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Comunicação assertiva: 6 tópicos para favorecer as relações humanas

A comunicação assertiva é a capacidade de se expressar de forma clara, completa e objetiva, unindo a linguagem verbal e corporal para atingir a finalidade almejada por parte do comunicador.

Reduzir conflitos, sanar falhas na produtividade e melhorar as relações interpessoais. Essas são algumas das vantagens de se apropriar de uma comunicação assertiva, uma das práticas mais requisitadas do mundo corporativo, mas que também é sempre bem-vinda em qualquer âmbito da vida social. Saber a forma, o tempo e para quem se comunicar pode parecer uma missão complicada, porém, quando se busca as ferramentas certas para aprender o passo a passo, os objetivos ficam mais fáceis de serem alcançados.

Apostar em um curso de comunicação assertiva está entre as ideias de qualificação nesse sentido, principalmente quando se trata de um curso online, mais prático, econômico e eficiente nos dias de hoje. Aqui no Educamundo temos o excelente Curso Online Comunicação Assertiva‍, elaborado por um setor pedagógico dedicado e que oferece conteúdos bem diversificados e amplos.

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E para que você fique por dentro do tema, sobretudo dos benefícios de um curso para melhorar a comunicação, preparamos este artigo. Acompanhe-o até o final e tire suas dúvidas.

Comunicação Assertiva: transformando as relações

Para começar, precisamos debater sobre o que é comunicação assertiva. Bom, não há segredos. Como o próprio nome indica, é um tipo de comunicação que tende a ser eficiente, ou seja, que consegue atingir o público e o objetivo que se tem de forma certeira. Todavia, há um detalhe que não pode ser ignorado ao praticar esse método: o bom comunicador, além de emitir suas informações, possui facilidade de ouvir os outros.

Isto é, não basta promover uma comunicação efetiva. É preciso também dar voz àqueles que participam da conversa, reunião, dinâmica, etc. Compreender e dar valor às opiniões dos interlocutores é primordial para atingir a chamada assertividade. Ao fazer isso diversos setores do relacionamento interpessoal começarão a tomar formas diferenciadas.

Um grupo de funcionários, por exemplo, apresentará muito mais motivação, vontade de lutar pelos mesmos objetivos, coerência na criação de projetos e ideias, facilidade de se relacionar e também de aceitar os colegas, enfim. Com uma equipe bem resolvida, os resultados prósperos ficarão muito mais próximos. A comunicação assertiva assumirá o papel de esclarecer dúvidas, ouvir opiniões, administrar conflitos, agregar ideias, estabelecer conexões, afinidades, interesses, entre muitos outros.

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Poder da escuta ativa

Entre as habilidades de quem promove uma comunicação assertiva está a de saber ouvir o outro. Estar sempre aberto para escutar e tentar, ao máximo compreender o que o colega está relatando ou pedindo, é uma maneira de apertar ainda mais os laços entre você e as demais pessoas.

Essa competência recebe inúmeros nomes, tais como escuta ativa, compassiva ou empática, e é fidelizada por inúmeros especialistas em psicologia, pedagogia e medicina. Ela é muito conhecida no âmbito infantil, pois as crianças têm certa dificuldade em serem ouvidas atentamente pelos adultos que as cercam. Quando os pais assumem a escuta ativa, têm a missão de parar o que estão fazendo e até mesmo de ficar na altura delas. Essa atitude demonstra respeito pelo que o outro está dizendo e que você realmente está interessado naquilo.

Dicas para ter uma comunicação assertiva:

  1. Pense antes de falar;
  2. Formule frases objetivas e evite enrolar;
  3. Utilize a linguagem corporal;
  4. Treine no espelho;
  5. Cuidado com o duplo sentido nas mensagens;
  6. Busque usar a linguagem empregada naquele meio;
  7. Evite falar demais;
  8. Trabalhe a dicção;
  9. Fale pausadamente.

Consequentemente, quem é escutado ativamente se sentirá muito mais valorizado e especial, melhorando sua auto-estima, motivação, produtividade, criatividade, entre outras qualidades. Por isso que é altamente recomendado utilizar essa técnica nas corporações e instituições acadêmicas. O poder de transformações que a comunicação e escuta recíproca possuem é algo inestimável. Que tal explorar um pouco mais deste conceito para aplicar na prática? Cursos online com certificado podem exibir um panorama completo. Aposte neles para crescer na carreira.

Origens do treino assertivo

A qualidade das relações interpessoais é tão importante, que até mesmo a psicoterapia estuda seus princípios e benefícios para o desenvolvimento e a saúde humana. Uma das bases criadas para analisar a assertividade desses relacionamentos, é o chamado treino assertivo, criado no fim da década de 40 e que ganhou força em 1970. Essa conceituação é extremamente importante para quem estuda a comunicação assertiva a fundo e por isso é muito abordada em cursos online.

Sabendo o que é comunicação assertiva, fica mais claro imaginar do que trata este treino. Basicamente, ele consiste em uma metodologia terapêutica para incentivar e desinibir comportamentos que agreguem beneficamente as relações interpessoais. O principal responsável por desenvolver esse método foi Andrew Salter, considerado o pai da terapia cognitiva comportamental. Segundo ele, a falta de assertividade nas relações levava os indivíduos a algumas reações prejudiciais como a timidez excessiva, inibição de sentimentos e dificuldades para se adaptar.

Originalmente, o treino assertivo foi criado para ser usado em terapias individuais. Depois, após estudos, foi estendido para atendimentos em grupo, mas ainda no contexto terapêutico, auxiliando pessoas com transtornos psiquiátricos ou vícios. E foi na década de 70 que a prática se tornou ainda mais popular, sendo oferecida para ciências não clínicas, como empresariais, marketing e educação.

A partir desses estudos, pode-se perceber que a assertividade é algo que pode ser construído em cada indivíduo, pois não se trata de um traço da personalidade. Quando o treino assertivo é colocado em prática, pressupõe-se o desenvolvimento da monitoria das perspectivas que surgem entre quem emite e quem recebe informação e também da flexibilidade para com o outro. São duas características fundamentais para qualquer pessoa que deseje ter um convívio saudável com todos ao redor.

Vale saber que esse treinamento está super destrinchado em nosso curso online comunicação assertiva. Profissionais de recursos humanos, psicologia, assistência social, pedagogia, entre outros, podem se aprimorar quanto a este assunto para promover modificações na forma como trabalham. Este é seu caso? Então, não deixe de experimentar cursos a distância com esse enfoque.

Estratégias de comunicação falada e escrita

Precisamos nos comunicar diversas vezes ao dia. Seja pessoalmente, por telefone, por e-mail ou qualquer outro meio, emitimos mensagens e expressamos ideias e sentimentos. Quando se trata de um ambiente profissional, a comunicação falada e escrita também se faz altamente necessária, mas não pode ser realizada de qualquer maneira. Por conta disso, que um curso para melhorar a comunicação, seja ela de qualquer espécie, pode ser a melhor pedida.

Para quem não sabe, existe uma lista de estratégias que deve ser bem estudada por profissionais de ramos variados conhecida como os 7 Cs. Muito abordada em qualquer curso de comunicação assertiva estruturado, essa relação de técnicas é super requisitada por setores de RH e coaching. Com ela, segundo profissionais da área, você consegue evitar uma série de erros e verdadeiros desastres passíveis de acontecer em qualquer corporação.

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7 Cs da comunicação assertiva

A comunicação oral e escrita assertiva deve, preferencialmente, seguir os 7 Cs. Veja abaixo quais são eles e continue seu aperfeiçoamento em nosso curso online.

1. Clara

Sua mensagem precisa chegar ao receptor da forma mais inteligível possível, caso contrário, ele terá dúvidas e você precisará repeti-la. Para falar ou escrever claramente, procure ter calma para organizar as ideias e elencá-las de forma que não se misturem, ou seja, dê uma informação de cada vez para que seu ouvinte não fique confuso. Evite também utilizar duplo sentido e dar “voltas” para dizer o que quer.

2. Concisa

Frases longas geralmente não chamam a atenção do público e têm mais chance de não serem entendidas. Diminua as frases e as ideias expostas nelas. Não estamos dizendo para você ser grosseiro ou lacônico, mas sim para dizer o necessário para a mensagem ser transmitida com sucesso. Quando for escrever um e-mail, por exemplo, faça uma revisão antes de enviar para saber se não há informações excessivas.

3. Concreta

Criar um texto concreto significa dizer tudo o que precisa sem precisar exagerar na quantidade de informações. Ou seja, é o famoso “direto e reto”, que consiste em uma mensagem precisa, com todas as ideias pertinentes e que não dá margem para dúvidas.

4. Correta

Para cada situação, há um tipo de comunicação mais adequado. Preste atenção à linguagem utilizada, às gírias e vícios linguísticos, ao tom de voz, entre outros quesitos essenciais para seu tipo de público. Sua audiência pede que tipo de comunicação, formal ou informal? Pense nisso. Além disso, é preciso estar com conhecimentos gramaticais e ortográficos em dia para não fazer feio.

5. Coerente

Quando dizemos que a comunicação assertiva não pode ser feita de qualquer jeito, é porque, entre outras coisas, no meio do caminho, ela pode perder totalmente seu sentido. Isso é falta de coerência em uma informação que será passada. Para que sua mensagem seja coerente, estruture seu texto, discurso, aula, ideia, etc, do começo ao fim, seguindo uma ordem lógica, isto é, com começo, meio e fim.

6. Completa

Uma comunicação eficiente só se dá quando há a informação explícita para o receptor entender do começo ao fim. Se estiver faltando dados importantes, com certeza surgirão dúvidas, o trabalho não será realizado da forma que é esperada, ambas as partes terão problemas posteriores. Portanto, verifique se você está escrevendo ou falando todos os elementos realmente necessários.

7. Cortês

Ser direto e objetivo não significa ser seco ou grosseiro. Criar empatia durante a comunicação é primordial para que ela seja assertiva. O ouvinte ou leitor se sentirá muito mais à vontade, bem acolhido e com motivação para entender a mensagem quando ela se inicia de forma gentil e amistosa. Além disso, é imprescindível demonstrar-se acessível e sincero para os receptores.

Viu quantas dicas interessantes para você seguir em sua vida profissional, acadêmica ou pessoal? Potencialize esses conhecimentos em um curso online que aborde o que é comunicação assertiva e como ela pode ser empregada em diversos segmentos. Vale saber que aqui no Educamundo também temos outros cursos a distância dessa área, como o Curso Online Comunicação Empresarial‍ e até mesmo o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical‍, excelente ideia para quem quer aprimorar seus conhecimentos quanto à língua portuguesa.

Linguagem Corporal

Outro conceito presente em nosso curso online comunicação assertiva é o da linguagem corporal. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas a comunicação não-verbal também pode auxiliar muito a agilizar processos dentro de qualquer empresa ou outro ambiente hierarquizado e com sistemas complexos. 

Uma verdade que pode ser provada ao longos dos tempos é que o "corpo fala", tornando essa linguagem uma verdadeira ciência. Por meio de expressões e gestos conseguimos enfatizar algo que estamos falando, agregar mais valor ao conteúdo ou até mesmo substituir as próprias palavras. Apesar do lado bom, é preciso frisar que um movimento a mais ou a menos pode colocar a credibilidade de sua comunicação por água abaixo. Podemos exaltar nossa posição de poder, deixando escapar possível arrogância, ou ainda contradizer o que estamos dizendo, causando a maior saia justa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal, a habilidade de se comunicar sem palavras pode ser construída em qualquer indivíduo e, para isso, existem certas dicas que podem ser seguidas. Veja só:

  • Mantenha contato visual na dose certa: nem muito fixo, nem desleixado demais.
  • Evite de cruzar os braços para não causar interpretações erradas de outras pessoas.
  • Não fale muito próximo das pessoas, mantenha certa distância para dar o espaço necessário aos receptores.
  • Tocar excessivamente nas pessoas pode constranger e incomodar, evite.
  • Movimentos de nervosismo não passam boas impressões. Exemplos: bater os dedos, olhar para cima, apertando as mãos, etc.
  • Ampliar movimentos pode mostrar que estamos nervosos e queremos agir de modo persuasivo, deixando a mensagem negativa.
  • Sorrir durante uma palestra ou reunião ajuda a conquistar empatia, mas cuidado para não soar falso ou efusivo demais.

Seguindos esse passo a passo você conseguirá chamar a atenção de seus interlocutores bem além da comunicação verbal. Mais dicas essenciais a respeito deste tópico você encontra em um curso para melhorar a comunicação abrangente e rico como o que oferecemos aqui no portal, vale a pena conhecer. 

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Você pode ver que a comunicação assertiva possui características diversas e precisa ser compreendida detalhadamente para ser bem aplicada. Não dá para negar que conhecer mais sobre essa prática pode elevar o nível profissional de qualquer pessoa. Ainda, se for aprendida em cursos online com certificado, ajudará a comprovar seguramente todos os saberes absorvidos. Se nosso curso de comunicação assertiva sua escolha para seus próximos estudos, saiba que você ampliará suas chances de passar em concursos públicos, de conseguir a tão sonhada promoção ou vaga de emprego.

Aprenda mais!

  • A importância da comunicação assertiva no trabalho: A comunicação assertiva no trabalho pode evitar conflitos e influenciar positivamente a equipe, um bom lider deve expor suas ideias de forma objetiva e clara para que todos os colaboradores entendam exatamente a mensagem e não existam dúvidas.
  • Exemplo de mensagem assertiva: Sem assertividade: O trabalho entregue está errado, refaça tudo! Com assertividade: Eu estou contente com o trabalho entregue, está muito bom, apenas alguns detalhes a serem alterados.

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