Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como funciona o FIES?

FIES-2

Programa criado pelo Governo Federal, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um projeto de auxílio a estudantes que já financiou milhares de diplomas pelo país. 

O programa foi instituído em 1999 e de lá pra cá já passou por inúmeras mudanças. Tais alterações resultaram em um cenário de dúvidas para os estudantes interessados.

Para esclarecê-las, a equipe do Educamundo criou este tira dúvidas, explicando os principais pontos do novo FIES para te ajudar a entender tudo sobre o procedimento de acesso ao ensino superior.

##lista_curso##

Afinal, como funciona o FIES?

O Fies é um financiamento governamental em que o estudante busca o Governo para que este pague as mensalidades do curso superior e após o fim do curso, aquele retorna o valor em parcelas mensais.

Para participar é preciso ser aprovado em uma seleção. 

Sendo selecionado, o estudante assinará um contrato que será dividido em três momentos distintos, são eles:

  • Período durante o curso

  • Carência 

  • Amortização

Fies durante o curso

Durante o curso, o aluno optante pelo financiamento vai estudar normalmente, mas não pagará o valor cheio da mensalidade. Este ficará responsável apenas por um valor referente ao custo operacional. Tal montante costuma ser baixo e cobrado em períodos distintos conforme firmado em contrato.

Período de carência

Para contratos assinados antes de 2018 existiam cláusulas que tratavam do período de carência, ou seja, aquele estudante optante do financiamento tinha 18 meses de carência para começar a pagar a primeira mensalidade.

Após 2018, qualquer contrato de FIES assinado não dispõem mais deste período, iniciando a amortização logo após a conclusão do curso.

Ou seja, hoje, finalizando o curso, os estudantes optantes do financiamento com contratos assinados após 2018 já começam a pagar as mensalidades.

Amortização

Na amortização começa o pagamento e daí, dois cenários são possíveis.

O primeiro deles é que, se possuir renda, seja pela abertura de uma empresa, seja pela aquisição de um emprego, após o primeiro mês da conclusão do curso o estudante já começa a pagar o financiamento através de desconto das parcelas direto da fonte de renda do estudante. O valor de cada parcela será definido de acordo com um cálculo previsto pelo governo.

Num segundo cenário, não possuindo renda, o financiamento será pago através de prestações mínimas mensais.

##lista_vantagens##

Desenvolva seus conhecimentos com o Educamundo

Como visto, o Fies é uma forma de ingresso nas instituições privadas do país que democratiza o acesso ao ensino superior. Entretanto, além de um curso de graduação ou pós, para ser um profissional capacitado e pronto para os desafios do mercado de trabalho, é preciso ter um conhecimento multidisciplinar, desenvolver as soft skills e manter o aprendizado sempre constante.

Para ajudar com isso, o Educamundo disponibiliza o Pacote Master, ou seja, mais de {quantidade de cursos} cursos online com certificado opcional em mais de 20 áreas do conhecimento para você estudar e aprender investindo pouco, apenas {preco_matricula} ao ano, sem mensalidades.

Conheça nosso catálogo de cursos online, matricule-se no portal e prepare-se para enfrentar todos os desafios que o mercado de trabalho pode lhe apresentar.

Até a próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.