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Plano de comunicação e marketing, suas fases e estratégias certeiras

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Se tem uma área versátil e que está sempre pronta para inovações é a de comunicação e marketing. Ela influencia diretamente a vida da sociedade consumidora, utilizando meios de comunicação e, sobretudo, a informação em variadas formas. 

A partir de estudos sobre a linguagem, os comportamentos, as relações humanas, as transformações sociais e o mercado, os profissionais de comunicação, juntamente com os de marketing, conseguem criar e aplicar estratégias de comunicação e fazer uma gestão de marketing tanto para empresas quanto pessoas públicas.

E como esse mercado é altamente volátil, é necessário estar sempre em dia com novos conceitos e as tecnologias que surgem de tempos em tempos. Uma opção bem prática é o aprendizado em cursos online com certificado, que ensinam com dinamismo e eficiência conteúdos essenciais para complementar uma carreira nessa área.

Neste artigo vamos expor uma base do Curso Online Comunicação e Marketing, oferecido pelo Educamundo, principal portal de cursos online do mercado atual. Acompanhe do começo ao fim para tirar suas dúvidas e descobrir a potência que o ensino a distância tem nos dias de hoje.

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Mercado de comunicação e marketing

O mercado de comunicação e marketing é um dos mais amplos, oferecendo oportunidades em empresas de todos os portes e nichos – não são só as agências que buscam esses profissionais. Dos pequenos empreendimentos, startups, artistas às grandes corporações, há espaço para jornalistas, relações-públicas, publicitários e especialistas em marketing.

Todavia, a lista gigante de opções de atuação não significa que a área tenha espaço para todo mundo. Cada vez mais as empresas têm ido atrás de estagiários, trainees e profissionais que tenham um conhecimentos em diversas atividades, além de línguas estrangeiras.

O ideal é que o interessado nesse segmento não estagne, fazendo somente um curso de comunicação e marketing de graduação, por exemplo. É preciso buscar novos horizontes, aprender novas ferramentas e se adequar ao atual contexto – e os cursos online com certificado surgem como excelente alternativas para atualizar esses profissionais.
 
Podemos citar por aqui alguns dos setores do mercado de comunicação e marketing que sempre demandam gente qualificada, que pode vir a atuar em empresas privadas, do setor público ou próprias. Aliás, esta é uma área que permite uma liberdade maior para quem deseja ser freelancer, autônomo ou empreendedor.

Os jornalistas, por exemplo, têm um papel importante na transformação da informação em notícia, apuração dos fatos e na disseminação de conteúdo verídico e imparcial. Ele pode atuar no mercado midiático, em jornais, redes de televisão, rádios, portais e ainda nas redes sociais, comandando blogs e canais no Youtube, por exemplo.

Há também os relações-públicas, que são bastante valorizados no mundo corporativo para participar da área de relacionamento, assessoria de imprensa e de eventos. Esses profissionais são indispensáveis para empresas que desejam melhorar sua imagem no mercado e estabelecer uma relação saudável com seus clientes internos e externos, parceiros, com a mídia, governo, etc.

As agências de publicidade, propaganda e marketing também podem contar com os dois profissionais citados anteriormente, mas são os principais “habitats” dos publicitários e marketeiros. Nelas, são elaboradas campanhas para empresas, ongs, pessoas públicas e especialistas e projetos para lançar e promover uma marca. 

Para tudo dar certo, eles levam em conta uma série de ações, como um planejamento estratégico, gestão de marketing, pesquisa de mercado, análise de riscos, estudo do composto de marketing, entre muitas outras que visam bons resultados da marca. Felizmente, todas elas são exploradas em nosso curso de comunicação em marketing.

Os profissionais de comunicação e marketing de um modo geral têm carta branca para atuar com qualquer tipo de criação na web, sobretudo blogs e redes sociais. A produção de conteúdo institucional é uma das atividades que mais cresce, aplicando técnicas de gestão de marketing, de marketing digital, marketing de conteúdo, de relacionamento, de produto, entre outras vertentes. 

São nas mídias digitais que jornalistas, RPs, publicitários, radialistas, marketeiros e demais profissionais de comunicação e marketing encontram as oportunidades mais modernas da área. Através de canais diversos da web é possível encontrar um público cativo, que pode acompanhar a trajetória da marca ou pessoa, dar opiniões, entender os objetivos, os pontos de vista, compartilhar ideias, e claro, comprar.

Plano de marketing

Empresas que visam bons resultados devem investir em uma equipe de gestão de marketing. Isso engloba pessoas competentes para trabalhar com marketing digital, de relacionamento, de performance, indireto, social, inbound marketing, endomarketing, merchandising, entre muito outros, seguindo a necessidade de cada instituição e sempre contando com a ajuda de um plano de marketing coerente e bem organizado.

Sim, sem um plano, não há como promover uma gestão de marketing bem sucedida. Se antigamente chamávamos o simplório setor de vendas de “equipe de marketing”, hoje, precisamos criar diferentes segmentações para conseguir se diferenciar no mercado e atingir metas cada vez maiores. Afinal, vender é só uma consequência para o trabalho que é feito anteriormente: o marketing.

Lembrando que o plano de marketing pode ser feito mirando em um produto, um serviço ou na própria marca, visando um lançamento ou reestruturação. Ele deve ser pensado para colocar a empresa em um patamar competitivo diante de suas concorrentes.

Esse planejamento deve partir do zero, desde a concepção da ideia, estudo de mercado, implementação de setores, contratação de pessoal até a execução das tarefas. O primeiro passo, no entanto, será sempre conhecer a sua empresa e estabelecer um posicionamento principal, com missão, visão e valores – sim, esse conceito está diretamente ligado à cultura organizacional e a toda a imagem que a empresa passará tanto para seu público interno quanto externo.

No curso de comunicação e marketing, bem como outros cursos online desse segmento aqui no portal você conhece inúmeros fundamentos excelentes para fazer bons planejamentos. Com eles, você fica por dentro das estratégias mais utilizadas por empresas renomadas e ainda se capacita profissionalmente. 

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Fases do plano de marketing

Todo plano de marketing tem etapas a serem seguidas – que inclusive estão detalhadas em nosso Curso Online Comunicação e Marketing. Elas devem ser projetadas e podem sofrer alterações ao longo do percurso, claro. Especialistas no assunto dizem que o plano deve acontecer depois de traçar o objetivo, por exemplo, aumentar as vendas de um determinado serviço, e de estabelecer as estratégias – o que você fará para vender mais?

Esse plano servirá como uma base para qualquer nova decisão que a sua empresa precisar tomar. Por meio dele, você poderá enxergar melhor quais são os caminhos certeiros, sem se desvencilhar dos objetivos iniciais, da política e da cultura da empresa, etc.

Seja aplicado em uma empresa pequena ou uma grande corporação, o plano de marketing oferecerá a vantagem de ser uma fonte de inspiração para as equipes envolvidas. Elas terão nele tudo aquilo que envolve as necessidades e os desejos principais da marca, as metas, os caminhos já percorridos, erros e acertos, e muito mais. 

Pesquisa

Determinando os profissionais envolvidos nesse processo, será a hora de se engajar na pesquisa, que também pode ser considerada a etapa do estudo do negócio. Ela consiste em fazer uma análise e investigação completas sobre a empresa, considerando de onde ela vem e aonde ela quer chegar.

É válido fazer pesquisa com os consumidores ou com o público-alvo que se quer atingir, buscando entendê-los, saber o que acham dos produtos e serviços, etc. – eles são o principal termômetro de sua empresa. Estudar os colaboradores, fornecedores e parceiros também é uma boa, já que eles podem dar opiniões com conhecimento de causa.

Além disso, essa etapa engloba fazer uma varredura das notícias sobre o nicho em questão em diferentes veículos, assim como as novidades e os eventos do setor. Participar de feiras e congressos, por exemplo, pode ser uma boa ideia para compreender como está o mercado atualmente.

Personas

Trabalhar com marketing, publicidade e comunicação corporativa de um modo geral inclui estar por dentro do público-alvo da marca em questão. Para quem ela se dirige? Quem são os clientes para cada produto ou serviço? É preciso saber o tipo de consumidor para montar as estratégias certas.

Quando se trata de marketing digital, em vez de investigar os públicos-alvo, é mais indicado que as empresas criem uma persona. Isto é, definam o cliente típico de seus produtos, aquele que sempre demonstra interesse e definitivamente compra. Você engloba as principais características de seus compradores e consegue estabelecer a persona ideal.

Vale saber que é possível criar várias personas, já que uma empresa pode oferecer mais de um tipo de produto ou serviço com utilidades e objetivos diferentes. Cada persona é baseada em dados reais sobre comportamento, localização geográfica, características pessoais, sonhos, motivações, metas, desafios, anseios e necessidades.

Após a análise dos consumidores que se interessam ou geralmente compram com você, dá para tirar uma “média” e descobrir qual é o perfil da maioria de seus clientes. Assim fica muito mais fácil de delimitar metas, criar um planejamento de divulgação e disseminar informações essencialmente importantes e eficientes.

Mas diante disso, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre público-alvo, que é um termo mais antigo e utilizado em larga escala nas empresas, e persona, um conceito novo, que cresceu com a ascensão do marketing digital.

Bom, podemos exemplificar esses dois fundamentos para que você entenda melhor:

  • Público-alvo: Mulheres, de 19 a 30 anos, solteiras, cursando ensino superior. São focadas em desafios profissionais e se interessam por turismo.

  • Persona: Maria Angélica, 24 anos, estudante de história que ama viajar. Quer se formar e se qualificar profissionalmente com cursos e um mestrado no exterior para dar aulas em universidade. Está atrás de empresas que tenham um pacote de intercâmbio que misture aprendizado acadêmico e histórico através do turismo.

Viu só como a definição de persona contém informações muito mais específicas? Você consegue visualizar bem qual é o perfil do cliente por meio de dados fictícios, mas que tem total ligação com a maioria dos consumidores – é muito mais fácil para criar estratégias exclusivas.

Posicionamento

Muitas empresas pulam da criação da persona para a prática das ações de marketing. No entanto, se esquecem que é também preciso voltar as atenções para o posicionamento de marketing, essencial para que a empresa consiga se tornar conhecida positivamente e ser sempre lembrada pelos clientes.

O posicionamento de marketing impacta diretamente o branding, que é voltado para organizar as estratégias de gestão de marketing, pesquisas de mercado, relações-públicas, comunicação interna, identidade visual, etc. É direcionado não só para o cliente, mas para sócios, fornecedores, colaboradores, parceiros e a sociedade de um modo geral.

O branding ajuda a descobrir o que a empresa é e o porquê dela ser o que é. O posicionamento de marketing, por sua vez, trabalha para que essa definição seja comunicada para o público da melhor forma possível. Além de alinhar os valores da corporação perante as equipes, é necessário colocá-los em prática para depois divulgar por meio de técnicas de comunicação e marketing.

Quanto mais a empresa se torna conhecida de maneira assertiva, com cautela para divulgar as melhores informações, no tempo certo, mais ela recebe saldo positivo nas vendas, na fidelização de clientes e no reconhecimento do mercado.

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Implementação e controle

Depois de estabelecer a missão, bem como as metas e as estratégias, além de fazer a análise da situação geral da organização, chega o momento em que a implementação e o controle precisam estar sintonizados com todo o plano de gestão de marketing.

A implementação nada mais é do que a prática daquilo que foi pensado anteriormente, que está no “papel”. Muitas vezes, uma ideia que parece ser perfeita, quando é testada apresenta falhas ou obstáculos, inclusive entre as relações humanas.

Especialistas no segmento expõem que na fase da implementação, é preciso ter compromisso para realizar tudo o que foi previamente combinado. O sucesso dessa ação dependerá das questões estruturais: há uma equipe engajada, materiais adequados, tecnologia, empresas parceiras? Deve-se pensar em tudo isso.

A assertividade da implementação também depende das questões humanas. É necessário analisar se os setores estão alinhados, se os colaboradores estão a par das metas, comprometidos a pôr em prática o que foi planejado, como se dá a hierarquia. Quando há falhas nesse processo surgem barreiras para implementar as estratégias.

Já os controles de marketing, consistem em táticas de monitoramento e avaliação, que muitas vezes são negligenciadas pelas empresas. Essa etapa ajuda a descobrir erros de percurso e possibilitar a melhoria do que não está indo tão bem, substituição de estratégias, etc.

Ou seja, além de elaborar um planejamento estratégico coerente, é necessário fazer um controle constante do que está sendo posto em prática. É isso que vai garantir a eficiência do trabalho das equipes, evitando imprecisões e quedas no rendimento.

Capacite-se em comunicação e marketing para dar um up no currículo

Viu só quantas temáticas se encaixam no estudo sobre comunicação e marketing? Essa é somente uma prévia do que você pode conhecer em bons cursos online como o que oferecemos em nosso portal. Nele, há dezenas de tópicos indispensáveis para uma formação de qualidade.

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Você poderá estudar quando e onde quiser, já que os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana, e podem ser conferidos por meio de dispositivos móveis ou computadores.

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