamundo separou uma lista com 10 cursos online para você abrir um negócio.

Seja no ramo da alimentação, vestuário, artesanato, informação… Não importa. Algumas habilidades são básicas e precisam fazer parte da expertise de um bom empreendedor. Os cursos de educação a distância do Educamundo, também chamados de cursos EAD, podem te auxiliar muito nisso!

Mas antes de apresentarmos algumas dicas de empreendedorismo e de cursos que vão te ensinar a como empreender você precisa saber por que esse é sim um bom negócio.

O momento certo para empreender é agora!

Ter um empreendimento próprio é uma oportunidade para fazer aquilo que realmente gosta, muitas vezes sem precisar sair de casa, e ainda realizar um sonho antigo. Mas é importante entender que empreender é também um estilo de vida. Você pode ser um empreendedor dentro do seu próprio emprego, vendendo quitutes, por exemplo, ou em qualquer outra área. Há quem diga que os tempos não são bons para novos empreendimentos. Mas se você já ouviu a frase de que são nas crises que surgem as oportunidades, pode estar certo de que a afirmação se baseia no que é observado na realidade.

Momentos de maior insegurança econômica tal como o país vive atualmente acabam fazendo com que a população se mexa para superar as dificuldades e se torne mais aberta e motivada a acreditar em novas soluções. Se você tiver essas soluções e conseguir transformá-las em um produto ou serviço, estará um passo a frente. Além do mais, se tiver seu próprio negócio funcionando durante a crise, vai poder aproveitar melhor a próxima onda de crescimento do que aqueles que decidirem empreender somente em condições econômicas favoráveis.

Essa ponderações têm encorajado os brasileiros a serem donos do próprio negócio.Tanto que quatro em cada dez adultos já possuem um negócio próprio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa no país, de acordo com estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor, e patrocinado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O dado revela, ao menos, que essa é uma área que tem dado certo. Do contrário, não teriam tantas pessoas investindo nela, não é mesmo? Porém, quando um negócio é iniciado, é preciso ter paciência, pois é natural que o retorno não seja imediato. Afinal, é tudo novo: os clientes, a marca, o produto… Mas com as dicas de empreendedorismo que você encontrará nos cursos online do Educamundo, poderá aproveitar da melhor maneira o momento ideal para empreender.

Tire suas dúvidas:

  • O que é empreendedorismo? É a capacidade de enxergar novas oportunidades de negócios e de inovar em negócios já existentes.
  • Como se tornar um empreendedor? O primeiro passo é identificar uma oportunidade. A seguir é preciso um plano de negócios, depois a formalização, que pode ser feita por um contador ou, no caso de microempreendedor individual (MEI) pode ser feita diretamente no portal do empreendedor.

##lista_curso##

1- Capacite-se: leia, estude, busque conhecimento

Ter preparo e saber como empreender são condições fundamentais para garantir a abertura de um negócio próprio. Para isso, busque leituras – publicações, livros, sites –, faça cursos online sobre empreendedorismo, administração e gestão. O conhecimento sobre a área ajudará a perder o medo do incerto.

Por isso, o número um da lista dos cursos EAD recomendados é um curso especificamente sobre esse tema: o Curso online Empreendedorismo. O módulo traz um guia completo para a elaboração do seu plano de negócio e aborda o universo das ações empreendedoras desde a abertura de empresas, seja para um pequeno ou grande negócio. No final das aulas, você estará pronto para avaliar os seus riscos, escrever seus próprios objetivos e os procedimentos necessários para que seu produto alavanque no mercado. Tudo isso te deixará mais seguro e confiante para começar esse novo estilo de vida que é empreender.

2 – Como iniciar seu próprio negócio

Curso online Como iniciar seu próprio negócio, assim como alguns cursos de empreendedorismo do Educamundo, vai te dar a base necessária para abrir um negócio. Assim como, planejar, pesquisar, fazer uma auto-análise de seus potenciais, e saber lidar com os riscos. Esses elementos são determinantes para que o seu empreendimento seja bem sucedido. E o curso ensina como desenvolvê-los. Além disso, irá te dar dicas de como analisar se o capital disponível para abrir o negócio é o suficiente ou se a decisão certa é tomar um empréstimo. Assim, ao final das aulas, você estará apto a definir os parâmetros da sua empresa, analisar o mercado e a melhor forma de colocar o seu produto à venda.

3 – Saiba gerir os recursos do seu empreendimento

Não dá para negar que o dinheiro para iniciar o seu empreendimento é importante, mas ele também não é o principal. Existem maneiras de construir um modelo de negócio e começar a viabilizá-lo contando com o mínimo de recurso possível. Se as suas principais motivações forem ter autonomia, liberdade, trabalhar com o que ama e fazer o seu negócio dar certo, o dinheiro será uma consequência. Por isso, ele não deve ser a sua principal preocupação nesse início.

Mas até que o retorno venha de forma natural, recursos de reserva pessoal ou provenientes da renda gerada dos primeiros clientes podem ajudar. Com um pequeno capital, você pode iniciar a venda do seu produto e serviço e com o lucro gerado começar, aos poucos, a ampliar o seu empreendimento. Essa prática, conhecida como autofinanciamento, pode ser vantajosa por não te deixar dependente financeiramente de terceiros. Além do mais, o lucro do negócio será todo seu. Mas, lembre-se, as despesas também! Por isso, é preciso ter cuidado. Por outro lado, você aprenderá desde o início a fazer mais com menos, o que te exigirá desenvolver a criatividade e ser inovador.

No entanto, uma situação diferente também precisa ser considerada. Muitos empreendedores iniciantes não têm o capital suficiente para abrir o negócio e a renda gerada dos primeiros clientes não é o bastante para a manutenção do tipo de empreendimento que se deseja investir. Nesse caso, a primeira opção, a do autofinanciamento, pode não ser a mais viável. Vai ser necessário pensar na necessidade de tomar um financiamento para a compra de um imóvel ou um veículo, por exemplo. Ou ainda a possibilidade de se ter um ou mais sócios.

Mas, em qualquer uma das alternativas, ter noções básicas de contabilidade pode te ajudar a gerir melhor o seu capital e aproveitar os recursos que terá disponível. O dinheiro não é o principal, mas ele também não pode se tornar um empecilho. Saber ter o controle sobre o que entra e o que sai, isto é, o capital que gira dentro do seu negócio, irá possibilitar que você tome decisões para uma economia maior do dinheiro. Para saber lidar com isso, o curso online Introdução à Contabilidade dará consistentes subsídios para que você inicie na área dos números das pequenas ou grandes empresas.

É preciso ter em mente que os desafios existem, principalmente os financeiros, mas que eles podem ser superados, principalmente se você tiver as dicas certas de como empreender.

Curso online empreendedorismo

4 – Vença os desafios com criatividade e ideias inovadoras

Na lista dos cursos online disponíveis, está o Curso online Vença desafios com criatividade. Ele é um dos cursos a distância importante para quem está iniciando no empreendedorismo. Afinal, como já dissemos, os desafios nessa área são grandes, ainda mais quando a grana é curta. Mas, ao desenvolver o potencial criativo e inovador, as suas chances de se destacar no mercado e de que o seu negócio seja bem sucedido são ainda maiores. Nesse curso com certificação, você entenderá como se dá a dinâmica do processo criativo e poderá refletir sobre a importância da criatividade no mundo dos negócios.

O empreendedorismo e a criatividade vivem em um relacionamento íntimo. Ao aprender a dinâmica do processo criativo, você poderá aplicá-la em todas as situações. A concorrência aumentou? Então você saberá como buscar soluções alternativas e inovadoras que levará o seu empreendimento a uma posição de destaque.

5 – Tenha um planejamento estratégico

O sucesso de uma ideia depende quase 100% da sua execução. Erros como criar planos que dificilmente serão executados, investir sem testar o seu produto no mercado antes ou desconsiderar a concorrência, são comuns aos empreendedores de primeira viagem. Mas você não precisa passar por isso. Experimentar a sua ideia de negócio antes, mesmo que em pequena escala ou sem o seu produto estar finalizado, é a melhor forma de saber se o negócio vai dar certo. Simplicidade também é importante, quanto mais simples e objetivo for o projeto, mais fácil será manter o foco e partir para a ação. E o mais importante: tenha um planejamento estratégico de pequena, média e longa duração! Ele irá funcionar como uma espécie de roteiro para se alcançar o sucesso.

O planejamento deve ser individual, cada empresa tem o seu. Por isso, o empreendedor deve elaborar o documento de acordo com as suas necessidades. Quer saber melhor como fazer isso? O Curso online Planejamento estratégico ensina a como traçar o plano de negócio da sua empresa e a formular os objetivos para os programas de ação. Com ele, será possível entender mais sobre assuntos como gestão empresarial de pequenos ou grandes negócios e planejamento de metas futuras para o seu empreendimento. Gerir o seu próprio negócio ficará mais fácil se você souber traçar os objetivos e metas, planos de ação e a montar uma proposta de um novo modelo de gestão. Então, atenção! Essa é uma das dicas de empreendedorismo que não deve deixar de ser aplicada.

6 – Aprenda a administrar o seu próprio negócio

Administrar não é uma tarefa simples. Como dono do próprio negócio, caberá a você algumas responsabilidades e decisões sobre a sua empresa, como a necessidade de contratação de funcionários, o controle dos pagamentos, o melhor momento para se realizar a comprar, entre outras tarefas de administração. Mas não precisa se assustar! Com um conhecimento básico de administração você pode tornar essas tarefas mais simples e assertivas.

Um dos cursos EAD que ajuda nisso é o Curso online Princípios da Administração. Ele capacita o participante a aplicar as melhores práticas, todas elas fundamentadas na administração e na aplicação dos princípios e conceitos da área. O curso também traz a introdução à Teoria Geral da Administração, entre outros conceitos e normas. Ele é essencial para adquirir visão administrativa dos processos mais fundamentais do seu empreendimento em com certeza irá auxiliar a abrir um negócio.

7 – Utilize ferramentas para auxiliar na gestão

É importante saber controlar bem os dados e informações do seu novo negócio. Afinal de contas, aquilo que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Mas o problema é que mesmo sabendo disso, muitos empreendedores não gerenciam o seu dia a dia por não dominarem as ferramentas que auxiliam na administração. No entanto, existem alguns programas mais básicos que te possibilitam a organizar-se melhor, documentar seus planos e metas e criar mecanismos de controle para a sua empresa. O Pacote Office é um deles. Word, Excel, Power Point… todos esses programas podem se transformar em excelentes ferramentas de gestão. E o melhor: eles são mais simples e fáceis para se manusear. Podem não ser os programas mais avançados que existem na administração, mas, com certeza, irão te auxiliar a se organizar melhor nesse início. O Excel, por exemplo, permite que você controle a quantidade de unidades que precisa vender para ter lucro com o seu produto.

No curso online Pacote Office você será capacitado a utilizar as principais ferramentas do Pacote Office: Word, Excel, Power Point, Access e Outlook. Com a aprendizagem destes programas, o empreendedor adquire qualificação e experiência fundamental para uso profissional no cotidiano, se tornando, assim, apto a utilizar todos os recursos do Pacote Office e suas várias ferramentas tecnológicas.

curso online empreendedorismo

8 – Foco no cliente é o melhor marketing

Ter um bom atendimento é essencial para conquistar os clientes, afinal o boca a boca continua sendo uma das melhores "ferramentas" de marketing. Exemplos de erros comuns no atendimento e que poderão afastar a clientela são: falar expressões negativas, ignorar reclamações de clientes e contar mentiras para esconder falhas ou invés de tentar corrigi-las.

Para se qualificar nesse quesito, um dos cursos online com certificado disponíveis é Curso online Qualidade no Atendimento ao Cliente. As aulas têm por objetivo capacitar sobre a importância do atendimento ao cliente, promover mudanças no comportamento de sua equipe, otimizar a qualidade da comunicação, entre outros pontos fundamentais para que você tenha uma clientela satisfeita e fiel. Um dos cursos online fundamental para quem vai abrir um negócio, ele ensina também a desenvolver um padrão de excelência no atendimento, aperfeiçoando técnicas e desenvolvendo o modelo mais adequado à missão da empresa. Não se esqueça: o cliente é seu maior capital!

9 – Use a internet para dar visibilidade ao empreendimento

A divulgação é a alma do negócio. E em um mundo informatizado no qual vivemos, a internet já provou ser um excelente ambiente para os negócios. É claro que só a divulgação não basta para que o seu produto se torne referência. Porém, com ela, ficará mais fácil encontrar o seu público alvo. Isso porque mais da metade dos domicílios brasileiros estão ligados na web, de acordo com o Resultados Digitais. Ou seja, diga adeus a lista telefônica e aposte em mecanismos de busca online, como o Google.

Curso online Estratégias de Negócios na Internet está entre os cursos a distância disponíveis pelo Educamundo. Nele, são apresentadas estratégias de divulgação, atualização das Tecnologias de Informação, criação de rotinas de acompanhamento e mensuração de resultados. Além disso, aborda o planejamento de uma boa estratégia de negócios para web, pesquisa de campo, desenvolvimento de sites, mídias sociais e outros assuntos. Assim, você poderá construir a sua própria estratégia para a divulgação do seu produto ou saberá conduzir melhor o profissional que fará isso para você.

##lista_vantagens##

10 – Aprenda a administrar o seu tempo

Além da falta de recursos, a correria natural do dia a dia é um dos motivos que dificulta os empreendedores iniciantes a alavancarem seus negócios. Então vai aí uma das dicas de empreendedorismo mais valiosa: organize-se! Nem sempre dividir o tempo com afazeres de casa, cuidados com a família, estudo e trabalho é fácil. Mas, saiba que tempo é um fenômeno que pode agir contra ou a favor. Tudo vai depender de como você lida com ele.

Por isso, um dos cursos online de empreendedorismo que não poderia faltar na lista do Top 10 é o Curso online Administrando Melhor o Tempo Ele irá te auxiliar a otimizar melhor o seu tempo e ensiná-lo a como planejar do tempo, organizar a sua agenda diária, estabelecer prioridades, contemplando prazos, resultados e facilidades. Assim, será possível fugir de uma agenda tumultuada de atividades desordenadas e ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio.

Agora que você já está por dentro de algumas dicas de empreendedorismo e dos cursos que vão te auxiliar no sucesso da sua empreitada, é só colocar a mão na massa! Abrir um negócio é, sem dúvidas, um grande desafio. Mas é preciso dar o primeiro passo! E desenvolver habilidades por meio dos cursos online com certificado do Educamundo é o pontapé inicial para qualquer empreendedor. O retorno valerá à pena.

E o melhor de tudo é que todos esses cursos que darão a expertise que você precisa podem ser adquiridos com um investimento único de {preco_matricula}, válido por um ano. Sem contar a possibilidade de escolher a carga horária dos cursos a distância de interesse e ainda ter a opção de certificação. Durante a vigência da sua matrícula, você poderá também sugerir a criação de cursos.

São mais de 200 mil alunos que acreditaram e atestaram as vantagens incríveis dos cursos online com certificado do Educamundo, um dos maiores portais de cursos ead do mercado. Não perca tempo e inscreva-se agora.

Você sabia?

  • Que há vários tipos de empreendedorismo de acordo com o formato do negócio? Veja só: empreendedorismo digital, informal, cooperativo, individual formalizado e por meio de franquias.
  • Que há várias denominações para os tipos de empreendedores? Veja: empreendedor nato, que aprende, serial, corporativo, social, por necessidade e herdeiro.

Não se esqueça de deixar um comentário com sua opinião sobre o artigo e compartilhá-lo em suas redes sociais. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de cursos online de empreendedorismo. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.