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Comunicação e Marketing: Uma Abordagem Completa

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Hoje vamos falar sobre uma área que chama a atenção de muitas pessoas por sua versatilidade e dinamismo: o campo da comunicação e marketing, um setor crucial na atualidade.

Estudantes e profissionais desse segmento deve estar por dentro tanto dos conceitos clássicos quanto das transformações sofridas pelos meios de comunicação, pela multiplicação das linguagens e pelas formas de relacionamentos. Além da formação superior, é primordial o constante aprendizado sobre novas tendências e áreas que surgem a cada ano, buscando se valorizar para as empresas e para encabeçar projetos inovadores.

Para auxiliar quem possa se interessar por uma qualificação nesse mote, há o Curso Online Comunicação e Marketing, lançado pelo Educamundo. Descubra com a gente nesse artigo tudo sobre essa capacitação excelente, particularidades dessas duas importantes áreas e a abrangência do mercado. Confira nosso Ebook sobre comunicação e Marketing: encarando os desafios da área

Tópicos essenciais sobre comunicação e marketing no contexto atual

O que é comunicação?

A comunicação é um dos processos humanos mais antigos. Ela promove intercâmbios sociais ao transmitir dados, conhecimentos, notícias, arte e ideias.

O termo vem do latim communicare, que significa, basicamente, “tornar comum”. Deste modo, podemos dizer que quando alguém pratica a comunicação com outro alguém, torna comum entre as duas partes aquilo que foi emitido. é o ato de compartilhar um conteúdo e fazer dele parte de um contexto social.

Não há como ocorrer a comunicação sem que haja um agente emissor, um meio transmissor e um agente receptor. O emissor pode ser uma pessoa ou uma instituição, dependendo do caso. Os meios variam bastante, mas podemos citar a fala, a escrita, a música ou qualquer outro ruído e símbolo.

Já os receptores podem ser uma ou mais pessoas (configurando um grupo) ou até mesmo instituições – no caso da comunicação em massa a mensagem é destinada a todos, de um modo geral. Esse conceito é exposto detalhadamente no Curso Online Comunicação e Marketing do Educamundo.

Quais são os tipos de comunicação?

Neste módulo, você conhecerá o conceito de comunicação a partir das diversas relações humanas. Como ela pode ser realizada entre duas partes ou mais? Quais os objetivos de cada tipo de comunicação? Quais as considerações diante de diferentes ambientes e contextos?

Há três vertentes da comunicação humana que devem ser explanadas para entender como os processos ocorrem nas situações cotidianas. São ações presentes na vida de todas as pessoas, que mostram o quão é essencial estar por dentro das características da comunicação e suas interações sociais.

Esse é o tipo de comunicação mais comum e simples de ser investigado. Consiste em uma troca de informações entre duas ou mais pessoas, que pode ser feita de forma direta e imediata ou indireta e mediada. Mas como classificar esses dois formatos?

é simples: a comunicação direta e imediata se caracteriza por aquela realizada frente a frente, sobretudo por meio da fala eou gestos. Pode ocorrer em ambientes informais ou formais, durante uma festa ou em uma reunião do trabalho, por exemplo. No caso da comunicação indireta e mediada, os emissores e receptores se comunicam através de algum meio – telefone, carta, computador, smartphone – que assumirá o papel de intermediador dessa troca de informações.

Para complementar sua formação nesse tópico, indicamos alguns cursos online de nosso portal, como o Relações Interpessoais e Comunicação Assertiva, duas opções de estudo para quem deseja aprender maneiras certeiras de se comunicar.

Ao compreender um pouco sobre a comunicação interpessoal, primariamente podemos atestar que ela pode caracterizar qualquer tipo de troca de informação, também no âmbito formal, como um escritório ou uma escola, utilizando linguagens e meios diferentes para tal. No entanto, aprofundando um pouco mais essa temática, devemos especificar particularidades da comunicação institucional, que naturalmente apresenta elementos e objetivos diferentes.

Para que essa comunicação corporativa seja efetiva dentro do ambiente formal de uma empresa, são utilizados métodos como:

  • E-mails
  • Sistemas de intranet
  • Ramais de telefone
  • Murais
  • TV’s corporativas
  • Jornais e revistas internos
  • Cartilhas próprias

São objetos valiosos dentro de qualquer organização e que devem se adequar à cultura organizacional, é claro.

A diferença básica entre a comunicação interpessoal (que também pode ocorrer dentro de empresas) para a comunicação institucional, é que a última é sempre mediada. Isto é, depende das mídias e de representantes oficiais (como os donos de cargos de chefia, as secretarias, os setores, etc.). Fique por dentro desses fundamentos em nossos cursos online com certificado sobre esse setor, como o Comunicação Empresarial.

Outro conceito de comunicação e marketing que deve ser estudado é a comunicação em massa, que de acordo com uma explicação básica, se faz direcionada a todos ao mesmo tempo – não é feita para uma pessoa específica ou uma só instituição, é disseminada de forma generalizada.

Essa conceituação começou a ser estudada logo nas primeiras teorias da comunicação, como a Hipodérmica, que é considerada simplista ao tentar definir que as informações transmitidas pelas mídias afetam imediatamente e igualmente todos os receptores. Entende-se que, para que os dados sejam decodificados por todo mundo, é necessário que eles sejam produzidos com linguagens simples e múltiplas, o que faz com que seja criado um padrão na sociedade receptora.

A comunicação de massa tradicional é realizada por profissionais da comunicação social, que estudam fundamentos, técnicas e práticas de jornalismo, radialismo, publicidade ou relações públicas. Todavia, esse conceito vem-se expandindo cada vez mais com a ascensão da internet.

Com a forte presença dos veículos online no cotidiano e o crescimento das redes sociais como ferramentas de marketing digital como disseminadores de informação, a discussão já permeia sobre a existência de formadores de opinião e produtores de conteúdo sem uma formação na área de comunicação social. Qualquer pessoa, hoje em dia, pode ser dono de um blog, um canal no Youtube ou um perfil no Facebook e divulgar notícias, dados, aulas, entre outros materiais, além de aplicar técnicas de marketing digital para se tornar conhecida.

Além de ser um objeto social, a comunicação atua como componente primordial do marketing. Todos os processos podem ser inseridos nessa área do mercado, favorecendo a disseminação de informações assertivas a qualquer tipo de público, seguindo inúmeros propósitos.

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O que é marketing e como ele funciona?

O termo marketing vem do inglês e pode ser traduzido como mercadologia. Ele é considerado um estudo das formas como os profissionais e as empresas lidam com o mercado e os resultados gerados a partir dessa relação.

De acordo com Philip Kotler, principal referência da área, “marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.

Em seu livro “Princípios de Marketing”, Kotler define que os objetivos do marketing são identificar as necessidades e os sonhos do público-alvo, além de medir e contabilizar o nicho de atuação e seu potencial de lucro.

Comunicação e marketing: interligação das áreas!

Dentro do marketing são realizados processos estratégicos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes, colaboradores, sócios, parceiros e a sociedade de um modo geral. Vai muito além da venda de um produto ou serviço. Engloba determinadas ações próprias para exaltar positivamente a marca no mercado, diante do público externo e interno.

Quais são as formas de aplicar o marketing?

As ações de marketing assumidas pelas empresas incluem, mas não estão limitadas a:

  1. Outbound Marketing
  2. Inbound Marketing
  3. Marketing de Relacionamento
  4. Endomarketing
  5. Marketing Pessoal

Antes de explorar os variados tipos de marketing, precisamos falar um pouco sobre a classificação evidente dessa área atualmente: o Outbound Marketing e Inbound Marketing. Essas duas vertentes possuem características exclusivas, a primeira é mais antiga, mas continua sendo praticada por muitas organizações, e a segunda consiste em uma opção relacionada ao marketing digital, que cresce a cada dia. Por essas e outras devem ser empregadas em casos diferentes.

Outbound marketing: é o modelo mais primitivo de realizar a comunicação e marketing de uma marca. O intuito é a atração por meio de ações incisivas, nas quais exibem as qualidades da empresa, do produto ou serviço em primeiro lugar, e depois, consideram o interesse do cliente e demais fatores. é realizado através de telemarketing, porta a porta, e-mail marketing, pop-ups, entre outros, que apesar de ainda serem úteis para muitas empresas, têm sido considerados métodos cansativos para os consumidores.

O inbound marketing tem como foco conquistar o cliente, mas para isso, em vez de partir para a venda direta, são elaboradas estratégias para fazer a marca ser conhecida e querida pelos consumidores. Cria-se um relacionamento saudável com o cliente, valorizando a sua necessidade em primeiro lugar, ensinando e orientando o público interessado no produto ou serviço, se fazendo presente em diversos canais da busca inicial até mesmo após a venda. O inbound marketing é feito através de conteúdos de blogs, e-books, vídeos, redes sociais, formulários embutidos nos sites, etc.

Para fazer uma gestão de marketing pertinente a cada marca, é preciso analisar esses dois processos. Bem diferentes entre si, eles podem se complementar, porém, o inbound é o que vem mostrando mais potencial atualmente, sobretudo por meio das ferramentas de marketing digital.

Quais são os principais tipos de marketing?

Existem várias formas de fazer a gestão de marketing, considerando tanto o outbound quanto o inbound. Como falamos, vai depender de uma análise precisa das necessidades da empresa e dos resultados que ela deseja atingir. Para ajudar nessa compreensão, vamos elencar alguns dos tipos de marketing, explorados detalhadamente em cursos online referentes.

Endomarketing: lembra-se de nosso tópico sobre comunicação interna? é exatamente o que o endomarketing trabalha, aplicando além de estratégias de comunicação, ações dinâmicas que envolvam os colaboradores e setores de uma empresa. Podem ser reuniões, sessões de coaching, palestras, jornais murais, tv’s corporativas, sorteios, entre outros eventos motivacionais. Um de nossos cursos online com certificado trata exatamente sobre comunicação interna, vale a pena conhecer.

Marketing Pessoal: também abordado pelo curso de comunicação e marketing do portal, esse é um tipo de marketing que precisa ser mais debatido pelo universo corporativo. Poucos profissionais sabem o poder que o cuidado com a autoimagem tem na busca pelo sucesso na carreira – e o marketing pessoal é um dos responsáveis por esse “zêlo”.

Marketing de relacionamento: um dos principais diferenciais de uma empresa está na forma como ela se relaciona com o seu público. Hoje, o relacionamento com o cliente tem extrema importância para a manutenção de uma marca e, consequentemente, para o sucesso dela. Por meio de uma gestão de marketing eficiente, é possível traçar planos específicos para atrair clientes, se relacionar com eles, atender bem e se manter em alta com o público cativo.

área de comunicação e marketing nas empresas

O assistente de comunicação e marketing é responsável em prestar auxílio no planejamento de ações de comunicação e marketing, na comunicação interna e externa da empresa, criação de emails marketing, organização de eventos, assessoria de imprensa, no desenvolvimento de sites e redes sociais e na criação de campanhas publicitárias.

Podemos avaliar que o desenvolvimento de carreira em comunicação e marketing está cada vez mais abrangente, oferecendo oportunidades sobretudo para aqueles que se mostram atualizados. Ao se formar nessa área, portanto, é essencial que o profissional se qualifique em um curso de comunicação e marketing que explore conceitos atualizados e mostre tendências promissoras.

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Tanto os profissionais de comunicação social (que inclui jornalistas, relações públicas, publicitários, radialistas e cineastas) quanto os de marketing, devem se preparar para trabalhar com pessoas e para as pessoas. São muitos os segmentos que dependem de suas funções, dos cargos mais operacionais aos de liderança.

Profissionais de comunicação e marketing tem um leque vasto de opções para atuar no mercado de trabalho. Dentro de uma empresa, pode haver um setor específico para o atendimento, que pode englobar endomarketing, comunicação interna, recursos humanos, marketing de relacionamento, CRM, pós-vendas, entre outros. Perceba que há funções relativas ao atendimento ao público interno e externo.

Eles também podem trabalhar em agências de publicidade online, que apresentam produtos, marcas e serviços no mercado por meio de anúncios e propagandas, visando o reconhecimento, a adesão de clientes e o lucro. Hoje em dia é cada vez mais comum esse nicho estar atrelado a outros campos relativos, e por isso podemos ver o surgimento de agências de comunicação e não somente de publicidade.

Precisamos falar também que esse é um mercado que abre muitas portas para pessoas que desejam atuar remotamente, por home office ou mesclando o trabalho presencial com o virtual, e que possui uma característica de “inovação” muito forte, sendo muito volátil na hora de se adaptar aos novos cenários.

Pesquisas têm mostrado que profissionais da área de comunicação e marketing consideram as empresas do segmento altamente inovadoras, sempre adotando novas tecnologias, ferramentas, ideias e aplicativos.

Nosso Curso Online Comunicação e Marketing oferece não apenas uma introdução, mas também passos práticos de como implementar as melhores estratégias de comunicação e marketing.

Não resta dúvidas de que o setor, mesmo que muito amplo e aquecido, requisita estagiários, trainees e profissionais qualificados e “inquietos”, ou seja, que estão sempre em busca de novos conhecimentos e certificações.

Tirando dúvidas!

Por isso não podemos deixar de lado a sugestão dos cursos online com certificado, que podem agregar muito valor ao seu currículo. De uma forma prática e muito eficaz, você aprende conteúdos diferenciados e que são essenciais para uma atuação assertiva seja em corporações diversas ou em projetos próprios.

Faça sua inscrição no Educamundo. Por apenas {preco_matricula} você garante acesso a mais de {quantidade de cursos} cursos online do Pacote Master, que inclui diversos títulos sobre comunicação e marketing.

é a sua chance de se aprimorar com total comodidade e alcançar um patamar mais elevado na carreira. Esperamos por você em qualquer etapa da sua jornada de aprendizado!

Aproveite a oportunidade e inscreva-se no Educamundo para aprofundar seus conhecimentos em comunicação e marketing.

Perguntas Frequentes sobre Comunicação e Marketing

O que é comunicação em massa?

A comunicação em massa é a disseminação de informação em grande escala destinada a impactar um público vasto e heterogêneo, frequentemente através de meios como televisão, rádio, e internet.

Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

O Outbound Marketing envolve estratégias tradicionais de alcance direto ao consumidor, enquanto o Inbound Marketing foca em atrair clientes por meio de conteúdo relevante e útil.

Por que é importante combinar comunicação e marketing?

A combinação destas áreas permite que as empresas não só comuniquem suas ofertas de maneira eficaz, mas também criem valor de marca e construam relacionamentos duradouros com o público.

Como funciona o Endomarketing nas empresas?

O Endomarketing se concentra em estratégias de marketing voltadas para o público interno da empresa, como seus colaboradores, a fim de promover um ambiente de trabalho melhor e mais integrado.

Quais são as tendências atuais em marketing digital?

Algumas tendências incluem o uso de inteligência artificial para personalização de conteúdo, marketing de influenciadores, e maior ênfase em experiências de usuário aprimoradas em plataformas digitais.

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