Inclusão, igualdade, dignidade: esses são alguns valores que definem a missão da área de assistência social. Presente cada vez com mais força no mundo todo, sobretudo aqui no Brasil, esta área chama atenção de muitas pessoas a cada dia, tanto aquelas que querem se engajar nesse tema quanto as que desejam se formar e capacitar para trabalhar na área. De fato, o que não faltam são campos de atuação para se aprimorar, decidir seguir carreira e fazer um curso de assistente social.

Empresas ligadas à responsabilidade social, movimentos, instituições e ONGs que atendem minorias e pessoas em situação de risco, órgãos governamentais... são muitas as possibilidades para quem deseja se destacar nesse ramo cada vez mais necessário. Para isso, dá para investir em muitas alternativas, como os cursos online, que qualificam tanto os estudantes quanto quem já trabalha na área e demais interessados.

Se você quer saber tudo sobre a assistência social e qual seu papel no país, vale a pena acompanhar o artigo que fizemos para te orientar. Além de ter uma noção geral com um guia definitivo, você pode conferir dicas de cursos EAD para fazer e se aprofundar, com ótimas opções que informam e certificam com excelência. Prepare-se para saber mais e se inspirar com muitos dados interessantes.

O guia definitivo da assistência social

Qual o papel da assistência social?

Assistência social é uma área que lida, de modo frequente e complexo, com grande parte dos problemas sociais que dizem respeito, sobretudo, à pobreza e falta de dignidade humana. O papel de um assistente social, na essência, é acompanhar, analisar, orientar e praticar tudo o que é necessário para que uma pessoa (ou família/grupo) conte com recursos básicos de sobrevivência, seja algo básico ou complexo. 

É mais do que realizar uma doação ou caridade, e sim prestar um atendimento completo, em curto ou longo prazo, até que a dificuldade seja sanada e esteja próxima da solução. O Conselho Tutelar, por exemplo, é um órgão essencial de serviço social que trata especificamente de crianças em situação de risco. Com uma equipe preparada, que vai desde o assistente social até gestores e representantes do poder público, deve acompanhar os mais variados casos diariamente, para garantir a solução à determinada adversidade: crianças vítimas de maus tratos, abandonadas pelos pais, à mercê da rua e da exploração, que sofrem assédio, entre outras situações.

Ser um assistente social é desafiador e está longe de ser um trabalho fácil. O profissional precisa estar sempre centrado e paciente para lidar com a pluralidade. São condições que muitas vezes chocam, ainda mais em casos de violência, drogas e similares, mas que precisam ser analisados sem preconceitos. Logo, a empatia deve estar sempre em primeiro lugar para que possa entender o problema e sua raiz, chegar à causa e apresentar soluções fundamentais, para que seja combatido.

Aqui no Brasil, infelizmente, muitas pessoas estão vulneráveis e passam por graves situações que podem até colocar sua vida em risco, necessitando de uma orientação direcionada e específica. A desigualdade traz consigo muitos fatores que levam à pobreza extrema, baixo acesso à educação, ignorância e falta de informação, pouco ou nulo saneamento básico, entre outros. Sendo assim, ajudar a melhorar a vida de pessoas menos favorecidas, marginalizados e em condições que dependem de auxílio para integração junto à sociedade, faz parte das missões essenciais para um assistente social.

É um trabalho árduo, mas muito gratificante. Muitas vezes você sairá com um aprendizado incrível, apenas por conhecer e entender o diferente, ter noção das personalidades e perceber o quanto as ações humanas de modo específico. O campo de atuação é vasto e, felizmente, para cada um deles há cursos online com certificado, para te ajudar a ficar por dentro de tantos assuntos.

As opções do Educamundo são ótimas e primordiais para esclarecer pontos fundamentais e deixar o assistente social atualizado em várias pautas. No final do artigo, daremos algumas dicas de cursos a distância do portal para você conhecer, se inspirar, estudar para ficar engajado e se tornar um verdadeiro expert.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Onde atua um assistente social?

Versatilidade é uma palavra que define bem as funções e o campo de atuação de um assistente social. São várias áreas possíveis que podem ser aprimoradas, considerando sempre os direitos humanos, serviço social e políticas para promover a igualdade e inclusão na sociedade. 

Tanto na saúde quanto na educação, no direito, no trabalho, na habitação, no lazer, na previdência social, na reabilitação, nas questões de gênero, deficiência e demais situações que se enquadram como arriscadas e graves, são várias as vertentes que necessitam do trabalho desse profissional.

Nesse contexto, há possibilidade de atuar em: presídios e fundações de menores infratores, abrigos para crianças, adolescentes e adultos, em hospitais, no apoio a famílias e pessoas que vivem em condições de risco, na orientação para reabilitação de dependentes químicos, socialização de pessoas com deficiência, idosos, minorias em geral (mulheres, homossexuais), entre os mais diversos casos que pedem um trabalho direcionado, na garantia dos mínimos sociais.

Órgãos governamentais em sua totalidade – como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), presente em praticamente todas as cidades brasileiras -, empresas privadas ligadas à responsabilidade social, organizações e instituições que exercem trabalhos pertinentes a determinados grupos vulneráveis, bem como o voluntariado em projetos frequentes ou recorrentes que necessitam de auxiliares, são outros cenários possíveis que pedem, por obrigatoriedade, o trabalho de um assistente social (junto a uma equipe especializada).

É importante compreender que cada caso é único e nunca deve ser tratado de modo geral. Pessoas, ambientes e demais fatores se distinguem e devem ser analisados profundamente. Por isso, um assistente social deve estar sempre disposto a aprender para se inspirar e prestar o melhor trabalho possível. Leis, materiais, guias essenciais do tema, um curso de assistente social e demais cursos online servem justamente para isso, como apoio primordial para enfrentar adversidades e garantir que muitas pessoas mudem de vida e melhorem gradativamente.

A assistência social no Brasil

O serviço social no Brasil, em termos teóricos, até tem uma boa base e estrutura, mas é fato que, na prática, enfrenta muitas dificuldades, como excesso de casos, falta de profissionais e a nossa tão conhecida burocracia. Ser assistente social por aqui não é uma tarefa fácil, mas se formos pensar bem, todo ramo tem seus desafios que devem ser enfrentados. Para isso, é necessário contar com pessoas que estão dispostas a fazer a diferença.

A lei máxima quando se trata de assistência social é a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social – que desde 1993 contribui para que o direito de todos os brasileiros aos mínimos sociais e aspectos básicos para sua sobrevivência sejam garantidos. Segundo essa lei, o papel do serviço social é ''proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiências e a promoção de sua integração à vida comunitária; e a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa idosa e ao portador de deficiência''.

Quem coordena os trabalhos, pesquisas e melhores práticas de atualização e cumprimento dessa legislação, atualmente é o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, pautado por políticas e métodos de gestão como a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) e a SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O primeiro, trata-se de um padrão que visa tornar as ações voltadas ao serviço social mais efetivas, com o cumprimento de tudo que está descrito na LOAS e otimizando o sistema como um todo, para ir além e promover a descentralização e validação dos direitos dos necessitados. Já a SUAS é um modelo prático para democratizar e garantir que a teoria seja realmente aplicada à realidade, por meio de processos, instâncias e atividades essenciais, para qualquer campo em que a assistência social é primordial. Nos CRAS, por exemplo, todos os atuantes devem considerar esse sistema e seus recursos para tomarem as melhores decisões e agir em meio às adversidades.

Felizmente, os conceitos e ações descritos no SUAS servem como grande apoio para muitos profissionais, mesmo que ainda precise melhorar em alguns aspectos. Assim, de acordo com o nível do problema, é feita a escolha das estratégias que serão trabalhadas para que os direitos e deveres do cidadão ou grupo em risco sejam garantidos.

É importante destacar que o Curso Online SUAS – Sistema Único de Assistência Social é um dos principais cursos online em assistência social do Educamundo, um conteúdo exclusivo e atualizado preparado por nossa equipe pedagógica e que já foi atestado por mais de 3 mil alunos. Nesse guia, você pode aprender detalhadamente sobre esse programa, do surgimento à posição atual no país.

assistência social cursos online

Programas sociais do governo federal brasileiro

O governo federal conta com muitos programas sociais em vários quesitos, que visam promover a assistência social em sua totalidade. Conheça os principais, suas definições e metas:

Bolsa Família

Um dos mais famosos, protagonista de inúmeras discussões e opiniões, seja de defesa ou ataque. O Bolsa Família conta com mais de 1 milhão de famílias cadastradas atualmente, com o objetivo de diminuir a pobreza, a taxa de mortalidade infantil e a evasão escolar, melhorando, assim, a qualidade de vida de brasileiros menos favorecidos e que vivem em regiões pouco favoráveis.

Minha Casa Minha Vida

Esse é o maior programa de habitação brasileiro, um incentivo com vários benefícios para que as pessoas de baixa renda tenham direito à moradia e possam construir ou pagar por um imóvel já pronto, de acordo com suas necessidades e com as especificações descritas.

Prouni

Já o Prouni é voltado para estudantes e interessados a cursar uma universidade e buscar a formação por meio de uma graduação em faculdades privadas. Tem como base o Enem e, de acordo com o resultado na prova, concede bolsas integrais ou parciais para os melhores colocados e/ou cotistas em determinado curso. Além do Prouni, há também o Sisu, exclusivo para as universidades públicas.

Pronatec

O Pronatec é um programa que visa o acesso facilitado ao ensino técnico e profissional para que as pessoas estejam preparadas para o mercado de trabalho, democratizando e expandindo a educação em muitos ramos, usando a tecnologia e métodos pedagógicos atrativos. Atualmente, está presente em mais de 4 mil municípios brasileiros, com mais de 8 milhões de matrículas.

Vale lembrar que esses são programas a nível nacional, lançados pelo governo brasileiro e gerenciados de acordo com cada estado/município, mas seguindo sempre a legislação federal geral. Quando se trata de ramificações por região, há campanhas ainda mais específicas que mudam conforme o local e suas necessidades. Em São Paulo, por exemplo, alguns planos famosos são o Vivaleite, Bom Prato, Ação Jovem, São Paulo Solidário, entre outros.

Se você ficou animado em saber mais sobre a área de assistência social, as funções e desafios dos estudantes e atuantes e como ela se faz presente no Brasil atualmente, é interessante buscar novas abordagens e ferramentas para aprender e se capacitar nesse ramo. Para te ajudar a fazer um curso de assistente social, selecionamos alguns cursos a distância do Educamundo que vão te conquistar e deixar ainda mais motivado para se aperfeiçoar, atualizar e assimilar o máximo conteúdo referente ao serviço social.

Cursos online essenciais para um assistente social

Curso Online Estatuto da Criança e do Adolescente

Crianças e adolescentes estão no grupo mais vulnerável quando se trata de problemas sociais. Aqueles que vivem em situação de risco estão expostos a uma série de adversidades e, claro, precisam de orientação e acompanhamento especializado para que sejam acolhidos, estejam livres do perigo e tenham seus direitos garantidos.

Por isso, um assistente social que conhece o ECA está preparado para agir em muitas circunstâncias. Para te ajudar, uma boa proposta é o Curso Online Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos melhores cursos online com certificado do portal, exclusivo e pronto para sanar qualquer dúvidas sobre esse manual essencial.

Curso Online Direitos Humanos

É primordial a quem trabalha no serviço social conhecer os direitos humanos e suas leis baseadas na ética e cidadania. O Curso Online Direitos Humanos tem um tópico direcionado à área de assistência social e tudo que é pertinente aprender para ficar por dentro dessa declaração e suas nuances. Atualize-se e domine esse tema com cursos online completos e de qualidade, especialidades do Educamundo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso Online Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

Eis um caso sério que necessita de ações efetivas. Com base no ECA, você deve compreender o que é situação de risco e como se configura essa condição que, infelizmente, acontece com muitas crianças brasileiras. Por isso, o Curso Online Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco pode ser o guia que faltava para te orientar. Além de se certificar no tema, você conhece os desafios dessa pauta e fica preparado para encarar adversidades complexas e ajudar muitos menores.

Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional

Uma das principais pautas do serviço social é a adoção e seus procedimentos. Esse processo enfrenta muita burocracia e desafios, logo, precisa ser compreendido passo a passo, em todos os detalhes. Nossa dica, para esse caso, é o Curso Online Acolhimento Familiar e Institucional, outra opção exclusiva do portal totalmente atualizada, que aborda tanto a legislação quanto os métodos teóricos e práticos que compõem essa pauta tão importante.

Curso Online Como Trabalhar com Dependentes Químicos

Pessoas entregues ao vício das drogas precisam de muito acompanhamento para que se recuperem e possam ressocializar. Esse é um problema grave de saúde pública e que está envolto em campanhas que incluem diversas áreas e profissionais, sobretudo o serviço social.

Logo, compreender o que é dependência química, se informar quanto a prevenção, o tratamento e a orientação tanto à vítima quanto sua família e a sociedade em si são pontos essenciais para o assistente social, mesmo que não lide diretamente com esse problema. A indicação, nesse caso, é o Curso Online Como Trabalhar com Dependentes Químicos, uma opção detalhada e completa que te surpreenderá e deixará mais seguro para encarar tanto esse desafio quanto outros similares.

Bom, esse foi nosso guia definitivo sobre assistência social. Esperamos que você tenha gostado e esteja animado para investir nessa área tão incrível e inspiradora. Se você gostou dessas informações, sobretudo de nossas dicas de cursos online em assistência social, que tal se especializar e, definitivamente, abraçar o tema?

Além das opções que mencionamos, o Educamundo conta com diversos cursos a distância prontos para que um assistente social e estudante estejam por dentro de tudo que é essencial a esse campo. Um portal de excelência e com mais de 1200 cursos EAD, são mais de 200 mil alunos que confiam na credibilidade da instituição e estudam com variados objetivos, em carga horária variável e com um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e moderno.

Melhor que essas vantagens, a ótima notícia é que você pode ter todos os cursos online com certificado do Educamundo a sua disposição durante um ano, investindo um valor único de R$ 69,90. Incrível, não é? Não dá pra deixar de lado esse benefício. Inscreva-se agora, deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo com os amigos. Até mais.