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Tipos de comunicação e marketing e os benefícios para as organizações

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Comunicação e Marketing são profissões que andam lado a lado, mas que tem objetivos diferentes. A comunicação define como o produto ou serviço será anunciado e vendido ao público. O marketing é responsável pela venda do produto e serviço.

Hoje vamos falar sobre uma área que chama a atenção de muitas pessoas por sua versatilidade e dinamismo: a de comunicação e marketing. Os dois termos, com significâncias distintas, se complementam para fazer parte de um setor extremamente aquecido, sobretudo por conta da convergência entre mídias e tecnologias.

Estudantes e profissionais desse segmento deve estar por dentro tanto dos conceitos clássicos quanto das transformações sofridas pelos meios de comunicação, pela multiplicação das linguagens e pelas formas de relacionamentos. Além da formação superior, é primordial o constante aprendizado sobre novas tendências e áreas que surgem a cada ano, buscando se valorizar para as empresas e para encabeçar projetos inovadores.

Para auxiliar quem possa se interessar por uma qualificação nesse mote, há o Curso Online Comunicação e Marketing, lançado pelo Educamundo. Descubra com a gente nesse artigo tudo sobre essa capacitação excelente, particularidades dessas duas importantes áreas e a abrangência do mercado.

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Tópicos essenciais sobre comunicação e marketing

O que é comunicação

Um dos processos humanos mais antigos e essenciais para a vida em sociedade é a comunicação. Ela é a responsável por interligar pessoas e promover intercâmbios das mais variadas classes, podendo ser útil para transmitir dados, conhecimentos, notícias, arte, ideias, etc.

O termo vem do latim communicare, que significa, basicamente, “tornar comum”. Deste modo, podemos dizer que quando alguém pratica a comunicação com outro alguém, torna comum entre as duas partes aquilo que foi emitido. É o ato de compartilhar um conteúdo e fazer dele parte de um contexto social.

Não há como ocorrer a comunicação sem que haja um agente emissor, um meio transmissor e um agente receptor. O emissor pode ser uma pessoa ou uma instituição, dependendo do caso. Os meios variam bastante, mas podemos citar a fala, a escrita, a música ou qualquer outro ruído e símbolo.

Já os receptores podem ser uma ou mais pessoas (configurando um grupo) ou até mesmo instituições – no caso da comunicação em massa a mensagem é destinada a todos, de um modo geral. Esse conceito é exposto detalhadamente no Curso Online Comunicação e Marketing do Educamundo.

 

Tipos de comunicação

Neste módulo, você conhecerá o conceito de comunicação a partir das diversas relações humanas. Como ela pode ser realizada entre duas partes ou mais? Quais os objetivos de cada tipo de comunicação? Quais as considerações diante de diferentes ambientes e contextos? 

Há três vertentes da comunicação humana que devem ser explanadas para entender como os processos ocorrem nas situações cotidianas. São ações presentes na vida de todas as pessoas, que mostram o quão é essencial estar por dentro das características da comunicação e suas interações sociais.

Comunicação interpessoal

Esse é o tipo de comunicação mais comum e simples de ser investigado. Consiste em uma troca de informações entre duas ou mais pessoas, que pode ser feita de forma direta e imediata ou indireta e mediada. Mas como classificar esses dois formatos?

É simples: a comunicação direta e imediata se caracteriza por aquela realizada frente a frente, sobretudo por meio da fala eou gestos. Pode ocorrer em ambientes informais ou formais, durante uma festa ou em uma reunião do trabalho, por exemplo. No caso da comunicação indireta e mediada, os emissores e receptores se comunicam através de algum meio – telefone, carta, computador, smartphone – que assumirá o papel de intermediador dessa troca de informações. 

Para complementar sua formação nesse tópico, indicamos alguns cursos online de nosso portal, como o Relações Interpessoais e Comunicação Assertiva, duas opções de estudo para quem deseja aprender maneiras certeiras de se comunicar.

Comunicação institucional

Ao compreender um pouco sobre a comunicação interpessoal, primariamente podemos atestar que ela pode caracterizar qualquer tipo de troca de informação, também no âmbito formal, como um escritório ou uma escola, utilizando linguagens e meios diferentes para tal. No entanto, aprofundando um pouco mais essa temática, devemos especificar particularidades da comunicação institucional, que naturalmente apresenta elementos e objetivos diferentes.

A comunicação praticada dentro das empresas, por exemplo, que pode ser organizacional, empresarial ou interna, leva em consideração meios dinâmicos, porém formais, que favoreçam as relações entre os colaboradores e o entendimento geral de mensagens referentes ao trabalho.

Para que essa comunicação seja efetiva dentro do ambiente formal de uma empresa, são utilizados e-mails, sistemas de intranet, ramais de telefone, murais, TV’s corporativas, jornais e revistas produzidos internamente e até cartilhas próprias. São objetos valiosos dentro de qualquer organização e que devem se adequar à cultura organizacional, é claro.

A diferença básica entre a comunicação interpessoal (que também pode ocorrer dentro de empresas) para a comunicação institucional, é que a última é sempre mediada. Isto é, depende das mídias e de representantes oficiais (como os donos de cargos de chefia, as secretarias, os setores, etc.). Fique por dentro desses fundamentos em nossos cursos online com certificado sobre esse setor, como o Comunicação Empresarial.

Comunicação em massa

Outro conceito de comunicação e marketing que deve ser estudado é a comunicação em massa, que de acordo com uma explicação básica, se faz direcionada a todos ao mesmo tempo – não é feita para uma pessoa específica ou uma só instituição, é disseminada de forma generalizada.

Essa conceituação começou a ser estudada logo nas primeiras teorias da comunicação, como a Hipodérmica, que é considerada simplista ao tentar definir que as informações transmitidas pelas mídias afetam imediatamente e igualmente todos os receptores. Entende-se que, para que os dados sejam decodificados por todo mundo, é necessário que eles sejam produzidos com linguagens simples e múltiplas, o que faz com que seja criado um padrão na sociedade receptora.

A comunicação de massa tradicional é realizada por profissionais da comunicação social, que estudam fundamentos, técnicas e práticas de jornalismo, radialismo, publicidade ou relações públicas. Todavia, esse conceito vem-se expandindo cada vez mais com a ascensão da internet.

Com a forte presença dos veículos online no cotidiano e o crescimento das redes sociais como disseminadores de informação, a discussão já permeia sobre a existência de formadores de opinião e produtores de conteúdo sem uma formação na área de comunicação social. Qualquer pessoa, hoje em dia, pode ser dono de um blog, um canal no Youtube ou um perfil no Facebook e divulgar notícias, dados, aulas, entre outros materiais, além de aplicar técnicas de marketing digital para se tornar conhecida.

Além de ser um objeto social, a comunicação atua como componente primordial do marketing. Todos os processos podem ser inseridos nessa área do mercado, favorecendo a disseminação de informações assertivas a qualquer tipo de público, seguindo inúmeros propósitos.

Vamos aflorar este tema no próximo tópico, fique atento e busque conhecimentos aprofundados no curso de comunicação e marketing do portal.

O que é marketing

O termo marketing vem do inglês, e pode ser traduzido como mercadologia, considerado um estudo das formas como os profissionais e as empresas lidam com o mercado, e os resultados gerados a partir dessa relação, bem como outras características.

De acordo com Philip Kotler, principal referência da área,“marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”. Em seu livro “Princípios de Marketing”, ele define que os objetivos do marketing são identificar as necessidades e os sonhos do público-alvo, além de medir e contabilizar o nicho de atuação e seu potencial de lucro.

Comunicação e marketing: interligação das áreas!

  • Como funciona a comunicação de marketing? Funciona seguindo algumas etapas: 1. Identificação do público – alvo. 2. Definir os objetivos da comunicação. 3. Projetar a mensagem. 4. Selecionar os canais de comunicação. 5. Medir o sucesso da campanha, seus resultados.
  • Como a comunicação auxilia o marketing? No desenvolvimento de uma comunicação coesa e eficiente que evite mal entendidos, que possam atrapalhar as vendas dos produtos e serviços e garanta a credibilidade da empresa junto a seus clientes.
  • O que significa comunicação integrada de marketing? É um conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa, para agregar valor à sua marca e consolidar a imagem da instituição junto a um determinado grupo de pessoas ou a toda sociedade.

Dentro do marketing são realizados processos estratégicos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes, colaboradores, sócios, parceiros e a sociedade de um modo geral. Vai muito além da venda de um produto ou serviço. Engloba determinadas ações próprias para exaltar positivamente a marca no mercado, diante do público externo e interno.