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Como a comunicação empresarial pode alavancar os negócios

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A comunicação está presente em qualquer tipo de empreendimento. Muitos creem, inclusive, que este é um fator inerente ao âmbito corporativo. No entanto, é possível elaborar melhor os formatos e as estratégias de comunicação para obter resultados mais produtivos. Os envolvidos neste processo devem compreender, de fato, o que é comunicação empresarial e como aplicá-la de forma eficiente.

O Curso Online Comunicação Empresarial‍ do Educamundo foi elaborado com o intuito de promover um entendimento completo acerca deste tema. Criado por um setor pedagógico dedicado, este curso online apresenta um conteúdo amplo e diferente de qualquer outro material que encontramos por aí.

Estudantes, profissionais e demais interessados em conhecer os tipos de comunicação empresarial e desenvolvê-las na prática, seja em um negócio próprio ou na empresa onde trabalham, podem considerar nossos cursos a distância como opções de estudos. Nosso portal é referência nesta modalidade de ensino e com certeza não vai decepcionar nenhum pretendente.

Que tal desbravar mais sobre o universo da comunicação empresarial interna e as possibilidades oferecidas por cursos online com certificado? Este artigo expõe os principais tópicos sobre a pauta. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

O que é comunicação empresarial? Entenda tudo!

A comunicação empresarial agrupa conceitos de comunicação interna e externa. Suas estratégias visam atingir tanto os clientes, fornecedores e concorrentes quanto os colaboradores e sócios, de forma a melhorar a comunicação entre todos os setores e potencializar os resultados da corporação.

São as ferramentas de comunicação empresarial interna que garantem maior visibilidade de mercado, a melhoria da imagem e o engajamento de suas equipes, que entenderão quais os objetivos da empresa e alcançarão as metas de forma certeira.

Empreendedores e gestores precisam compreender que não adianta investir pesado em um setor de marketing e publicidade e em atendentes bem treinados, se por trás de tudo isso não há um bom plano de comunicação interna.

Por ser uma prática extremamente válida para empresas de qualquer porte e já ter ganho notoriedade no mercado, surgiu a necessidade de aprender mais sobre o tema. Desta forma, um curso de comunicação empresarial é um ótima opção, proporcionando um entendimento geral e esclarecimentos sobre o tema.

Comunicação para cada tipo de público

Além de ensinar o que é comunicação empresarial, nosso curso online mostra as diferenças das estratégias para cada público. O setor responsável deve ficar atento para elaborar um planejamento condizente com a audiência que se deseja atingir, caso contrário, todo o trabalho será perdido.

Uma apresentação para os líderes de uma multinacional não se adequaria aos funcionários do setor de estoque, por exemplo. Por isso, indicamos o aprendizado total das características dos públicos em cursos online para estabelecer um foco.

  • Interno: o público interno consiste basicamente nos funcionários que compõem a empresa, dos cargos mais altos aos mais baixos. Dentro deste nicho existem subdivisões também, que norteiam a criação de materiais de comunicação variados, como comunicados, discursos, jornais corporativos, entre outros. Para cada um deles, haverá uma forma coerente de se comunicar, buscando principalmente o alinhamento entre a cultura e os objetivos da empresa com a motivação dos colaboradores.

  • Externo: o público externo é caracterizado pelo cliente, pelos parceiros e pela imprensa. O plano de comunicação empresarial deve mesclar o atendimento interno, para os colaboradores, ao externo, buscando o equilíbrio entre estas duas esferas. Quando tudo dentro da empresa está decolando, pode ter certeza que a área de fora, incluindo a lucratividade, também melhora.

  • Privado: a comunicação em empresas privadas se diferencia do setor público em alguns aspectos. Há documentos oficiais, por exemplo, que são exigidos somente em grupos estatais, não tendo a necessidade em corporações particulares. Os profissionais envolvidos nesta tarefa costumam ter uma liberdade maior para criar ações e modificar a empresa conforme o planejamento.

  • Público: um dos tipos de comunicação empresarial mais complexos é o destinado às empresas públicas. Elas são administradas pelos governos, prefeituras e secretarias, sempre com ações que devem ser regidas por normatizações. Desta forma, o setor de comunicação não consegue inovar tanto na hora de tentar melhorar a imagem, fazer gerenciamento de crise ou elaborar projetos em benefício do clima organizacional. É preciso pensar em estratégias que sejam compatíveis com o que o Estado determina.

O Curso Online Comunicação Empresarial é uma excelente fonte de conhecimento sobre os públicos que podem fazer parte do âmbito corporativo. Destrinchando esta pauta, você tem muito mais recursos para produzir conteúdos certeiros, conseguindo resultados mais expressivos.

Comunicação com textos técnicos

Profissionais especializados em comunicação empresarial interna devem estar preparados para redigir textos com linguagem técnica, principalmente se atuarem em setores como Direito, medicina e engenharia. Estas empresas precisam elaborar pareceres e laudos que contam com termos que só quem é da área compreende. 

Os textos técnicos devem ser redigidos com extrema cautela, e normalmente, quando os profissionais não fazem parte deste nicho, é feito um treinamento para que ele consiga realizar este tipo de trabalho. O principal intuito desse tipo de conteúdo é fazer algo direcionado para uma determinada classe, com assuntos específicos sobre esse meio de atuação.

Além do texto técnicos, há também a Redação Oficial, muito presente no dia a dia do setor de comunicação, sobretudo em empresas públicas. Ela consiste em um conjunto de regras prescritas no Manual de Redação da Presidência da República, sempre cobradas em concursos públicos de diversas áreas de atuação.

As principais características da redação oficial é a comunicação impessoal, extrema clareza e objetividade na mensagem transmitida, e toda esta padronização ajuda a deixar o texto impecável e conforme todas as regras. Quem visa estudar esse conceito mais a fundo, pode se aventurar em cursos online com certificado, que ensinam todas as técnicas de maneira bem dinâmica.

o que é comunicação empresarial

Palavras e expressões que oferecem dificuldade

Errar é humano, portanto, até mesmo os profissionais acostumados em produzir textos e trabalhar com as palavras podem tropeçar na gramática e na construção de algumas frases.

Há algumas palavras e expressões que oferecem dificuldade na hora de serem escritas. Sabe aquela situação em que dá um branco? Que você precisa pegar o dicionário ou pesquisar no Google para conferir se está certo ou não? Pois é. Às vezes, de tanto escrevermos uma palavra de um jeito, pode ser que ela saia no documento na forma errada, e é preciso corrigir esse erro o quanto antes para não fazer feio.

Descubra algumas palavras/expressões que causam "problemas":

  1. Mal – Mau: essas duas grafias confundem qualquer pessoa. O mal é usado em caso de oposição a bem, e mau quando se quer falar o contrário de bom. Quando não há oposição, deve-se usar sempre mal.

  2. Auto – Alto: outras duas palavras que podem causar confusão na produção de textos. Auto significa ”por si mesmo”, como "auto biografia", por exemplo, enquanto alto está relacionado à altura, em oposição a baixo.

  3. Ante – Anti: quando você quer se referir a "antes" deve escrever ante. Agora quando quer dar sentido de contra/revés, deve utilizar anti.

  4. A – Há: um dos erros mais corriqueiros, porém, um dos mais feios. Ao se referir a algo que já ocorreu, ou seja, no tempo passado, usa-se há. Em todos os demais casos, deve-se usar a.

  5. Por que – Por quê – Porque – porquê: esta é uma das principais dúvidas da língua portuguesa e precisa ser conhecida para que textos e documentos garantam credibilidade total. Por que, separado e sem acento, é usado no início de frases interrogativas. Por quê, separado e com acento, no final de perguntas ou então quando equivaler a ”pelo qual”. Porquê é um substantivo, sinônimo de ”motivo”. Porque, uma palavra única e sem acento, corresponde a conjugação causal, utilizada em explicações ou justificações.

São muitas palavrinhas que podem ser verdadeiras "pedrinhas no sapato" de quem trabalha com comunicação, seja ela interna ou externa. Felizmente, hoje em dia há cursos a distância específicos para tirar todas as dúvidas sobre a nova ortografia, vigente no Brasil desde 2012. Uma destas dicas é o Curso Online Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa‍, muito abrangente e de fácil entendimento.

Dicas para melhorar a comunicação empresarial

No curso online aqui do portal, depois de descobrir o que é comunicação empresarial e muitas de suas características principais, você fica por dentro de inúmeras dicas para potencializar esta prática dentro de qualquer corporação.

Em muitos casos, a empresa já implantou um plano de comunicação empresarial, contratou profissionais capacitados, porém, não tem escolhido as estratégias corretas. Há vários motivos para isso, que podem ser sistêmicos ou pontuais.

A sugestão em qualquer caso, é buscar auxílio em materiais completos como em nosso curso de comunicação empresarial e em outros cursos online temáticos. Podemos citar o curso sobre Relações Interpessoais como um conteúdo agregador ao seu currículo. Que tal investir?

Bom, conheça algumas dicas de melhorias na comunicação corporativa:

Fortaleça a cultura organizacional antes de qualquer coisa

Uma empresa precisa fornecer informações completas sobre sua missão, visão e valores para os funcionários, além de destacar qual seu objetivo principal e quais os trabalhos realizados, passo a passo. Esta é uma forma de deixar as equipes alinhadas com sua cultura organizacional, algo que é esquecido por muitas empresas e acaba estragando qualquer plano de comunicação empresarial.

Os funcionários devem estar a par de tudo o que acontece na empresa, do serviço/produto que ela oferece, do estilo de atendimento que ela prioriza, entre muitos outros aspectos que devem ser conhecidos por completo. Sabendo como a empresa realmente é, os setores poderão vestir a camisa e se unir para atingir todas as metas estabelecidas.

Crie canais de comunicação pertinentes à cultura da empresa

Assim que você achar que a cultura organizacional está alinhada, deve escolher alguns canais de comunicação para fazer parte do dia a dia da empresa. O jornal mural e a revista corporativa são conceitos antigos, mas que ainda são implementados em corporações grandes e fazem sucesso.

Além destes exemplos, você pode investir em outros mais tecnológicos, como a TV corporativa, excelente ferramenta para veicular comunicados oficiais, notícias sobre a empresa, dicas de trabalho, entre outros conteúdos. A internet também surge como uma aliada neste aspecto.

O setor de comunicação pode criar um canal no Youtube para publicar vídeos corporativos, mais dinâmicos e de fácil acesso; um grupo no Facebook para conversas mais informais entre os integrantes das equipes; uma página no Instagram para publicar fotos da rotina de trabalho, das confraternizações, eventos, reuniões, etc.

Corte pela raiz a famosa "rádio peão"

Rádio peão é um termo criado para as fofocas e os boatos que acontecem no ambiente organizacional. Esta é uma prática recorrente, mas que é totalmente prejudicial para o clima, para a produtividade e para os resultados de qualquer empresa.

Quando se forma uma "panelinha" de funcionários, os gestores precisam ficar atentos e recorrer a um dos tipos de comunicação empresarial. Grupos assim costumam falar de outros sem que estejam presentes, criando apelidos pejorativos, espalhando intimidades ou até inventando fatos relacionados a estes colegas.

Neste caso, a área de comunicação, juntamente com a de RH, podem criar ações motivacionais que inibam este tipo de atitude. É bacana mostrar os malefícios do bullying e do assédio moral, tanto para a empresa quanto para cada um dos funcionários.

É possível também que sejam criadas fofocas relativas à própria empresa, aumentando notícias que vazam antes de serem comunicadas, por exemplo. Qual seria a solução para isso?

Bom, para cortar esse mal pela raiz, o mais indicado é estabelecer uma comunicação transparente e objetiva com a equipe. Ela se sentirá mais valorizada e que faz parte da empresa, além disso, não terá muitos motivos para disseminar boatos.

Fique craque em comunicação empresarial com um curso online incrível

O Curso Online Comunicação Empresarial possui muito mais exemplos de como você pode ajudar corporações de todos os portes a melhorar seus processos internos. Se você ficou animado com os tópicos explorados neste artigo, não hesite: faça já sua inscrição no Educamundo para aprimorar seus conhecimentos em excelentes cursos a distância.

Aqui no portal, você pode realizar o curso de comunicação empresarial e muitos outros cursos online do Pacote Master investindo somente R$69.90. Por apenas este valor, é possível estudar durante 12 meses consecutivos, preenchendo seu currículo profissional com inúmeras qualificações pertinentes a sua área de atuação.

É importante dizer que o Educamundo disponibiliza também os cursos online com certificado. Esse processo é opcional, mas pode alavancar sua carreira. Válida por todo o Brasil, a certificação pode ajudar a adicionar pontos em provas de títulos, caso o edital permita; a agregar às atividades complementares da faculdade; a chamar a atenção em entrevistas de emprego, etc.

O que está esperando para se matricular? Faça como os mais de 160 mil alunos, inscreva-se e enriqueça sua formação com muita qualidade! Esperamos que tenha gostado do tema abordado. Comente e compartilhe com seus amigos, até uma próxima.

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