A entrevista de emprego é um dos momentos cruciais para a decisão de um recrutador em relação à contratação de um profissional. É durante a entrevista de emprego que é avaliado o comportamento e também a linguagem corporal do entrevistado.
Um bom currículo é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho. Em algumas profissões, um portfólio bem criado também é tão importante quanto, mas mesmo nelas nada substitui o resumo de sua vida profissional. É com o currículo que você causa a primeira impressão, com suas competências pessoais e também com tudo aquilo que aprendeu durante o tempo em que exerce sua profissão. Os cursos que fez também merecem destaque porque eles são prova de que você está sempre em busca de conhecimento.
Diante desse cenário, cursos online são uma ótima maneira de mostrar isso, devido à sua praticidade. Você pode fazer seus horários e assim encaixar o ensino à distância para aumentar suas qualificações profissionais. Então você não pode deixá-los de fora do seu currículo. Além disso, essa modalidade de curso vem sendo muito aceita no mercado de trabalho, gerando grande reconhecimento àqueles que buscam formação acadêmica e profissional de diversas formas. Por isso, algumas dúvidas podem surgir: como usar os cursos online a seu favor? Como falar dos cursos que fez durante uma entrevista de emprego (ou mesmo de estágio)?
Foi pensando nisso que escrevemos esse nosso artigo que te dá dicas valiosas de como se portar perante o seu entrevistador e mostrar para ele a importância do seu curso online. Esteja sempre preparado para "vender o seu peixe", é hora de colocar em prática sua autonomia como estudante e profissional. Leia nosso post, aprenda e aplique essas diretrizes na próxima vez que for tentar uma vaga no mercado de trabalho.
Escolha sobre quais cursos online falar durante a entrevista
Uma das vantagens em se fazer cursos livres é a facilidade em organizar os estudos dentro do seu horário. Dessa maneira fica muito mais fácil otimizar seu tempo, o que abre possibilidades para que você faça vários. Contudo, você deve ter em mente que quantidade não supera qualidade e por isso precisa sempre escolher bem como dedicar seus estudos, focando em cursos bons e não aqueles rápidos, isso é muito importante para seu papel como estudante. O avaliador do processo seletivo que você participa também pensa assim.
Por isso, não pense em colocar todos os cursos online que você fez durante um longo período no currículo que entregar. Foque em informar somente aqueles que te trarão algum destaque real e positivo no momento da entrevista. Aliás, essa dica vale para quando você for montar seu currículo para qualquer ocasião: pense sempre em quem será a pessoa que lerá aquela mensagem. Quando supomos um receptor específico, somos levados a passar as informações de determinada maneira, então faça o mesmo com seus cursos online e destaque aqueles que farão você ser melhor percebido para o momento em questão.