Entender como funciona o ENEM é uma estratégia fundamental para se dar bem na prova, uma vez que você compreende o que o examinador irá exigir.
Por isso, é fundamental ler os editais e compreender as regras lá existentes.
Mas como nem todo mundo tem tempo ou disposição para fazer a leitura, organizamos algumas informações úteis para você entender como funciona a prova, o TRI, as notas e muito mais.
Acompanhe a leitura.
Afinal de contas, como funciona o ENEM?
Lançado oficialmente em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como o próprio nome já diz, surgiu para avaliar os estudantes do ensino médio no Brasil.
Entretanto, com o passar dos anos, ganhou importância e notoriedade ao ser utilizado como avaliação para que alunos do ensino médio conquistem sua vaga no ensino superior, seja em universidades públicas ou instituições de ensino privado, por meio do FIES e do PROUNI.
Tal prova é dividida em quatro áreas do conhecimento humano (mais a redação) e está organizada de maneira que todos esses conhecimentos sejam avaliados de uma só vez.
Obtendo uma boa nota, o estudante tem grandes chances de conseguir sua vaga no ensino superior.
##lista_curso##
Como é a prova do ENEM e como funciona a pontuação do ENEM?
Entender a prova e como funciona a pontuação do ENEM pode ser fundamental para a elaboração da sua estratégia de estudos.
Com essas informações, você pode focar naquilo que é mais importante ou que você tem maiores dificuldades.
Veja como a prova funciona.
Como informado, o ENEM é dividido em quatro áreas distintas:
Ciências humanas e suas tecnologias;
Ciências da natureza e suas tecnologias;
Linguagens códigos e suas tecnologias;
Matemática e suas tecnologias.
Cada área é organizada em uma prova e essa prova tem um valor de 0 a 1000 pontos.
Cada questão tem um valor que vai corresponder ao seu grau de dificuldade.
Ou seja, existem questões de nível fácil, médio e difícil. As fáceis valem menos pontos e as difíceis possuem uma pontuação maior.
A média final é obtida pelo soma e divisão de todas as provas e é esta média que vai garantir a sua vaga no ensino superior. Veja abaixo como somar a nota do ENEM.
##lista_vantagens##
Como somar a nota do ENEM?
Primeiro verifique se a instituição adota o sistema de pesos, se sim, você deve multiplicar a respectiva nota pelo peso que a mesma possui, depois some as cinco notas e divida pela soma dos pesos. Caso não adote esse sistema, basta somar as cinco notas e dividir por cinco.
O que é a teoria da resposta ao item – TRI?
A teoria da resposta ao item – TRI é o sistema utilizado pelo MEC para avaliar os alunos e dar-lhes uma nota de acordo com as questões que acertaram em sua prova.
Ou seja, para uma nota real, o ENEM utiliza um sistema matemático que vai avaliar três fatores:
o nível de entendimento do candidato em cada questão;
o grau de dificuldade de cada questão; e
o chute.
Logo, para um aluno tirar uma boa nota no ENEM não basta chutar, ele precisa entender e responder as questões de acordo com os seus conhecimentos.
Entendeu como é a prova do ENEM? Agora que tal estudar por um rico conteúdo sobre o tema?
Aqui no Educamundo, colocamos à sua disposição o Curso Online Preparatório para o ENEM.
Para ter acesso ao seu conteúdo e às melhores dicas de estudo para o ENEM, basta fazer um investimento único de {preco_matricula} ao ano para acessar não só ele, mas todos os mais de 1500 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.
O que está esperando para começar seus estudos com todos esses cursos online? Inscreva-se agora mesmo, qualifique-se com o nosso material e faça uma prova perfeita!
##cadastro_newsletter##