Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

10 curiosidades da língua portuguesa que você precisa saber

linguagens-tecnologias-2

A língua portuguesa possui inúmeros atributos que a tornam especial, além disso, é o idioma falado por mais de 250 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. 

Por estar presente em nosso dia a dia, muitas vezes não observamos características comuns da nossa língua, não é mesmo?

Para quem gosta de estudar o português ou para aqueles que gostam de conhecer fatos curiosos sobre linguagens e suas tecnologias, listamos a seguir 10 curiosidades da língua portuguesa que você precisa conhecer.

Confira nossa lista, aprenda e se divirta!

Curiosidades da língua portuguesa

1 – Existe um continente que mais fala a língua portuguesa 

O continente que mais fala a língua portuguesa é a América Latina, no entanto, o idioma é falado também em outros continentes, como a Europa e a África. 

Além disso, 80% das pessoas que falam a língua portuguesa tem origem brasileira, o que significa dizer que a cada 5 pessoas que falam português, 4 são brasileiros. 

2 – A língua portuguesa tem uma palavra em que o plural está no meio e não no final 

O português possui uma única palavra em que o plural é indicado no meio e não no final, essa palavra é “quaisquer”, que é o plural de qualquer. 

3 – A expressão “Inês é morta”

Essa é para os apaixonados por História. A expressão é usada no sentido de “agora é tarde”, para algo que precisa ser feito. Sua origem vem de Inês de Castro, uma figura nobre e amante do futuro rei Pedro I, de Portugal. Ela foi morta por ordem de Afonso IV, pai de Pedro. O casamento com Inês só foi reconhecido por Pedro depois da morte dela, quando ele já era rei de Portugal por causa dos filhos que teve com ela. Essa decisão tardia tornou conhecida a expressão: “É tarde. Inês é morta”.

-

4 – Mais de uma grafia aceita para diversas palavras 

Existem uma série de palavras na língua portuguesa em que mais de uma grafia é aceita e considerada correta. Alguns exemplos dessas palavras são: garagem e garage; hidrelétrica e hidroelétrica; loura e loira; quatorze e catorze; cota e quota; entre outras. 

5 – A história da cedilha no “c”

Você já se perguntou de onde surgiu o “ç”? Primeiro, a cedilha vem do espanhol e antes de ser usado no c, era colocado um z embaixo de todo o c que devia ser pronunciado com som de s. 

Depois, na língua portuguesa, o esse pequeno z foi substituído e “inventaram” o ç. 

6 – A maior palavra da língua portuguesa 

Você sabia que na língua portuguesa existe uma palavra com 46 letras e que poucas pessoas conseguem falar a mesma sem errar. Quer testar?

A palavra é “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” e é a maior da língua portuguesa, ela define uma patologia em que o indivíduo inala cinzas vulcânicas e as mesmas comprometem parte do pulmão. 

7 – Palavras com outros significados em diferentes regiões do país

Em certas regiões do Brasil, algumas palavras podem apresentar outros significados. Por exemplo, no vocabulário marabaense, “gostoso” quer dizer “tornozelo”; “amarrar o facão”  quer dizer “entrar na menopausa”; “apaixonado” quer dizer “nervoso ou chateado”; e “nojento” é o mesmo que “eficiente, persistente”.

8 – O português não deu um nome romântico a uma fruta 

Você sabia que em muitos lugares o maracujá é considerado a fruta da paixão? Em inglês, maracujá é passion fruit, e em francês, é fruits de la passion. 

Já o nosso idioma não foi tão romântico e chamou apenas de maracujá. 

9 – Palavras diferentes e pouco conhecidas 

Uma das principais curiosidades sobre o português é que existem muitas palavras na língua que são pouco conhecidas e por isso, são consideradas diferentes. 

Um exemplo disso, é a palavra tebas, que significa alguém importante ou muito esperto. 

10 – Você sabia que mundo e imundo são antônimos?

Para encerrar nossa lista de curiosidades da língua portuguesa, a palavra mundo significa limpo, mas é raramente empregado. 

Dessa forma, imundo, é o antônimo de mundo. 

Aprenda mais sobre Linguagens e suas Tecnologias com o Educamundo

Que tal se aprofundar nesse nosso idioma que é tão rico?

Aqui no Educamundo, você se matricula no Pacote Master e tem acesso completo, por um ano, a todos os mais de {quantidade de cursos} cursos online com certificado opcional do portal investindo apenas {preco_matricula}.

Aproveite, matricule-se e aprenda mais.

Você sabia alguma dessas curiosidades sobre a língua portuguesa? Acha que alguma coisa faltou na nossa lista? Conta para a gente nos comentários!

- 8DAbv85DtATwoAAAAASUVORK5CYII=

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.