Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Provão de medicina: 10 cursos online na área da saúde

00i_medicos-02-1

A área de saúde abrange todo e qualquer tratamento ou cuidado para com as pessoas, é muito buscada por estudantes e pode abranger desde rotinas corridas e estressantes como médicos cirurgiões ou enfermeiros até profissões mais "calmas" como psicólogo ou fonoaudiólogo. Com o aumento da expectativa de vida é uma área que permanece promissora.

Cursar medicina é o sonho de muita gente, ao mesmo tempo, é algo difícil de conseguir: é preciso muito suor e dedicação para ingressar na faculdade. A disputa é acirradíssima nos principais vestibulares do Brasil. Para você ter uma ideia, em 2016, os números chegaram a 71,9 candidatos por vaga para o curso de medicina da USP de Ribeirão Preto, o mais requisitado do Brasil. E engana-se quem pensa que ao entrar e se formar na universidade tudo ficará mais fácil. Para ser um profissional reconhecido pelo mercado, o médico deve prestar a prova do Conselho Regional de Medicina (CRM), que é bem exigente.

E para agregar conhecimentos na hora de realizar essa importante avaliação estão os cursos online. Essa nova modalidade é uma das mais requisitadas para quem quer aprender mais. Se você visa passar nos provões de medicina, considere realizar cursos online na área da saúde, que são amplos e eficientes, e podem complementar e/ou reforçar diferentes matérias já aprendidas durante a graduação. É uma forma simples, porém assertiva de refrescar a memória e se dar bem nesta prova de medicina e garantir seu nome na consulta CRM, além de outras que podem surgir em sua carreira.

##lista_curso##

Provões de medicina: requisitos para exercer a profissão

Como dissemos, o curso de medicina é um dos mais disputados do Brasil e também um dos que apresentam um maior nível de exigência de seus alunos. Bom, não é para menos, já que a profissão, de certa forma, é responsável pela manutenção da saúde e da vida da propulação. Com seis anos de duração, o curso contém em sua grande dezenas de disciplinas, como cirurgia, medicina legal, patologia geral, etc, inseridas em diversas áreas da medicina, como saúde pública, pediatria, etc, todas importantes para uma formação consolidada do médico. Se você está estudando este curso ou já se formou, conhece bem as responsabilidades que essa carreira impõe, não é mesmo?

Entretanto, exames como os que são realizados pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo), evidenciam que os médicos recém-formados no Brasil estão precisando reforçar seus conhecimentos para terem bons desempenhos. De acordo com boletim divulgado pela instituição paulista, a última avaliação reprovou metade dos participantes. Vale saber que, desde 2015, a participação na prova do Cremesp passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica (RM) e, também, para a realização de concursos públicos, assim como processos seletivos de clínicas e hospitais privados.

Tal prova, geralmente composta por 120 questões de múltipla escolha, tem a duração de até cinco horas, e abrange as principais áreas da medicina, sendo elas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública e Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. O candidato, para ser aprovado, deve responder corretamente a 72 das questões, o que corresponde a 60% de acertos. Mas isso não tem acontecido com a maioria dos médicos que acabaram de se formar e por isso é preciso buscar meios de se atualizar, como cursos a distância. Você verá como é possível estudar sobre diversas áreas do conhecimento nesse tipo de capacitação.

De acordo com o Cremesp, clínica médica, saúde pública, pediatria, ginecologia e obstetrícia são os assuntos que os alunos têm apresentado maior dificuldade na avaliação. Que tal se especializar neles e em áreas correlatas também em cursos online para ser um profissional completo e responsável?

Prova do MEC para receber diploma

Além de ajudar na prova do Conselho Regional de Medicina, cursos online na área da saúde, vai auxiliar novos médicos a seguirem a mais recente determinação do Ministério da Saúde: alunos de medicina só terão diploma após prova do MEC. Essa obrigatoriedade, no entanto, está prevista para o ano de 2020. De acordo com o órgão, as avaliações serão aplicadas em caráter pedagógico a alunos dos 2º e 4º anos de faculdade. Já no 6º ano, quem não atingir a nota de corte não poderá se formar. 

A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), como chamará esse exame, foi criada pelo MEC em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e deve ser um componente curricular obrigatório. Os alunos e as instituições que não se inscreverem e não efetuarem sua participação estarão sujeitos a “penalidades” segundo as organizações. No 6º ano, que é o período final, além de uma prova de conhecimentos médicos, haverá uma segunda etapa que avaliará as habilidades clínicas do estudante. Mais um motivo para reviver seus saberes, não é mesmo?

Bom, essa novidade promete melhorar a eficiência dos cursos de medicina e consequentemente, do serviço médico o Brasil. Segundo Aloizio Mercadante, até então ministro da saúde do governo anterior, e quem divulgou a implementação e parceria com o Conselho Federal de Medicina, "o exame possibilita que problemas sejam corrigidos ao longo da formação do aluno, que terá um parâmetro para saber como está se saindo". Ele disse ainda que "vamos ter um salto de qualidade" nas mais diversas áreas da medicina.

Mas já parou para pensar que essa melhora significativa só depende de você? Passar na prova do Conselho Regional de Medicina e agora, na prova do MEC, representa um verdadeiro salto para a saúde da população, mas também para a sua carreira como médico. Afinal, qual médico não quer ter seu nome e número presentes durante a consulta do CRM? Essa profissão requer uma alta disciplina e constante atualização, seja por meio de workshops, congressos nacionais e internacionais, cursos EAD, entre outros. Todo tipo de conhecimento será de grande valia para seu crescimento profissional neste mercado tão concorrido. Pense nisso! 

Cursos que você pode gostar:

  • Cursos rápidos na área da saúde. No Educamundo alguns dos mais buscados são:
  1. Primeiros Socorros
  2. A Enfermagem e o Processo de Cuidar
  3. Fisiologia – Noções Gerais
  4. Noções sobre Biomedicina
  5. Gestão Hospitalar – Noções Gerais
  6. Massoterapia
  7. Saúde Coletiva
  8. Medicina do Trabalho
  9. Ergonomia
  10. Aspectos Relacionados às Doenças em Crianças
  11. Câncer de Mama
  12. Doenças Sexualmente Transmissíveis
  13. Ética na Saúde
  14. Fisiologia – Noções Gerais
  15. Gerontologia – Fundamentos Essenciais
  16. Citologia – Fundamentos Essenciais

cursos online na área da saúde

Cursos online de medicina para passar na avaliação do CRM e do MEC

Elaboramos este artigo com a finalidade de te ajudar na missão de passar na prova de medicina do Conselho e na do MEC. Porém, mais do que informações pertinentes, trouxemos aqui dicas valiosas de cursos online de medicina para que você já possa correr atrás do tempo perdido e se qualificar o quanto antes. Aqui no Educamundo há uma extensa lista de cursos na área da saúde voltados para estudantes e profissionais de medicina, enfermagem, assistência social, cuidados com idosos, bombeiros, entre outros. Confira abaixo a nossa seleção especial para você:

1 – Aspectos relacionados às doenças em crianças

Como falamos por aqui, uma das áreas da medicina de maior dificuldade dos participantes de provões é a pediatria. E por isso o nosso curso online Aspectos Relacionados às Doenças em Crianças é o primeiro indicado da lista. Ele vai agregar conhecimento sobre os fatores que mais influenciam o surgimento de enfermidades infantis, explanando métodos de prevenção, possíveis intervenções e tratamentos para cada idade e de acordo com cada problema. 

Esse é um dos cursos a distância mais interessante sobre o universo da pediatria, pois aborda as doenças mais comuns no dia a dia das crianças, levantando um debate sobre as causas dessa maior incidência e apresentando relações delas com o meio e com herança genética. Além disso, expõe a história de epidemias de doenças nas crianças e quais são as mais corriqueiras nos dias atuais. Sem dúvidas é uma capacitação que dá o embasamento que o aluno precisa sobre o tema.

2 – Atualização em Poliomielite

Mesmo sem casos oficiais no Brasil há 20 anos e a um passo de sua erradicação no mundo, a Poliomelite deve ser alvo de estudos de todos os médicos e especialistas da área da saúde. O curso online Atualização em Poliomielite visa atualizar os profissionais e demais participantes a respeito desta doença infectocontagiosa viral aguda, que oferece riscos irreverssíveis para crianças e adolescentes.

Nessas aulas você vai conhecer quais são as principais sequelas provocadas por esse vírus, além da história, quais foram as consequências para a sociedade no passado, a invenção da vacina, as formas de contágio, de prevenção e de tratamento. É um conteúdo completo com vídeos, artigos e demais referências elaboradas por especialistas no assunto, vale a pena conhecer.

3 – Câncer de Mama

Segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. Por esse fato e pela luta mundial pela prevenção – aqui no Brasil marcada pelo Outubro Rosa – que é necessário que médicos, estudantes, recém-formados e já atuantes façam cursos online com certificado para se atualizarem sobre ela e descobrir como podem ajudar a população. Um diploma como este pode diferenciar você neste mercado concorrido.

No curso online Câncer de Mama o profissional da área e demais interessados descobre tudo sobre os diversos tipos de câncer de mama. É exposto também as formas de se fazer esse diagnóstico, a importância do autoexame, a dados oficiais, incidência deste câncer em homens, os tratamentos e ainda sobre a questão psicológca que envolve o paciente e sua família. Afinal, como ajudar pessoas que acabam de descobrir um câncer? E como atender seus familiares? Esse curso elucida esses tópicos também.

Além disso, o curso divulga pesquisas já relizadas e que estão em andamento para descobrir como conter o crescimento das células cancerígenas. Há aulas específicas sobre a anatomia das mamas, os principais sintomas, os estágios do câncer de mama, o tamanho do tumor, sobre a fase de metástase. Se você procura cursos na área da saúde didáticos e bem completos esse está entre as nossas sugestões.

4 – Doenças Sexualmente Transmissíveis

Consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, as DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são responsáveis por tornar o organismo de homens e mulheres mais vulnerável a outras doenças. Ou seja, elas abrem caminhos para novos problemas, incluindo a AIDS e têm relação com a mortalidade materna e infantil. Esse é um tema muito amplo e que merece sempre ser discutido e estudado, incluindo em cursos a distância, pois há muito a ser feito pela conscientização da população nesse âmbito.

O curso online Doenças Sexualmente Transmissíveis fornece informações atuais e embasadas sobre esse tipo de doença, e mostra quais são diagnósticos possíeis para detecção das síndromes infecciosas através do contato sexual. Você vai conhecer mais sobre todas as DST's, assim como as causas, os efeitos e possíveis tratamentos para cada uma delas. É realmente um curso bastante abrangente e que deve fazer parte de sua lista de futuras atualizações.

cursos online na área da saúde

5 – Ética na Saúde

Esse é um tema muito recorrente em qualquer prova de medicina e que é ensinada em graduações da área. Esse curso visa atualizar o aluno quanto a ética no exercício da medicina, da enfermagem, da psicologia, entre outros setores da saúde, incentivando-o a relembrar o conteúdo e instigando-o a novos pensamentos e conceitos.

O curso online Ética na Saúde aborda questões da consciência ética sob diversos aspectos, sobretudo àquela que deve ser exercida na saúde pública. Você vai conhecer mais sobre a conduta correta dos profissionais de medicina, como ele deve ajudar seus pacientes, e também como os pacientes devem participar diante da atuação de médicos e enfermeiros. As aulas trazem Leis, decretos e resoluções, além de estudos sobre o tema.

6 – Fisiologia

Ao estudar um organismo, não basta saber como e do que ele é composto, é essencial entender como ele funciona, quais são suas estruturas e como mantê-las saudáveis, e é isso o que compreende a fisiologia, ramo da biologia e que deve ser amplamente compreendido por médicos e outros profissionais da saúde.

O curso online Fisiologia tem o intuito de embasar os participantes sobre essa ciência, mostrando práticas de ensino e de pesquisa na área. Com aulas aprofundadas, você aprende mais sobre métodos laboratoriais e assim terá a capacidade de entender mecanismos fisiológicos, analisando substratos moleculares e celulares. É abordado ainda a construção dos músculos, a atuação do sistema nervoso e dos hormônios, entre outros temas correlatos. Esse é mais um dos cursos na área da saúde que podem acrescentar mais conhecimento para você que fará a prova do Conselho Regional de Medicina

7 – Gerontologia

Ramo atrelado à geriatria, a gerontologia estuda o envelhecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É um campo científico e profissional que se dedica a casos determinados do envelhecimento e da velhice, descrevendo os processos dessa fase da vida, a fim de prevenir problemas de saúde e proporcionar mais qualidade de vida ao idosos.

O curso online Gerontologia é uma ótima dica para médicos especialistas nessa área ou que querem se especializar, além de cuidadores de idosos, estudantes e público em geral. Ele explica tudo sobre o exercício desta profissão, qual a importância dela para a sociedade e como o Brasil está lidando com as questões dos idosos. Além disso há aulas quais os cuidados corretos com os idosos, levando em conta questões fisiológicas e personalidades.

8 – Noções sobre Biomedicina

A biomedicina engloba outras duas ciências: biologia e medicina, e é voltada para a pesquisa de doenças humanas, fatores ambientais e epidemiológicos, visando a compreensão das causas, efeitos e o desenvolvimento de diagnósticos e tratamentos. No curso online Noções sobre Biomedicina, você terá a chance de descobrir conceitos introdutórios desse setor, a base de diversas disciplinas que fazem parte dele, entre outros.

Há aulas sobre bioética, genética forense, entre outros temas importantes. As aulas também vão oferecer o conhecimento teórico e técnico sobre como planejar e colocar em prática pesquisas nesse âmbito da medicina, aprendendo várias possibilidade de empreender nesse mercado. 

9 – Programa Saúde da Família

A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS), que a considera uma das principais estratégias para o fortalecimento da saúde pública no Brasil. A ideia do Programa Saúde da Família é acompanhar pessoas que de localidades específicas do país, e desenvolver ações de saúde, como a prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, epidemias, problemas comuns a determinadas regiões, etc.

O curso online Programa Saúde da Família visa capacitar médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde para atuar dentro de uma equipe interdisciplinar e a promover eventos em benefício da saúde da população. São diversos tópicos essenciais para quem vai atuar nesse ramo como a avaliação situacional, ações mais eficazes, projetos educacionais, normas e leis, entre outros.

##lista_vantagens##

10 – Saúde Coletiva

Este é o décimo de nossa lista de cursos EAD que podem te ajudar a estudar para provas de medicina. Saúde Coletiva visa elevar a um patamar público e coletivo a saúde de uma determinada sociedade. A partir de um conjunto de práticas e conceitos, o objetivo é mostrar que a saúde é um fenômeno social e por isso, de interesse de todas as pessoas.

No curso online Saúde Coletiva o aluno conhece mais a fundo sobre as práticas públicas dessa área, levando em consideração a definição de saúde proposta pela Organização das Nações Unidas. Alguns tópicos abordados são: métodos para a promoção da saúde, a organização das comunidades, a história da saúde no Brasil, vigilância da saúde, epidemias, entre outros.

Se você está atrás de cursos online com certificado que façam a diferença em sua carreira, essa é uma das dicas. Além de conhecimento aprofundado, eles comprovam tudo o que foi estudado, podendo dar um up no currículo de médicos, agentes comunitários, assistentes sociais, entre outros.

Aproveite a chance de ser um profissional melhor

A atualização é sempre necessária em qualquer profissão e os cursos EAD se mostram muito eficientes nesta missão. Aproveitando todo o conhecimento dessa lista de cursos online na área da saúde acima, você estará apto para realizar a prova do CRM, assim como a que será aplicada pelo MEC em conjunto com o Conselho Federal de Medicina e atingir seus objetivos profissionais.

Pensando em medicina? Você vai gostar de ler:

  • O que é o conselho regional de medicina? O Conselho Regional de Medicina (CRM) é o órgão responsável por fiscalizar e julgar casos que afrontam o Código de Ética Médica e também por fornecer a habilitação profissional (número de inscrição – CRM) para o profissional da medicina exercer a atividade.
  • Qual área da medicina escolher?  A especialização na área de medicina direciona o médico para a sua atuação, uma das melhores formas de escolher é através do teste vocacional para especialidade médica, além de levar em consideração o que você gosta e áreas promissoras.
  • Áreas da medicina mais bem pagas: A medicina é uma área com bons salários e entre os melhores estão (média salarial): 1. Cirurgião plástico: R$ 18.500,00 2. Ortopedista: R$ 14.350,00 3. Médico auditor: R$ 9.900,00 4. Anestesista: R$ 9.850,00 5. Dermatologista: R$ 9.000,00

É importantíssimo saber que, hoje em dia, um profissional que tenha sua ficha disponível na consulta do CRM consegue se destacar de outros e abocanham as vagas mais requisitadas do mercado. Não deixe para depois a sua chance de fazer a diferença e se transformar em um médico de excelência. Faça sua inscrição aqui no Educamundo e estude, além destes que citamos, os mais de 1200 cursos online com certificado disponibilizados pelo portal.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo para a gente, que tentaremos te responder o mais rápido possível, até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.